Últimas Notícias
20/12/2023 Disponibilizado os Anais e versão atualizada do Cadernos de Resumos

Acesse pelos links abaixo as edições digitais ou pelo menu Comunicações

(Clique em 'Ler toda a notícia' à direita)

 

IX Congresso da ANPTECRE
A Religiao na America Latina e Caribe: conceitos, relaçoes e perspectivas

ISSN: 2175-9685

>>> ANAIS DO CONGRESSO DA ANPTECRE - GTs <<<

>>> ANAIS DO CONGRESSO DA ANPTECRE - STs <<<

>>> CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO DA ANPTECRE <<< 2ª Versão - atualizada

Leia toda a notícia
01/11/2023 Encerrado o prazo para envio dos textos completos das comunicações

Foi encerrado no dia 31 de Outubro de 2023, o prazo para envio dos textos completos das comunicações, de GTs e STs. Os coordenadores terão até dia 7 de Novembro de 2023, para avaliarem os textos enviados.

Leia toda a notícia
APRESENTAÇÃO
TEMA E REALIZAÇÃO

A Religião na América Latina e Caribe: conceitos, relações e perspectivas
19 a 21 de setembro de 2023
PUC Campinas - SP
Presencial e Online

PUC Campinas - Campus I
Rua Professor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516
Parque Rural, Fazenda Santa Cândida
Campinas - SP, CEP: 13087-571


Local 1:
Assembleia ordinária:
Sala ‘Flexível Azul’ - Bloco E, Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
Campus I, PUC-Campinas, Rodovia Dom Pedro I, km 136

Acesse o mapa e saiba como chegar
Para definir o destino em aplicativos de transporte ou GPS, busque por 'CCHSA, Bloco E - Faculdade de Direito'


Local 2:
Conferências:

Auditório do Campus I (Anteriormente Auditório Dom Gilberto)

Comunicações:
Campus I

GT's no prédio CT

ST's no prédio H15

Acesse o mapa e saiba como chegar
Para definir o destino em aplicativos de transporte ou GPS, busque por 'Auditório Dom Gilberto - PUC Campinas'

CONTEXTO E MOTIVAÇÃO

 

Ao realizar o seu V Congresso, na cidade de Recife (PE) em setembro de 2013, intitulado “O futuro das religiões no Brasil”, a ANPTECRE assumiu o desafio de pensar o dinamismo das configurações religiosas, mediante seus processos de investigação científica nos respectivos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, da área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia. Naquela ocasião, apresentava-se um quadro em que a religião se manifestava no pluralismo religioso explícito e nas configurações religiosas sem religião, abrindo a possibilidade de novas análises da religião, que não somente se configurassem no âmbito nacional, mas que transcendessem a territorialidade, a despeito de ser o território o locus originário visível para a compreensão dessas realidades religiosas. Nesse sentido, cabe-nos perguntar: como se configura a religião atualmente? O que têm mostrado as análises realizadas em nossos Programas de Pós-graduação stricto sensu da área de Ciências da Religião e Teologia?

A resposta a essas perguntas nos possibilita rememorar o Congresso de Recife, considerando a configuração religiosa paradoxal, marcada por incidências religiosas em diversos âmbitos. Essas incidências não têm sido lapsos da história, mas propriamente história, trazendo à tona novas formas religiosas que produzem novas formas de convívio social, que por vezes aparecem como princípios para a configuração política, que mantêm uma relação dialética com a cultura, inclusive se constituindo como cultura e propiciam um processo formativo do ser humano. Por isso, a configuração religiosa na contemporaneidade possui caráter paradoxal, de modo que a secularização moderna ou pós-moderna – concebida tanto como o diferente do que é propriamente religioso quanto como a “outra face” da religião – é um status spiritualis que possibilita à religião configurar-se como tal em suas relações com a política, a sociedade, a cultura, a arte e a educação. Assim sendo, a religião incide na política e a política se utiliza do religioso para configurar-se no âmbito social e até mesmo nas relações de poder. Ao se situar socialmente, a religião incide nas relações sociais, mediante princípios morais, posições éticas e suscitação de movimentos espirituais que configuram posturas no convívio social. Nesse convívio subjaz a cultura, que é concebida como totalidade dos produtos humanos, manifestando-se dialeticamente como material e espiritual, universal e particular, regional e local, englobando elementos que constituem os seres humanos em sua produção cultural. Nesse sentido, a religião não apenas possibilitou a emergência do homo religiosus como também apresentou-se como cultura, seja no âmbito das estruturas arcaicas seja no das estruturas complexas. Por isso, tornou-se possível afirmar acima a religião como cultura ou emitir à cultura um caráter propriamente religioso. E se em toda a cultura existe um direcionamento ao convívio social, logo a educação é uma dimensão da sociedade e do próprio ser humano, imprescindível à existência humana. Na configuração cultural da religião e na configuração religiosa da cultura se encontra a arte, cuja diversidade de expressão manifesta as várias formas pelas quais a arte evoca a religião e se mostra como religiosa, especialmente por propiciar a experiência de elevação do humanum e também, propriamente, do encontro do humanum com o sacro.

A despeito das relações que a religião realiza em seu desenvolvimento, há de considerar que sua conceituação não é unívoca e nem há uniformidade em suas manifestações. Por isso, o conceito de religião é diversificado, referindo-se às experiências das grandes instituições religiosas, de movimentos religiosos autônomos, de grupos específicos e de personalidades singulares. Essas experiências contêm gestos, palavras verbais, objetos, ritos, dos quais emergem linguagens e símbolos que articulam materialidade – hylética – e significação – noética –, e apontam formas diversas de religião e de religiosidade. Ao constatar a diversidade religiosa, o termo religião adquire caráter de singularidade em sua condição de experiência religiosa e pluralidade à medida que se efetiva nas religiões.

As religiões possuem loci próprios de sua manifestação e apresentação como experiência religiosa, o que torna possível visualizar, na análise da religião, a experiência religiosa contextual, ainda que o contexto reflita formas relacionais de constituição da religião. Nesse sentido, cabe o contexto latino-americano e caribenho da religião, apropriado em sua dialética de particularidade e universalidade, em que se visibilizam tanto as religiões dos povos originários quanto as de povos imigrantes, com suas marcas sincréticas, interculturais, e construtoras de mundos, mas também se visualiza uma história marcada pelo binômio de opressão e libertação, em que se constatam extratos de etnocídio e genocídio, e também de movimentos de libertação, pelos quais emergiram utopias significativas para a construção de estruturas de justiças, fraternidade e paz.

No âmbito da Teologia e das Ciências da Religião, a análise da religião ou das religiões na América Latina e Caribe remete epistemologicamente ao movimento da multidisciplinaridade, que permite que o objeto religião, em todas as suas dimensões, seja colocado para investigação e estudo em diálogo com outras ciências, promovendo, especialmente, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Ao dialogar com outras ciências, especialmente a Filosofia, a História, a Antropologia, a Psicologia, a Ciência Política, as Ciências das Linguagens e as Ciências Naturais, a Teologia e as Ciências da Religião se constituem em racionalidades científicas abertas, denotativas de rigor epistêmico e metódico, e abertura hermenêutica à busca de novidades sobre a vida religiosa, em suas diversas formas, na América Latina e Caribe.

EMENTA, OBJETIVOS E PÚBLICO

 

Ementa: Reflete os conceitos de religião na América Latina e Caribe, a necessidade de conceituações que atendam à pluralidade e ao dinamismo, suas relações com a política, a cultura, a arte, a sociedade e a educação, e são apontadas perspectivas à luz das reflexões teórico-metodológicas das Ciências da Religião e Teologia.

 

Objetivos:

1. Analisar a conceituação epistemológica de religião no contexto latino-americano e caribenho.

2. Analisar as relações da religião: sociedade, cultura, arte, política e educação.

3. Analisar as prospectivas da religião na América Latina e Caribe.

4. Debater teorias da religião a partir da produção dos Programas de Ciências da Religião e Teologia.

 

Público-alvo:
Estudantes e Docentes dos PPGs da área de Ciências da Religião e Teologia, Público em Geral.

