Eventos

 
III Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões 22 a 25 de Agosto de 2017 26/04/2017 - Atualizado em 26/04/2017 h

Neste ano de 2017 comemoraremos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa Reforma, que não foi uma, mas muitas, gerando protestantismos de diversos matizes, foi um movimento prenhe de contradições. Os protestantismos ora ajudaram a dar à luz àquelas características que fizeram da modernidade um mundo melhor: liberdade de pensamento e de expressão, pluralismo social, princípios democráticos, crescentes conquistas nos direitos humanos, avanço das ciências e da educação e etc. Ora flertaram ou foram os responsáveis por aquilo que houve de mais obscuro: sectarismo religioso, racismo, capitalismo predatório, individualismo egoísta, materialismo, quietismo e etc.

O III Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões promovido pela Faculdade Unida de Vitória com apoio do Princeton Theological Seminary (PTS) reunirá pesquisadoras e pesquisadores para refletirem sobre diversas áreas do tema geral que nos servirá como guarda-chuva: “500 Anos de Reforma Protestante e o Sul Global”. Assim, não nos interessa apenas uma avaliação daquele movimento religioso, com profundas consequências sociais e políticas, que ocorreu na Europa no século XVI. Interessa-nos, isto sim, a partir da análise mais ampla da história e princípios ligados à Reforma, refletirmos sobre seus desdobramentos no sul global, notadamente na América Latina e África.

Se for verdade que a Reforma teve avanços e retrocessos, aspectos luminosos e obscurantistas, perguntamos: haveria na história da Reforma e de seu desenvolvimento subsequente justificativas suficientes para que os protestantes de hoje se identificassem com teologias comprometidas com os valores da liberdade de pensamento, de uma sociedade pluralista, tolerante, justa e democrática? Não seria a postura política e social progressista um resgate de muitos dos compromissos protestantes ao longo de sua história, sem embargo dos muitos retrocessos, profundas contradições e recuos obscurantistas?

Esperamos por você!

Wanderley Pereira da Rosa
Diretor-Geral – Faculdade Unida de Vitória

 

 

LOCAL DO EVENTO

Sede da Faculdade Unida em Vitória - ES

Informações pelo telefone: 0800 770 2071

- Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161, Bento Ferreira, Vitória - Espirito Santo

 
voltar

 

últimas notícias da ANPTECRE
 
Receba notícias e artigos do ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião Cadastre seu e-mail...
Rua Ministro de Godoy, 969 (4ª andar, Sala 4E-09) | Perdizes - São Paulo / SP
CEP 05015-001 | Trace sua rota...
© 2015 ANPTECRE - Todos os direitos reservados