Associados

 
PPG em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - RJ

Apresentação
O Programa de Pós-graduação visa aprofundar os principais conteúdos da fé cristã, os temas teológicos centrais, a reflexão bíblica, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o potencial reflexivo do aluno em diálogo crítico com as questões suscitadas pela sociedade e pela cultura atual.

Seu escopo principal é formar professores e pesquisadores nas áreas de Teologia Bíblica e de Teologia Sistemático-Pastoral, bem como capacitar, seja para uma atuação de qualidade nos diversos níveis eclesiais, seja para um trabalho qualificado nas Instituições e organismos destinados a formação sacerdotal, de religiosos (as) e de leigos (as) e ainda para atuar no diálogo da fé cristã com a sociedade e com a cultura.

 

Objetivo
O Programa de Pós-graduação em Teologia visa a um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Curso de Graduação, desenvolvendo, de modo especial, a capacidade de pesquisa e o poder criador; seu escopo é também a formação de professores universitários de Teologia.

Este Programa apresenta suficiente flexibilidade para as adaptações indispensáveis às diferenças de indivíduos e de grupos, principalmente no caso de pessoas que se preparam para trabalhos em organismos nacionais ou regionais de pastoral.

 

Histórico
O Departamento de Teologia faz parte do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio sendo erigido pelo estatuto da Universidade em 1967. Atualmente, o Departamento compreende a Pós-Graduação, a Graduação, a Cultura Religiosa e a Teologia a Distância.

Sentindo a necessidade de aprofundar a pesquisa nas áreas Bíblica e Sistemático-Pastoral, em 5 de maio de 1971, o Conselho de Pesquisa da PUC-Rio aprovou a criação do curso de Pós-Graduação em Teologia. A primeira turma de Mestrado iniciou no primeiro semestre de 1972 com duas áreas de concentração: Área Bíblica e Área Sistemático-Pastoral.

Em 20 de maio de 1972, pelo Decreto nº 350/72 a Santa Sé, por meio da Congregação para a Educação Católica erigiu o Departamento de Teologia em Faculdade de Teologia, concedendo-lhe o direito de conferir graus acadêmicos eclesiásticos de Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia.

Em cinco de junho de 1972, o Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade aprovou o curso de Doutorado em Teologia.

Pela Portaria 132/99, de 02 de fevereiro de 1999, o Curso de Mestrado e de Doutorado foi credenciado pela CAPES com conceito 5 (cinco) para o triênio 1998-2000.

 

Saiba mais: www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg

Localização e Contato
 

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Cep: 22451-900
(21) 3527 1001 / teopos@puc-rio.br

voltar

 

últimas notícias da ANPTECRE
 
Receba notícias e artigos do ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião Cadastre seu e-mail...
Rua Ministro de Godoy, 969 (4ª andar, Sala 4E-09) | Perdizes - São Paulo / SP
CEP 05015-001 | Trace sua rota...
© 2015 ANPTECRE - Todos os direitos reservados