 

COMISSÕES

Comissão Organizadora:

Dr. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (PUC-Campinas) - Presidente

Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva (PUC-Campinas)

Dr. Breno Martins de Campos (PUC-Campinas)

Dra. Ceci M.B.C. Mariani (PUC-Campinas)

Dr. David Mesquiati de Oliveira (FUV)

Dr. Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas) Dra. Fernanda Lemos (UFPB)

Dra. Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio) Dr. Jefferson Zefferino (PUC-Campinas)

Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes (PUC-Campinas)

Dr. Marinilson Barbosa da Silva (UFPB)

Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira (PUC-Campinas)

Dr. Renato Kirchner (PUC-Campinas)

 

Comissão Científica:

Dr. Alex Villas Boas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Dra. Angela Ales Bello (Pontifícia Università Lateranense)

Dr. David Mesquiati de Oliveira (Faculdade Unidas de Vitória)

Dr. Douglas Ferreira Barros (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Dra. Dilaine Sampaio (Universidade Federal da Paraíba)

Dra. Fernanda Henriques (Universidade de Évora)

Dr. Frederico Pieper Pires (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Dr. Iuri Andréas Reblin (Escola Superior de Teologia)

Dr. Luis Carlos Susin (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Dr. Manoel Ribeiro de Moraes Júnior (Universidade Estadual do Pará)

Dra. Maria Clara Bingemer (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Dr. Matthias Grenzer (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Dr. Miguel Gonzales (Universidad Católica del Chile)

Dr. Ney de Souza (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Dr. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Dr. Pedro Fernández Castelao (Universidad Pontifícia Comillas)

Dr. Rudolf Von Sinner (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Dr. Sinivaldo Silva Tavares (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia)

 

Comissão Editorial:

Dr. Breno Martins de Campos (PUC-Campinas)

Dra. Ceci M.B.C. Mariani (PUC-Campinas)

Dr. Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)

Me. Felipe de Queiroz Souto (UFJF)

Dr. Luis Gabriel Provinciatto (PUC-Campinas)

Dr. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (PUC-Campinas)

Dr. Renato Kirchner (PUC-Campinas)

 

Comissão de Gestão Operacional e de Atendimento:

Tiago Lopes Parreiras (Seth - Evento Dinâmico)

Paulo Vinícus Faria Pereira (Seth - PUC Minas)

Kathleen Vieira (Seth - PUC-PR)

GUIA TURÍSTICO CULTURAL

Campinas, localizada no estado de São Paulo, é uma cidade próspera e dinâmica que encanta moradores e visitantes com sua história rica, infraestrutura moderna e qualidade de vida excepcional. Campinas é um importante centro econômico, educacional, tecnológico e cultural do país.

Confira no link abaixo, mais informações sobre a cidade sede do 9º Congresso Anptecre:

e-book Guia turístico cultural de campinas

RESTAURANTES OFICIAIS

Restaurante Palatus
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 304 - Dom Geraldo
10% de Desconto (Dinheiro, Débito ou Crédito)
www.instagram.com/restaurantepalatus

Restaurante Dom Pedrinho
Rua João Vedovello, 10 - Fazenda Santa Cândida
Pratos promocionais a partir de R$ 23,90
www.instagram.com/dompedrinhobarerestaurante

Para obtenção do benefício e desconto, é preciso apresentar o crachá do evento.

PROGRAMAÇÃO
PRESENCIAL E ONLINE

Clique nas datas abaixo e confira a programação de cada dia:

Evento Presencial e Online, acessível somente para pessoas inscritas no Congresso.

18 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

Assembleia ordinária da ANPTECRE

8h30 às 16h30
SOMENTE PRESENCIAL

Local:
Sala ‘Flexível Azul’
Bloco E, Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
Campus I, PUC-Campinas, Rodovia Dom Pedro I, km 136

Acesse o mapa e saiba como chegar
Para definir o destino em aplicativos de transporte ou GPS, busque por 'CCHSA, Bloco E - Faculdade de Direito'


- Presença (I): Conselho Diretor da ANPTECRE

- Presença (II) Conselho Fiscal da ANPTECRE

- Presença (III): Conselho Científico da ANPTECRE

- Presença (IV): Coordenador dos PPGs sócios da ANPTECRE

- Presença (V): Coordenação da área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia

- Presença (VI): Palestrantes e outros docentes dos Programas pertencentes a ANPTECRE.

19 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)

Local: Campus I, Auditório:

7h30: Início do credenciamento presencial

8h: Apresentação artística

8h15: Abertura:
Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
Presidência do Conselho Diretor da ANPTECRE,
Coordenação da área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia,
Coordenação Geral da Comissão Organizadora.


8h45:
Conferência: Análise Epistemológica do conceito de Religião:
Conferencista: Dr. Frederico Pieper Pires: PPGCR – UFJF
Debatedor: Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira: PPGCR – PUC-Campinas
Coordenação: Dr. Douglas Ferreira Barros: PPGCR – PUC-Campinas

 

10h15: Intervalo

 

10h30: Mesas temáticas:

MESA 1: Religião e Arte
Local: Auditório
Coordenação: Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho: PPGCR – PUC-Goiás

A)  Religião popular, Espiritualidade da Libertação e anseio de justiça na arte de Violeta Parra:

Palestrante: Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani: PPGCR – PUC-Campinas

B) Percepções sobre a canção popular na América Latina e no Caribe: identidades e esperanças

Palestrante: Dr. Arnaldo Érico Huff Júnior: PPGCR – UFJF

C) A religiosidade em Milton Nascimento: música e religião num artista mundial.

Palestrante: Dr. Glaucio José Couri Machado: PPGCR – UFS

 

MESA 2: Religião e Sociedade
Local: Sala 800
Coordenação: Dra. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões: PPGCR - UFJF

A) A história do cristianismo e os direitos humanos

Palestrante: Dr. Luís Corrêa Lima: PPGT – PUC-Rio

B) Liberdade de religião e de consciência na América Latina: conceitos e práticas

Palestrante: Dr. Gilbraz de Souza Aragão: PPGCR – UNICAP

 

MESA 3: Religião e Epistemologia
Local: Sala 900
Coordenação:  Márcio Capelli Aló Lopes: PPGCR – PUC-Campinas

A) Entre o sagrado e o santo: aspectos contextuais fundantes das especificidades da área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil

Conferencista: Dr. Jung Mo Sung: PPGCR – UMESP

Antecedentes e remanescentes filosóficos na origem da Ciência da Religião

Palestrante: Dr. Vitor Chaves de Souza: PPGCR – UFPB

 

12h30: Almoço

14h: Comunicações: GTs e STs:
Local: Campus I
GTs: Prédio CT-A
STs: Prédio H-15


18h:
Apresentação artística:
Local: Auditório
Somente presencial

19h30: Reunião da Coordenação de Área e da ANPTECRE com o Fórum de Editores
Local: Campus I, Prédio CT-A
Sala: 103
Presencial e Online

19h30:  Reunião da Coordenação de Área e da ANPTECRE com o Fórum dos Programas Profissionais
Local: Campus I, Prédio CT-A
Sala: 104
Presencial e Online

20 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

Local: Campus I, Auditório:

7h30: Credenciamento presencial
(Somente para quem ainda não se credenciou no primeiro dia)

8h: Mesas temáticas:
Local: Salas CT, Escola Politécnica

MESA 4: Religião e Educação:
Local: Sala 800
Coordenação: Clélia Peretti: PPGT – PUC-PR

A) Teologia e Ciências da Religião: interseções com a educação e sua práxis na América Latina

Palestrante: Dr. Neilson Xavier de Brito: PPGT – FABAPAR

B) Educação eclesiástica: uma dimensão da produção do mestrado profissional em teologia.

Palestrante: Jacqueline Ziroldo Dolghie: PPGT – FTSA 

 

MESA 5: Religião e Cultura
Local: Sala 900
Coordenação: Dra. Fernanda Lemos: PPGCR - UFPB

A) “Recolhei os fragmentos”: uma abordagem teo-gastro-nômica da função religiosa

Palestrante: Dr. Francys Silvestrini Adão: PPGT – FAJE

B) Religião e Música Pop.

Palestrante: Dr. Iuri Andreas Reblin: PPGT – Mestrado Profissional – EST

 

MESA 6: Religião e Epistemologia
Local: Auditório
Coordenação: Sandra Duarte de Souza: PPGCR - UMESP

A) Ontologias e dinâmicas religiosas na Amazônia Paraense

Palestrante: Manoel Moraes: PPGCR – UEPA

B) A Bíblia respeita a liberdade de religião? Texto, contexto e interpretação

Palestrante: Cláudio Vianney Malzoni (PPGT – UNICAP)

 

9h45: Intervalo

 

Local: Campus I, Auditório
10h: Apresentação Artística


10h15:
Conferência: Mapeamento da Religião na América Latina e Caribe

Coordenação: Dr. Erico João Hammes – PPGT – PUC-PR

Conferencista: Dr. Gustavo Morello: Boston College (online)

Debatedora: Dra. Dilaine Sampaio: PPGCR – UFPB (online)

12h: Lançamento de livros
Confira as salas e programação dos lançamentos dos Livros
Somente presencial


13h:
Almoço


14h:
Comunicações: GTs e STs:

Local: Campus I

GTs: Prédio CT-A
STs: Prédio H-15

Confira as salas de cada GT e ST na programação das comunicações


18h: Palestra: Área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia.
Local: Campus I, Auditório

Palestrantes:
Dr. Abimar de Oliveira Moraes CAPES/PUC-Rio
Dr. Iuri Andreas Reblin: CAPES/EST


19:30:
Confraternização
Somente presencial

21 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)

Local: Campus I, Auditório:

7h30: Credenciamento presencial
(Somente para quem ainda não se credenciou no primeiro dia)

8h: Apresentação artística

8h30: Conferência: Religiões Ameríndias e Afro-americanas

Coordenação: Dr. Marinilson Barbosa da Silva: PPGCR – Universidade Federal da Paraíba

Conferencistas: Dra. Cândida Graciela Chamorro Arguelo: Universidade Federal da Grande Dourados (MT) (online)

Dra. Cláudia Regina Alexandre: PPGCR – PUC-SP

 

10h: Intervalo

 

10h30: Mesas temáticas:
 

MESA 7: Religião e Política – Religião e Contexto
Local: Sala 900
Coordenação: Claudete Beise Urich

A) A bipolarização do povo: nacionalismo, revolução e crença na matriz da Guerra Fria

Palestrante: Eduardo Gusmão de Quadros: PPGCR – PUC-Goiás

B) O Budismo na América Latina e Caribe

Palestrante: Frank Usarski: PPGCR – PUC-SP

  

MESA 8: Religião e Cultura
Local: Sala Flexível (Bloco E – CCHSA )
Coordenação: Dra. Francilaide de Queiroz Ronsi: PPGT – PUC-Rio

A) Espiritualidades, pentecostalismos e questões indígenas

Conferencista: David Mesquiati de Oliveira (PPGCR - FUV)

B) Religião vivida

Conferencista: Júlio Adam: PPGT – EST

 

MESA 9: Religião e Sociedade:
Local: Sala 800
Coordenação: Carolina Bezerra de Souza

A) Religião e transformação social na América Central e Caribe

Palestrante: Wellington Teodoro da Silva: PPGCR – PUC-Minas

B) Religião e Comunicação

Palestrante: Edélcio Serafim Ottaviani: PPGT – PUC-SP

 

MESA 10: Religião e Epistemologia
Local: Auditório
Coordenação: Dr. Geraldo Luiz De Mori: PPGT - FAJE

A) Teologia da Libertação como Teologia Fundamental: elementos para uma atualização.

Palestrante: Luis Carlos Susin: PPGT – PUC-RS

B) As imagens e conceitos sobre a religião dos povos originários: do colonial ao decolonial

Palestrante: Márcio Luiz Fernandes (PPGT – PUC-PR)

12h30: Almoço

14h: Comunicações:

Local: Campus I
GTs: Prédio CT-A
STs: Prédio H-15

Confira as salas de cada GT e ST na programação das comunicações


17h30:
Mesa de Encerramento do Congresso:
Conselhos Diretor, Fiscal e Científico da ANPTECRE e Coordenação da Área 44 da CAPES, Ciências da Religião, Teologia e Comissão Organizadora
Local: Campus I, Auditório

LANÇAMENTO DE LIVROS

Local:
1. Auditório

1.1. Nome do organizador: Claudio de Oliveira Ribeiro

Título do livro:  Horizongtes Plurais: espiritualidades, pluralidades e diálogos.

Editora e cidade: Pluralidade/Recriar: São Paulo

Nome de quem fará o lançamento: Claudio Ribeiro, Gilbraz Aragão, Roberlei Panasiewicz e Cecília Simões.

 

1.2 Nome dos organizadores: Erico João Hammes; Tiago de Fraga Gomes 

Título do livro: Religião e Teologia entre o Estado e a Política: uma abordagem interdisciplinar

Editora e cidade: Fundação Fênix

 

1.3. Nome da autora: Fernanda Lemos

Título do livro: 10 Lições sobre Beauvoir

Editora e cidade: Editora Vozes, Petrópolis

Nome de quem fará o lançamento: Fernanda Lemos

 

1.4. Nome do autor: Dilip Loundo

Título do livro: Razão com Sabor de Mel: Ensaios de Filosofia Indiana

Editora e cidade: Editora PHI, Campinas  

Nome de quem fará o lançamento: Dilip Loundo; Antonio Florentino Neto (editor) 

 

1.5. Nome do autor: Dilip Loundo

Título do livro: A Praia dos Mundos Sem-Fim: Brasil, Índia e a Poética do Encontro.

Editora e cidade: Editora PHI, Campinas  

Nome de quem fará o lançamento: Dilip Loundo; Antonio Florentino Neto (editor)

 

1.6. Nome dos organizadores: Tiago de Fraga Gomes; Bernhard Grümme; Aline Amaro da Silva

Título do livro: Justiça e Paz: desafios teológicos - Festschrift em homenagem ao professor Erico João Hammes

Editora: Fundação Fênix

 

1.7. Nome do autor: Luís Gabriel Provinciatto

Título do livro: Fenomenologia e Teologia em Heidegger

Editora e cidade: Ideias & Letras, Aparecida

Nome de quem fará o lançamento: Luís Gabriel Provinciatto 

 

1.8. Nome do autor: Maurílio Ribeiro da Silva

Título do livro: Ciência da Religião - Contexto e Pressupostos

Editora e cidade: Editora PUC Minas, Belo Horizonte

Nome de quem fará o lançamento: Maurílio Ribeiro da Silva


 

Local:
2.  Sala 800:

2.1. Nomes dos autores: Carlos Caldas; Jaqueline Ziroldo

Título do livro: Quem são os evangélicos (vol.1) 

Editora e cidade: Saber Criativo, São Paulo 

Nome de quem fará o lançamento: Carlos Caldas; Jaqueline Ziroldo

 

2.2. Nome dos autores: Ivenise Santinon; Lucy Mariotti; Edelcio Ottaviani

Título do livro: Discipulado de Iguais (série: Igreja em missão) 

Editora e cidade: Saber Criativo, São Paulo 

Nome de quem fará o lançamento: Ivenise Santinon 

 

2.3. Nome do autor: Luiz Sleutjes

Título do livro: Ecologia Integral (série: Igreja em missão)

Editora e cidade: Saber Criativo

Nome de quem fará o lançamento: Luiz A. Sleutjes

 

2.4. Nome do autor: Rede Lúmen de Catequese

Título do livro: Itinerário Formativo de Iniciação à Vida Cristã: estudo e prática com catequistas e lideranças

Editora e cidade: Edições CNBB, Brasília

Nome de quem fará o lançamento: Ariél Philippi Machado (org.); Marcelo Luiz Machado (autor)

 

2.5. Nome do autor: Rafael Machado Santana

Título do livro: Diocese de Porto Nacional: particularidades, narrativas e práticas diocesanas. 

Editora e cidade: Pedro e João Editores. São Paulo

Nome de quem fará o lançamento: Rafael Machado Santana

 

2.6. Nome do autor: Emanuel Freitas da Silva

Título do livro: Carisma e renovação da tradição católica em Fortaleza

Editora e cidade: Fundação Waldemar Alcântara, Fortaleza

Nome de quem fará o lançamento: Emanuel Freitas

 

2.7 Nome da autora: Ivoni Richter Reimer

Título do livro: Honrosa arte de curar e cuidar 

Editora e cidade: Pimenta Cultural, São Paulo

 

Local:
3. Sala 900:

3.1. Nome do autor: André Sidnei Musskopf

Título do livro: 'Veadagens teológicas' - Fazendo pegação com Frida Kahlo

Editora e cidade: Metanoia, Rio de Janeiro

Nome de quem fará o lançamento: André Sidnei Musskopf

 

3.2. Nome do autor: André Sidnei Musskopf

Título do livro: 'Sanguínea e carvão' - Arte e teologia no corpo.

Editora e cidade: Metanoia, Rio de Janeiro

Nome de quem fará o lançamento: André Sidnei Musskop

 

3.3. Nome do autor: Luís Corrêa Lima

Título do livro: Teologia e os LGBT+: perspectivas históricas e desafios contemporâneos

Editora e cidade: Vozes, Petrópolis

Nome de quem fará a apresentação: Luís Corrêa Lima

 

3.4. Nome do autor: Atilla Kus

Título do livro: A Constituição de Medina: reflexões para o diálogo inter-religioso a partir do Islam

Editora e cidade: Pluralidade, São Paulo

Nome de quem fará o lançamento: Atilla Kus

 

3.5. Nome do autor: Brasil Fernandes de Barros

Título do livro: A busca de Kardec: Fé ou Razão

Editora: Editora CRV, Curitiba

Nome de quem fará o lançamento: Brasil Fernandes de Barros 

 

3.6. Nome do autor: Matheus da Silva Bernardes

Título do livro: Introdução a Xavier Zubiri. “Pensar a Realidade”

Editora e cidade: Paulus, São Paulo

Nome de quem fará o lançamento> Matheus da Silva Bernanrdes

 

3.7. Nome do autor: Paulo Vinícius Faria Pereira

Título do livro: Para Falar de Deus.

Editora e Cidade: Produção Independente: Belo Horizonte

Nome de quem fará o lançamento> Paulo Vinícius Faria Pereira

 

3.8 Nome do autor: Gerson Leite de Moraes e Ronaldo Cavalcante

Título do livro: Protestantismo e Impressão. 

Editora e cidade: Editora Recriar: São Paulo

Nome de quem fará o lançamento: Gerson Leite de Moraes

 

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
Apresentação Nome Título Coautores Status Local
GT1 - RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
19/09/2023 14:15 Amauri Carlos Ferreira Educação e Religião : O desafio das Fontes Históricas Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 14:30 Antonio Pedro Lima Junior Dissertações de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Religião no Brasil: o racismo religioso estrutural da Educação Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 14:45 Constantino José Bezerra de Melo Superando o Racismo Religioso: 20 anos da Lei 10.639/2003 por uma Educação Antirracista Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:00 Cristiana Marques De Sousa Baptista RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: A PRESENÇA DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:30 Emerson Soares Santos ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOVENDO A REFLEXÃO CRÍTICA PARA SUPERAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:45 Giselli Thomaz Reis Scarpe CAXAMBU DA ANDORINHA: A manutenção de uma tradição e a busca por reconhecimento. Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 16:00 HAYRA CONCEICAO GONCALVES EDUCAÇÃO PARA A PAZ: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 16:45 REGINA OLIVEIRA DE LIMA O ENSINO RELIGIOSO COMO COMPONENTE CURRICULAR INDISPENSÁVEL PARA A FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 17:00 RENATA DE ARAUJO VIANA LIMA EM PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS NO ENSINO RELIGIOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:15 Aline Coelho Pereira da Silva EDUCAÇÂO INCLUSIVA E ENSINO RELIGIOSO: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA. Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:30 Ana Cláudia Freire Mezher CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM - ES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:45 Cleber Junior Pereira Bento O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARATAÍZES-ES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:00 Fabriana Barbosa Vianna CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE¹ Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:15 Franci Dalva Oliveira da Silva O uso da BNCC do ensino religioso para promover uma cultura de paz Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:30 Gilciema Batista Aleixo DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS EDUCADORES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:45 IRANILZA CINESIO GOMES FELIX A CUMADE FULOZINHA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:00 Lisandra Taschetto Murini Bento COMPLEXIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:15 Márcia de Abreu Santos EDUCAÇÃO X RELIGIÃO: CONTEXTO EM ESCOLA PÚBLICA EM CIDADE OCIDENTAL - GO. Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:30 Maria da Penha Sales Pelanda SE O ENSINO RELIGIOSO É RELEVANTE NA FORMAÇAO BÁSICA DO EDUCANDO E UM COMPONENTE CURRICULAR, PORQUE INFERIORIZAR-LO? Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:45 MARIA DELOURDES MARQUES FROTA Ensino Religioso nas Escolas Públicas Municipais de Fortaleza Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:00 MARIA LUIZ DIAS FONSECA ENSINO RELIGIOSO, DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:00 Rosa Amélia Menassa da Silva FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE DIVERSIDADE RELIGIOSA: DIFERENTES OLHARES PARA PROFESSORES/AS DE ENSINO RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:15 Sara Cristina Barcelos Eduardo O IMPACTO DO ENSINO RELIGIOSO NA PREVENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 14:15 Andressa Grasseli de Souza TRANSDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO DE VALORES: PESQUISA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PERÍODO INTEGRAL DE ITAPEMIRIM/ES Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 14:30 ELIANE SILVA DE FARIAS BARCELLOS O ENCONTRO DE SI NA ESPIRITUALIDADE INTEGRATIVA Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:00 Francisco Marcos Alves A ética da alteridade em Emmanuel Levinas e a aprendizagem em Ensino Religioso. Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:15 Francisco Willams Campos Lima FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO PARA A DIVERSIDADE CULTURAL E RELGIOSA NA BNCC Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:45 Laude Erandi Brandenburg Espiritualidade(s) no documento Reimaginar o futuro juntos Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:00 LEIDE ROSANE SILVA SOUZA DE ALCÂNTARA A perspectiva do ensino religioso na escola: uma Pedagogia com Jogos Teatrais - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:15 Marcio Henrique da Silva Ribeiro Ensino Religioso: desafios e esperanças. Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:30 Marineide Felix de Queiroz Brito DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA EM GRUPOS PSICOTERÁPICOS BUSCANDO A CULTURA DE PAZ - Lusival Antonio Barcellos
Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:45 Meriele Lima Batalha Ferreira A ESCOLA COMO MEDIADORA DO DESENVOLVIMENTO DE VALORES MORAIS NO ALUNO ATRAVÉS DO ENSINO RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:00 NÁDIA FALCÃO DE ARAÚJO ENSINO RELIGIOSO NA CONJUNTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL: CENÁRIO DA CULTURA DE PAZ EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA-CE Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:15 Nóbila Batista Batalha Feliciano EDUCAÇÃO ESPECIAL E RELIGIÃO: O PAPEL DA INCLUSÃO RELIGIOSA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:30 Themis Andréa Lessa Machado de Mello TÍTULO: O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: A literatura Infantil em transdisciplinaridade com o Ensino Religioso. Aprovado CT-A Sala 03
GT2 - A) RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO
19/09/2023 14:00 Giseli do Prado Siqueira A MATERIALIDADE DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO OFÍCIO DE BENZER E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS - Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro
Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 14:20 Leandro Pereira dos Santos Fernando Pessoa e seus heterônimos: despersonalização, dramaturgia, misticismo e realidade. Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 14:40 Luís Oliveira Freitas REPRESENTAÇÃO DO JARÊ NO ROMANCE TORTO ARADO Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:00 Mara Bontempo Reis Contar e recontar: narrativas míticas na construção da santidade de Lôla Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:20 Marcelo da Silva Carneiro O caso de Marcião como antidiscurso ao diferente: um estudo em Irineu Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:40 Marcio Cappelli Aló Lopes Poesia, filosofia e mística a partir de María Zambrano Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 16:00 Maria Luísa Magnani “COISICAS DIMINUTAS”: AMOR COMO CAMINHO MÍSTICO NA SABEDORIA DA PEQUENINA EM PARTIDA DO AUDAZ NAVEGENTE Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:00 Cídio Lopes de Almeida A Poesia como Exercício Espiritual: intersecção do teológico e filosófico em Hadot e Silva Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:20 Gustavo Altmüller Alvarez Noções Teológicas nos Versos Áureos dos Pitagóricos Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:40 Francisco Benedito Leite Testamento de Jó: Religião popular no judaísmo antigo Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:00 Henry Isaac Peña Grajales ENTRE O FOGO DO DESEJO DO PADRE E A FRIGIDEIRA DA INQUISIÇÃO PARA PHILLIP Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:20 Hirlan Hermes Monteiro da Costa RELIGIÃO E CONVERSÃO SEMIÓTICA NO PENSAMENTO DE JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:40 Joice Viviane Silva Narrativas biográficas e missionarismo protestante na América Latina no século XX Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 16:00 José Luiz Coelho Rangel Junior A poética visionária de Northrop Frye Aprovado CT-A Sala 04
GT3 - ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO
19/09/2023 14:00 Claudio de Oliveira Ribeiro O lugar e a importância das concepções de diálogo e de interculturalidade nos estudos de religião - RITA MACEDO GRASSI
Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Francilaide de Queiroz Ronsi A devoção ao Pe. Cícero e o pluralismo religioso: pelo direito de ter fé Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Gilbraz de Souza Aragão Diversidade espiritual e espiritualidade transreligiosa Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Luis Carlos de Lima Pacheco A Deusa Mãe na obra Ameríndia de Adélia de Carvalho Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões Ainda o desafio do outro: diálogo e mediação na relação entre cristianismo e povos indígenas - Agnes Alencar de Castro Pastor Botelho
Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Roberlei Panasiewicz Diálogo inter-religioso e intercultural: perspectivas éticas na condução de conflitos e de construção de alteridades Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Daniel Judson da Silva Diálogo inter-religioso e decolonialidade: o exemplo dos paradigmas teológicos Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Fernanda Marina Feitosa Coelho Associação Buddha-Dharma: Uma experiência de diálogo interreligioso em Valinhos Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 GUARACI MAXIMIANO DOS SANTOS Diálogo Inter-religioso e Diálogo Intercultural Diante do Racismo Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral Amortalidade: a fé da mística da faceta transumana Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Jungley de Oliveira Torres Neto A decolonialidade como chave de leitura para o diálogo inter-religioso - Rúbia Campos Guimarães Cruz
Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO Em busca da amizade perdida: estudando o diálogo através de filmes infantis Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Renato Carvalho de Oliveira DUPLA PERTENÇA RELIGIOSA: uma análise epistemológica de um conceito vivido no Brasil Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 WAGNER FERREIRA VAZ PLURALISMO RELIGIOSO E DIÁLOGO: o sentido de ser sem religião no mundo contemporâneo. Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Bruno Castro Schröder Religião e Cotidiano: uma abordagem a partir do conceito de “religião vivida” de Nancy Ammerman Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Carlos Alberto Pinheiro Vieira DO CRISTOFASCISMO À DEBILIDADE DE DEUS - José Tadeu Batista de Souza
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Cyntia Virginia Farias D\'Amorim COMUNIDADE ESCOLAR: DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL AO DESAFIO DO ESPAÇO PARA AS DIFERENÇAS Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Eduardo Lima Leite ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E COTIDIANO: UM MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Erofilho Lopes Cardoso KAROL WOJTYLA: O PAPA PERSONALISTA DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 José Bartolomeu dos Santos Júnior Dia da Conscientização dos Povos de Terreiros em Goiana-PE: uma análise do debate legislativo. - Dilaine Soares Sampaio
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 José Fábio Bentes Valente CONCILIANDO O NERDISMO E A ESPIRITUALIDADE: EXPLORANDO CONEXÕES E POSSIBILIDADES - ELTON EDUARDO PAZ DE ARAUJO
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Márcia Luciene Nascimento “Intolerância religiosa ante Tradição de Matriz Africana: uma análise da Lei do Silêncio em Contagem-MG” Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 MÁRCIO ROGÉRIO BANDEIRA DO NASCIMENTO O TERECÔ MARANHENSE: SINCRETISMO RELIGIOSO ENTRE O CATOLICISMO E A ENCANTARIA DE BÁRBARA SOEIRO Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Raquel Turetti Scotton Orixás na travessia e no asfalto: as divindades de matriz africana nas canções de Emicida e Criolo Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Rosiléa Archanjo de Almeida e Lima Em busca de diálogos: Uma década de pontificado do Papa Francisco Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Sávio Roberto Fonseca de Freitas (Re)vivendo os orixás na ficção curta de axé de Mãe Beata de Yemonjá Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 TEREZINHA DO SOCORRO DA SILVA LIMA Uma abordagem sociocultural sobre o universo amazônico e suas encantarias nos cultos de populações afro-tradicionais. - ELAINE VASCONCELOS BEZERRA ALVES
- TEREZINHA DO SOCORRO DA SILVA LIMA
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Vinicius Alves da Rosa Rostos amazônicos: indígenas e quilombolas na festa de São Benedito no quilombo do Barranco - RAFAELA FONSECA DA SILVA
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Zuleica do Carmo Garcia de Barcelos O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A LEGITIMAÇÃO DAS IDENTIDADES DA TRÍADE BANTU DO CENTRO ESPÍRITA SÃO SEBASTIÃO (CESS) Aprovado CT-A Sala 105
GT4 - GÊNERO E RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Giovanna Sarto GÊNERO, RELIGIÃO E PODER: CONTRIBUIÇÕES FEMINISTAS PARA INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SÍMBOLO DE NOSSA SENHORA APARECIDA Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:15 Perla Cabral Duarte Doneda Brasil Colonial: uma abordagem de gênero à “mariologia” de Anchieta - Século XVI Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:30 Kátia de Sousa Diniz Religião e Sexualidade: as representações religiosas da ‘virgem’ Maria sobre o corpo feminino e o [auto]orgasmo de mulheres católicas Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:45 Katia Antonia Ferreira Rosa “LUGAR DE MULHER É...”: CULTURA PATRIARCAL E DOMESTICAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS NAS IGREJAS ASSEMBLEIAS DE DEUS Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:00 Sandson Almeida Rotterdan O cristianismo constrói e os estudos de gênero desconstroem: ou sobre como armários são construídos e desconstruídos Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:15 Yamilka Hernández Guzmán O empoderamento da liderança eclesial da mulher: utopia ou desafío Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:30 Ivoni Richter Reimer “ELA NÃO É MINHA!” - O PESO AMBÍGUO DE UMA PALAVRA APOSTÓLICA PARA A VIDA DE MULHERES Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:15 MAURÍCIO DE OLIVEIRA FILHO Religião, violência de gênero e masculinidades: a história de homens responsabilizados pela Lei Maria da Penha. Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:31 Luzia Aparecida Antunes de Sousa MULHERES DE FÉ: Contribuições das Teólogas Feministas na Promoção da Igualdade de Gênero na Religião Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:45 André Sidnei Musskopf Impactos da Política de Justiça de Gênero na produção acadêmica na Faculdades EST Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:00 Beatriz de Oliveira Pinheiro História de vida e gênero: relatos de trabalhadoras sexuais sem religião Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:15 RENATA FERNANDES MAIA DE ANDRADE Mulheres sem religião em coletivos feministas: as trajetórias religiosas e o rompimento institucional Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:30 Sandra Duarte de Souza Mulheres nas Ciências da Religião e Teologia: propostas para o enfrentamento da assimetria de gênero na Área Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 14:15 Maria Aparecida de Souza Feminicídio Silencioso: explorando a intersecção entre ideação suicida e violência doméstica sob a perspectiva religiosa Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 14:45 Uipirangi Franklin da Silva Câmara As Anáguas do Rei: A urgência de uma Interpretação Inclusiva dos Textos Bíblicos. Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 15:00 Átila Augusto dos Santos “LABRASHURIAS”: A Linguagem \"Pretogays\" nas Igrejas Inclusivas Pentecostais Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:15 Caio Murilo de Souza De Apostolorum Apostola: Primado Pastoral de Pedro e o Primado Apostólico de Maria Madalena no Quarto Evangelho Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:30 ANNA ELIZA SIMONETTI POLASTRI DE OLIVEIRA FRANCISCO MINISTÉRIO PASTORAL FEMININO NA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA: ENTRE POSSIBILIDADES E VIOLÊNCIAS Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:45 ALINE APARECIDA FRUTUOSO GONCALVES Trajetória e Contribuições da Teologia Feminista Negra Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:00 Gricia Guedes do Nascimento Dialogando sobre Gênero e Jurema: “Salve Joana Pé de Chita” - EDNA EUSTAQUIO DE OLIVEIRA BANDEIRA
Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:15 VANESSA MARIA GOMES BARBOZA Antirracismo feminino evangélico: mulheres negras que buscam equidade racial Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:30 Carolina Bezerra de Souza Família: signo ideológico de inclusão comunitária de mulheres no Evangelho de Marcos Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:00 Flávio Augusto de Sousa Oliveira Por uma hermenêutica de cuidado e vida: As cosmopercepções de Jó 38 em abordagem ecofeminista e decolonial Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:15 Tattiane Yu Borges Marques Buda Tārā e sua representação de gênero: empoderamento para mulheres budistas brasileiras da tradição Geluk Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:31 Nirvana de Oliveira Moraes Galvão de França Gritos no silêncio: as vozes das monjas budistas que buscaram o ordenamento pleno. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:45 ANTONIO CARLOS RIBEIRO Aspectos pertinentes à Torre de Babel e ao Pentecostes: reflexões para a Diversidade Sexual. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:00 JACQUELANE BEZERRA DOS SANTOS Silêncios que ensurdecem: preconceito e repulsa de uma religiosidade que desampara. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:30 Fabio Fonseca do Nascimento Mulheres migrantes e refugiadas: a cultura e a religião como fator interseccional Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:45 Tacel Ramberto Coutinho Leal SANTIDADE QUEER? CAMINHOS E POSSIBILIDADES Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:00 EDER WILLIAM DOS SANTOS O apagamento histórico de Emília Costa: a primeira diaconisa negra das Assembleias de Deus no Brasil Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:15 Miriam de Oliveira Dias JUSTIFICATIVAS RELIGIOSAS PARA O ABUSO SEXUAL DE FILHAS E NETAS DE PASTORES EVANGÉLICOS. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:30 João Victor Mendes Carvalho REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE EM UM PERFIL EVANGÉLICO NO INSTAGRAM Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:45 Alberlene Baracho Sales Relações de poder: o (das)interesse das mulheres presbiterianas nos espaços de liderança - Maura Rahianny Cardoso Araújo
Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 14:00 Janaina Brito de Assis Freitas Impacto da Cultura Religiosa na Violência contra mulheres evangélicas: Uma revisão bibliográfica Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 14:30 Taiana Luisa Wisch O PERIGO (NÃO) MORA EM CASA: PROPOSTAS DE RELAÇÕES DOMÉSTICAS JUSTAS A PARTIR DE LUCAS Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 15:15 José Flávio Nogueira Guimarães PANORAMA DA HOMOSSEXUALIDADE NO MUNDO JUDAICO Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 15:30 Fernanda Lemos Rastros da relação entre gênero e religião nas memórias de Simone de Beauvoir Aprovado GT-A Sala 106
GT5 - PESQUISA BÍBLICA
19/09/2023 14:00 Adenilton Tavares de Aguiar Aspecto verbal do grego do Novo Testamento: consensos e desacordos no debate atual Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:15 Ana Claudia da Costa Gomes Tomazelli MARIA SILENCIADA Matrimônio, infidelidade conjugal em lares cristãos e o refazimento do cotidiano após o evento crítico Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:30 Beatriz Ayres Nogueira AS IMAGENS DE APOCALIPSE 12-13 NA DITADURA MILITAR DE 64 E DE HOJE Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:45 Carlos Olivares Distancias y camellos: Como la apócrifa y los padres interpretan la llegada de los magos a Belén Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:00 Cleodon Amaral de Lima Êxodo 32,26-29: castigo por adorar outros deuses e a evangelização, no Brasil, no Século XXI. Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:15 Cleverton Duarte Epormucena O judaísmo de Jâmnia: uma análise acerca da maldição contra os “minim” Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:30 DANIEL CLAUDINO FIUZA NARRATIVAS DE VIOLÊNCIAS E EXCLUSÃO SOCIAL CONTRA PRIMOGÊNITOS. ANÁLISE DE GÊNESIS 4.1-16; 21.1-21; 27.30-41 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:45 Douglas de Souza Pedrosa A materialidade dos judaítas nos períodos babilônico e persa Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:00 Eduardo Rueda Neto Implicações práticas do encontro entre 1Pedro e o Antigo Testamento Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:15 Fabio da Silveira Siqueira A relação entre o culto e a prática da justiça em Jr 7,1-15 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:30 Filipe Henrique de Araújo As dez virgens: exegese de Mateus 25, 1-13 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:45 Francisca Cirlena Cunha Oliveira Suzuki A arte da literatura na pesquisa bíblica: o narrador e seu instrumental em Gênesis 38 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:00 FRANCISCO MARQUES MIRANDA FILHO Imagem visível do Deus invisível: deidades e iconografia versus aniconia judaica e invisibilidade de YHWH (Dt 4,15-20) Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:15 Gilvan Leite de Araujo Do Templo Futuro ao Templo Celeste. A idealização do templo entre Ezequiel e Apocalipse de João Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:30 Isaac Malheiros Meira Junior A filiação e a ascensão de Jesus como descrição de sua exaltação real em Hebreus Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:45 Isadora Maria Oliveira Souza A COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA EM LC 10,25-37. ANÁLISE TEOLÓGICA DA MISERICÓRDIA COMO ESTILO DE VIDA. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:00 Izabel Patuzzo Religião e uma nova ordem política à luz de Ap 22,1-5 Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:15 Jair Júnio Miranda Uma visão não ortoxa para o entendimento dos Dons Espirituais nos escritos paulinos. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:30 Jean Richard Lopes A Parábola do Semeador segundo Mateus. Uma questão de divergência sinótica, à luz da Pragmática-linguística - BORIS AGUSTIN NEF ULLOA
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:45 Jeandré Clayeber Castelon Exortações que transcendem o tempo: conselhos de Tiago para os cristãos de hoje Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:00 Jheymes França Correia dos Santos De Jacó a Moisés: Conexões literárias entre o Gênesis e o Êxodo. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:15 JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR A PESQUISA BÍBLICA DECOLONIZADA NA AMÉRICA LATINA, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX - ZELIA CRISTINA PEDROSA DO NASCIMENTO
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:30 Jônatas de Mattos Leal A Contribuição da Septuaginta para o Criticismo Textual da Bíblia Hebraica Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:40 Marlon Ferreira Figueiredo O CUIDADO NA PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO E NO DECÁLOGO - GLADYSTON TAVARES LADISLAU
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:45 José Ademar Kaefer Megiddo e o colapso da Idade do Bronze Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:00 Jose Geraldo de Gouveia Os termos tselem e demut de Gn 1,26 iluminados pela 1Jo 4,8. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:15 Junior Vasconcelos do Amaral Sinodalidade: raízes bíblicas e desafios práticos - Alzirinha Rocha de Souza
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:30 KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA ÊNFASES NA PROFECIA DE JEREMIAS 22,1-5: CATEGORIAS PARA A ANÁLISE DA CONTEMPORANEIDADE DO SERVIÇO SOCIAL Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:45 Leandro dos Santos Ribeiro O Uso dos Salmos na Composição do Evangelho de Marcos Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:00 Lucas Alamino Iglesias Martins “Hello, darkness, my old friend”: Sandor Ferenczi e a caracterização divina no livro de Lamentações Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:15 LUCAS COSTA MONTEIRO As interpretações bíblicas sobre doenças infecciosas na história do ocidente Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:30 Lucas Merlo Nascimento Corpo físico como metáfora do corpo social em Jó 29-31 Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:45 Luiz Alexandre Solano Rossi O discurso religioso como legitimador do império: Assíria (Assur) e Roma (Júpiter) Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:15 Manoel da Silva Andrade Do olhar de Jesus à vista do cego de nascença uma análise exegética de Jo 9,1-7 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:30 Marcela de Jesus Dias CRISTO COMO FUNDAMENTO DA EKKLESÍA (1COR 3.10-15) Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:45 Mariosan de Sousa Marques As parteiras no Egito: nacionalidade, identidade e função Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:00 Matheus Eduardo de Oliveira Rocha Os Silêncios da Profecia: Um olhar hermenêutico e literário sobre as lacunas narrativas de Oseias 1,1-2,3 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:15 Pamella Barbosa Silva AGEU 2,23: UMA PROMESSA MESSIÂNICA? Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:30 PETTERSON BREY O DOMÍNIO DA TERRA E AS RELAÇÕES DE ODER ENTRE OS HOMENS Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:45 RAIMUNDO NONATO GOMES DE CARVALHO O APOCALIPSE A INFLUÊNCIA LITERÁRIA DO ANTIGO TESTAMENTO Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:00 Rodrigo Pereira da Silva O livro selado e seu contexto imediato: Significado histórico e físico-contextual de Apocalipse 5 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:15 Rodrigo Serveli Genealogia e as implicações de andar com Deus. Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:30 Valmor da Silva JESUS CAMPONÊS NOS EVANGELHOS E NA AMÉRICA LATINA Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:45 Vamberto Marinho de Arruda Junior O uso da pragmalinguística na compreensão bíblica: abordagens iniciais Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 17:00 Vinicius Cardoso von Mengden RESPONSABILIDADES SOCIAIS NO MANDAMENTO DO DESCANSO Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 17:15 Caio Matheus Caldeira da Silva Reimaginando Paulo como apóstolo para os conquistados Aprovado CT-A Sala 107
GT6 - PAUL TILLICH
30/11/-0001 00:00 Gabriel Yasser Vasconcelos Paixão O ESPÍRITO PROTESTANTE: UMA ANÁLISE ESTÉTICO-RELIGIOSA DO REALISMO EM MACHADO DE ASSIS Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 14:00 Antonio Almeida Rodrigues da Silva CONTINGÊNCIA E DESESPERO NO CONTO “MEU MAR”, DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, EM DIÁLOGO COM PAUL TILLICH. Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 14:30 Cleber Araújo Souto Baleeiro O CÃO MORTO DE NEJAR: Uma leitura tillichiana Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 15:00 Etienne Alfred Higuet Hermenêutica fenomenológica das imagens em Paul Ricoeur e Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 16:00 Alex da Silva Mendes A justiça na perspectiva tillichiana Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 14:00 Edson Pereira da Silva As metamorfoses da imagem humana: uma correlação entre Paul Tillich com o Cristianismo Esotérico Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 14:30 Eduardo Gross O uso do correlativo em Filipe Melanchthon Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 15:00 PABLO FERNANDO DUMER O Desenvolvimento do Pensamento Sacramental na Teologia de Paul Tillich: Natureza, Graça e Teonomia Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 15:30 Fábio Henrique Abreu Cristologia como autotransparência histórica. Reflexões sobre a função do Jesus histórico para a cristologia de Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 14:00 Emiliano Jamba António João AMOR, PODER E JUSTIÇA COMO PARADIGMA ÉTICO NA METODOLOGIA DAS TEOLOGIAS NEGRA E AFRICANA Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 14:30 Victor Siqueira Santos Teologia do fim do mundo: Uma leitura escatológica do mundo capitalista a partir de Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 15:00 Martinho Rennecke A REVOLUÇÃO NA ÉTICA: PERCEPÇÕES DE JOHN ROBINSON A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES DE PAUL TILLICH Aprovado GT-A Sala 108
GT7 - TEOLOGIA(S) DA LIBERTAÇÃO
19/09/2023 14:00 Camila Vaz Abeche ENTRE DEMÔNIOS E SANTAS: REFLEXÕES SOBRE PATRIARCADO A PARTIR DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. - Clarissa De Franco
Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 14:30 Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães Espiritualidades ecolibertadoras nas CEBs e no Santo Daime à luz das Teologias da Libertação. Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 15:00 Francisco das Chagas de Albuquerque Piedade popular latino-americana: Guadalupe e Nazaré como símbolos de resistência e esperança Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 15:30 LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO De Medellín ao Papa Francisco: o que tem de nova a evangelização na América Latina? Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 16:00 Marcos Roger Ribeiro ATUAÇÃO ECLESIAL EM OCUPAÇÃO URBANA: POR UMA IGREJA “EM SAÍDA” Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 16:30 ROBERT LANDGRAF O diálogo entre o pensamento de José Comblin e Francisco para uma pastoral urbana profética e libertadora. Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 17:00 Adenilton Moisés da Silva O catolicismo a partir do Vaticano II: uma Igreja em saída Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 14:00 Antonio de Lisboa Lustosa Lopes A IGREJA E A TEORIA DA DEPENDÊNCIA: LEITURA CRÍTICA DA ABORDAGEM DE LUCIO GERA Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 14:30 Flavio José de Paula A discussão acerca do estatuto epistemológico do pobres na Teologia Latino-americana Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 15:00 Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira O CÍRCULO HERMENÊUTICO EM J. L. SEGUNDO: FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DE UMA TEOLOGIA LIBERTADORA Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 15:30 Matheus da Silva Bernardes O que está acontecendo com a Teologia da Libertação? Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 16:00 Paulo Agostinho Nogueira Baptista Chances e estratégias da Teologia da Libertação no atual contexto Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 16:30 Rodrigo Pereira Peniche Por uma Teologia da libertação brasileira a partir de Jr 22:1-3 Aprovado CT-A Sala 109
GT8 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA: QUESTÕES EMERGENTES
19/09/2023 14:05 Tiago de Fraga Gomes Na soleira da teologia: hermenêuticas da Revelação cristã na esfera pública Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 14:24 Cesar Andrade Alves O divórcio entre Teologia e Mística e sua relação com a noção de revelação Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 14:43 Adriani Milli Rodrigues A Memória e o Esquecimento na Teologia do Perdão Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 15:02 José Federico Castillo Tapia O “Deus” de Richard Dawkins Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 15:21 Elias Wolff Desafios para uma teologia ecumênica decolonial na América Latina Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:20 Geraldo Luiz De Mori Uma “cristologia” filosófica do corpo no século XXI? Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:39 Erico Joao Hammes Cristologia no horizonte de novas contribuições de Pneumatologia e a Cristologia da paz Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:58 Rafael Martins Fernandes As cristologias pneumatológicas de Balthasar e Jon Sobrino: contribuições para a missão eclesial Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 17:17 Deise Regina Badotti Bastos Caminho e Diálogo para Humanizar Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 13:58 Elias Fernandes Pinto TEOLOGIA DA GRAÇA: ANTÍDOTO CONTRA A “MUNDANIDADE ESPIRITUAL” Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:17 MARCOS VIEIRA DAS NEVES A dei-formação do homem, segundo Xavier Zubiri, como categoria central da Teologia litúrgica Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:36 BRUNO RICARDO AVILA FERREIRA Os desafios para o conceito de pessoa frente a inteligência artificial geral Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:55 Anderson Silva Barroso A alimentação como hermenêutica: potenciais contribuições da Ciência Nutricional à Teologia Sistemática Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 15:14 George Camargo dos Santos Quando o ‘gnosticismo’ encontra a religião cristã Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:13 Celia Soares de Sousa A piedade popular mariana e a fenomenologia da afetividade em Michel Henry Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:32 Vinícius da Silva Paiva Mariologia Social ou Mariologia da Libertação? Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:51 ZILDA MARIA DA SILVA MARIA NA COMUNHÃO DOS SANTOS Como entre ajuda no discipulado e caminho para um diálogo ecumênico Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:00 Márcia Terezinha Cesar Miné Geraldo VIVER NA ESPERANÇA: “EIS QUE VENHO EM BREVE” Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:19 Renato Alves de Oliveira Cremação e ressurreição do corpo Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:38 Cesar Augusto Kuzma Esperança e ressurreição: por um mundo onde vidas importem Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:57 Joilson de Souza Toledo “QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE”: APONTAMENTOS PARA PESQUISA SOBRE AS ESPERANÇAS QUE MOBILIZAM JOVENS Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 15:16 Rodrigo Antonio da Silva O ministério presbiteral à luz da sinodalidade Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 15:35 José Célio dos Santos A Igreja como instituição e seu papel libertador Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 16:22 Bruno Moreira Rodrigues A formação catequética dos futuros presbíteros Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 16:41 FABIANO GLAESER DOS SANTOS Discursos eclesiásticos anti-escravistas no sul do império do Brasil à luz da In Supremo Apostolatus Aprovado GT-A Sala 203
GT9 - CULTURA VISUAL E RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 JÚLIO MACUVA ESTENDAR De Angola, Para Portugal: correspondências com o profeta Simão Gonçalves Toco, materialidade e meios na religião Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 14:20 Estela Piccin A monja Utpalavarna em relevos de Gandhāra Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 14:40 Jonathan Jesse Raichart Compaixão, sofrimento e suas causas na imagem da Roda do Saṃsāra, uma hermenêutica inter-religiosa budista cristã Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 15:30 Suzana Ramos Coutinho Religião, migração e mídia: perspectivas visuais para o entendimento dos fluxos migratórios Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 15:50 Denilson Marques dos Santos A SIMBÓLICA DOS “VITRAIS” DA SÉ EM BELÉM DO PARÁ. Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 14:00 EDERILTON CASSIANO TOLEDO A CRISTOLOGIA DE JOÃOZINHO TRINTA REVELADA NA IMAGEM DO CRISTO MENDIGO DA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS DE 1989. Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 14:20 Isabella Tritone Medeiros Senhora branca, Senhora negra: a (res)significação imagética de devoções marianas a partir da colonização ibérica Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 15:30 Helmut Renders Epistemologia da piedade visual: o olhar (do) sagrado e a ecologia da imagem segundo David Morgann Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 15:50 Olavo Augusto Pereira Azambuja Veja como Lazzaro Felice vê: Ontofania através de uma poesia pedagógica do olhar Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 16:10 Ricardo Alves Moreira Mazzeo O deus da Guerra para além da simbologia religiosa: As expressões de Guan Yu no Ocidente Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 14:20 Allan Macedo de Novaes Imaginário cristão sobre o inferno: intersecções narrativas e imagéticas entre a Divina Comédia e One Piece Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 14:40 Juane Brauna Alves Entre o sagrado e a arte: a aleotria das imagens de roca Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 15:30 LUIS AMERICO SILVA BONFIM “O pagador de promessas”: A fenomenologia do sagrado na tradução intersemiótica da literatura para o cinema Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 15:50 Luiz Henrique Patrício Xavier GRAFITES: um estudo das expressões religiosas nos murais urbanos na cidade de Belém-PA Aprovado CT-A Sala 204
GT10 - CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA, RELIGIÃO E ECOTEOLOGIA
19/09/2023 14:00 Carlos Alberto Motta Cunha Novas epistemologias e transteologia: pedagogias dos povos originários Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 14:25 DAMIANA SILVA DE MELO Ecoteologia e mística no conto “A Mãe que se transformou em pó”: criação e sentidos Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 14:50 SINIVALDO SILVA TAVARES A invenção do “direito natural” colonial moderno Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 15:35 Amanda Juliane Vicentini As relações entre o conceito de Sumak Kawsay e a teologia cósmica de Hildegard von Bingen Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 16:00 Luciano José Dias O Cuidado de Deus com a preservação da criação em Gn 7,13-16: Uma leitura verde Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 16:25 AFONSO TADEU MURAD Tarefas nucleares da ecoteologia no Brasil. Interlocução com E.Conradie e R.Guridi Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 14:00 JOSE LUIZ GOMES DE ALMEIDA Inclusão dos pobres e ecologia integral Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 14:50 André Luiz Rodrigues da Silva A redenção universal na perspectiva da ecologia integral Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 15:35 Douglas Azevedo Pereira Ecoteologia relevância e interação em perspectiva dialogal Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 16:00 Jonathan Batista Maximo Salgado Virtudes agostinianas para o diálogo ciência e fé: uma contribuição para ecoteologia Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 16:25 Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio São humanos, como nós: perspectivismo ameríndio e suas contribuições ecológicas Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:00 André Luiz Benedito Lições da vida animal para o ser humano segundo Ambrósio de Milão Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:25 Sérgio Gonçalves de Amorim REGULAÇÃO JURÍDICA DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE ECOVILAS DESTINADAS A ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS – NEGÓCIOS, CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA E ESPIRITUALIDADE Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:50 Tiago Trevisan A LAUDATO SI’ E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM CAMPO ECOLÓGICO - Marcial Maçaneiro
Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 15:35 MARCELO MASSAO OSAVA De João XXIII a Francisco: unidos por uma preocupação comum. Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 16:00 Fernanda Lemos “Animismo Hodierno”: contribuições da zooantropologia religiosa para os estudos de religião Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 16:25 Letícia Alves Duarte Corrêa “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”: o grito da Terra em Rm 8,22 Aprovado CT-A Sala 205
GT11 - A) RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO
19/09/2023 14:15 Bertha Luiza Moutinho Imprensa Católica no Vale do Mucuri: a periódico A Família (1912) Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 14:30 RAFAEL MACHADO SANTANA MONOPÓLIO CATÓLICO, DISPUTAS E A FORMAÇÃO DO CAMPO RELIGIOSO NO NORTE DE GOIÁS (1886-1921) Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 14:45 Renata Siuda-Ambroziak Liderança religiosa na política nos tempos de crise: o caso do Padre Cícero Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 15:30 Alexandre Sugamosto e Silva O Sebastianismo em Belo Monte- estudo de uma polêmica Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 15:45 Ana Rosa Cloclet da Silva O conceito de “soberania” como constructo politico-religioso no contexto das independências no Brasil e na Hispanomérica Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 16:00 CAIO HENRIQUE LOPES RAMIRO CONTRA O SENTIMENTO ANTI-ROMANO: SOBRE O COMBATE DE CARL SCHMITT PELO CATOLICISMO ROMANO, CEM ANOS DEPOIS Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 16:45 Elenice Rascopp Mendes Uma Igreja para todos(as)! Mas não para os(as) Empreendedores(as)? Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 17:00 Eliziana Mendonça Machado O ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO DA ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, DISTRITO DE EDUCAÇÃO 4 Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 17:15 Paulo Giovanni Pereira O USO DE ELEMENTOS RELIGIOSOS PELA IMPRENSA POLÍTICA: O CASO DO PREGOEIRO CONSTITUCIONAL Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 14:15 Cassio da Silva Moraes Afonso Religião e Política: Relação entre religião e política nos discurso de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 14:30 Celso Gabatz A LEGITIMAÇÃO IDEOLÓGICA DO “CIDADÃO DE BEM” E O POPULISMO AUTORITÁRIO E NEOCONSERVADOR NA GOVERNANÇA DISRUPTIVA BOLSONARISTA Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 15:00 Elke Streit Oliveira Fascismo brasileiro e Convenção Batista Brasileira no século XXI: uma investigação Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 15:45 Emanuel Freitas da Silva \"O Brasil para Cristo\" é 22!\" A mobilização evangélica em torno da reeleição de Jair Bolsonaro Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:00 Luís Gustavo de Araújo Zimmer Alguns aspectos sociológicos da participação religiosa na política brasileira Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:15 LUIZ HENRIQUE FERFOGLIA HONÓRIO Religião e Estado, suas autonomias específicas e suas articulações mútuas. Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:30 Djonata Brüning Pano de fundo do conceito de ordem da preservação e seus impulsos o espaço público. Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:15 DOUGLAS FERREIRA BARROS Religião, distinção e a interdição da alteridade - Glauco Barsalini
Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:30 Rennan Carlos de Araujo IMAGINÁRIOS SOCIAIS MODERNOS: SUBJETIVIDADE, INDIVIDUALIZAÇÃO E RELIGIÃO NO ESPAÇO PÚBLICO. Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:45 Gerson Leite de Moraes Buscando as raízes do reacionarismo no contexto da igreja evangélica brasileira Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 15:30 Maria Angélica Martins Do puritanismo ao fundamentalismo religioso: indivíduo e comunidade pela ótica dos estudos de privacidade Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 15:45 RUTH FARIA DA COSTA CASTANHA LIDERANÇAS CRISTÃS NO STF DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: DIREITOS HUMANOS EM DEBATE Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:00 Jonathan Maxuell Goudinho de Oliveira Quando a política encontra a religião: notas sobre uma inversão conceitual Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:15 Rudolf Eduard Soberania – de Deus, do Führer, do povo? Uma perspectiva teológica, pública e luterana Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:30 Daniel Barros de Lima A participação (neo)pentecostal na arena política: Um estudo sobre a cooptação político-religiosa do bolsonarismo (2018-2022) Aprovado CT-A Sala 206
GT12 - PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS
30/11/-0001 00:00 Adeir da Silva Oliveira A TEÓLOGA NAS IGREJAS ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL E A HERMENÊUTICA PENTECOSTAL Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Ângela Maringoli RELIGIÃO CRESCE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DIMINUI Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 David Mesquiati de Oliveira Pentecostalismos, sociedades midiáticas e campanhas eleitorais modernizadas Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Francisco Alexandre Gomes Antonio Torres Galvão: um intelectual mediador no pentecostalismo brasileiro (1931-1944) Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 GEDEON FREIRE DE ALENCAR DOUTRINA MILITAR & DOUTRINA ASSEMBLEIANA: as duas faces da mesma moeda? Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Jefferson Zeferino Protestantismo e vida pública em “The new revolutionary mood in Latin America”, de Richard Shaull Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 LUIS DE CASTRO CAMPOS JR A Relação Comunicação e Religião No Neopentecostalismo Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 LUIS RODOLFO DA SILVA MOURA VIGÍLIA DA MATA ENQUANTO ELEMENTO DA EXPRESSÃO DOS ENTRELAÇOS RELIGIOSOS PENTECOSTAIS NA AMAZÔNIA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marcelo Serafim de Souza O PENTECOSTALISMO QUE CONQUISTOU O BRASIL À PARTIR DA REGIÃO AMAZÔNICA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marcos Rodrigues Simas A RELIGIÃO CRISTÃ E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O CASO DA IGREJA WAY OF THE FUTURE Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa PODER E INFLUÊNCIA: AS LIDERANÇAS PENTECOSTAIS E O CENÁRIO POLÍTICO NA SOCIEDADE DE CONSUMO. Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marina de Oliveira Lúcio Entrelaçamentos da Igreja Metodista e a Lógica de Mercado: análise econômico-histórica Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Natália Fernandes Mororó As denominações e classificações do pentecostalismo: novas perspectivas do fenômeno Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Patrícia Fratucci Santos O PODER CENTRALIZADOR NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS: IMPLICAÇÕES DO VERTICALISMO ASSEMBLEIANO NO COTIDIANO DOS FIEIS. Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Ricardo Bitun Uma igreja afro-americana na Zona Leste Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Rodrigo Pinto de Andrade História e memória da criação da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975) Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Rondinei Alves O ÊXTASE PENTECOSTAL E O SEU CARÁTER INCLUSIVISTA NA JUVENTUDE ASSEMBLEIANA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Roney Ricardo Cozzer LEITURA POPULAR DA BÍBLIA E HERMENÊUTICA NO PENTECOSTALISMO BRASILEIRO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Thais Santana Galvão A SEDE das Assembleias De Deus em Alagoas: Uma Construção Teórico-Metodológica Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 VALDINEI RAMOS GANDRA (DES) ACOPLAGENS IDENTITÁRIAS: AS “ESTRATÉGIAS” ASSEMBLEIANAS DIANTE DA POLISSEMIA DISCURSIVA DO CAMPO RELIGIOSO EVANGÉLICO Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Vanderlei Dorneles da Silva \"Um só Deus, um só Espírito\": teologia e antropologia pentecostal na visão de Kärkkäinen, Yong e Anderson Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:00 Ademar Alves da Silva A instalação da Igreja Batista de Corumbá e da Associação Evangélica Batista do Estado de Mato Grosso Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:10 adriana emerick garcia homem A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO CONTEXTO ECLESIÁSTICO PENTECOSTAL HODIERNO Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:20 Alef Monteiro de Souza A rejeição à negritude por quilombolas pentecostais evangélicos é expressão da colonialidade? Apontamentos para uma resposta Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:45 FABIANO PIRES SILVA DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM DIÁLOGO ENTRE O DNI E AS TEOLOGIAS DA LIBERTAÇÃO E MISSÃO INTEGRAL Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:55 Ingrid Carolina Soto Escobar Ribeiro Relações entre Religião e Espaço Público: Atuações do Conselho Mundial de Igrejas e o Cenário Ecumênico Brasileiro Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:05 JOSE BISPO DOS SANTOS FILHO Contribuições teológicas do metodismo americano para o pentecostalismo clássico brasileiro do início do século XX Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:30 Mariane Gonçalves Bento Aliança neoconservadora no palco público de Juiz de Fora: o caráter “simbólico” da pauta pentecostal na política Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:40 Mateus Andrey Dolny Conceitos fundamentais para uma espiritualidade luterana decolonial no contexto brasileiro Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:50 Pablo Rafael Henrique de Freitas Câmara O uso do teatro como ferramenta de evangelização por um pastor artista. Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:15 PAULO HENRIQUE SANTOS SILVA DE AZEVEDO A EVANGELIZAÇÃO DE INDÍGENAS NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE BUGAIO. Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:35 Wagner Fernando Kind Strelow Friedrich Wüstner: Tu, porém, vai! Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:45 joender luiz goulart A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NEOPENTECOSTALISTA NO BRASIL VIGENTE, QUAL É O PREÇO DA FÉ? Aprovado CT-A Sala 208
GT13 - RELIGIÕES E FIOSOFIAS DA ÍNDIA
19/08/2023 15:00 Bruno do Carmo Silva Jīvanmukta: A “Morte” do Ego para Um Ser Liberto Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 14:20 Alessandra Monzo dos Santos Os Caminhos do Yoga no Brasil: O pensamento e o Método Hermógenes de Yoga. Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 14:40 Alina Silva Sousa de Miranda O método upaniṣádico e as qualificações do professor Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 15:40 CAIO CEZAR DE OLIVEIRA BUSANI INTIMIDADE COM O SUPREMO: O MÉTODO DEVOCIONAL PERFORMÁTICO GAUḌĪYA VAIṢṆAVA Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:00 Evandro Vieira Ouriques Sobre a condição comunicacional do ser humano e a filosofia indiana e sua recepção na Paris 8 Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:20 Geovana Aparecida Moretto Tradição e Modernidade no Cânone Budista Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:40 Gisele Cardoso de Lemos A Problemática da ahiṁsā em representações de sobreviventes de ataques com ácido na Índia. Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:00 Juan Camilo Zuluaga A ética vedanta na América Latina: um ponto de partida para se aproximar à alteridade Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:20 Kaique Aparecido Gonçalves e Silva Os Arcanos Maiores do Tarot e suas possíveis correlações com os Deuses Hindu Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:40 Larissa Dantas Camargo Mello Sorge e parasparopakāryopakāraka: os conceitos de cuidado existencial em Heidegger e co-operação solidária em Śaṅkarācārya - Pablo Duílio Martins Barbosa da Silva
Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 15:20 Marco Alexandre de Oliveira Neohumanismo: O novo, outro humanismo de P.R. Sarkar Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 15:40 Raquel Belém de Andrade Corpo, emoção e ritual: experiência estética e performance no teatro Kathakali Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 16:00 Romero Bittencourt e Carvalho Radha - o centro devocional do vaishnavismo bengali Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 16:20 Sumaya Machado Lima PRABHAT SAMGIITA: canções poéticas como Veículos de Transformação Espiritual. Aprovado CT-A Sala 209
GT22 - B) RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO
19/09/2023 14:00 Eliabe Simplicio da Silva TEORIA DA RECEPÇÃO PRESENTE NA HERMENÊUTICA DE JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA: O LEITOR COMO FIGURA CENTRAL Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:20 Elton Roney da Silva Carvalho A ESTÉTICA RELIGIOSA E A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DO PODER INSTITUCIONAL ATRAVÉS DA LINGUAGEM RELIGIOSA Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:20 Talita Bárbara Costa de Oliveira OS PRIMEIROS RITUAIS BRASILEIROS: pinturas rupestres e cenas religiosas Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:40 Georges Homsi Mora João, o santo: construção ficcional entre os século II e VI Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 15:00 LUDMILA MARTINS PEREIRA PIRES INFLUÊNCIA DO CHOCOLATE COMO ALIMENTO SAGRADO EM RITUAIS PAGÃOS, SUA RESSIGNIFICAÇÃO ASSOCIADA À PÁSCOA CRISTÃ Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 15:20 Márcia de Souza Martins Dos escritos teológicos à fase poético-literária de Rubem Alves: uma panorâmica nas diversas fases do pensamento alvesiano Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:00 Adriana geisa jansen Pereira Araújo Provérbios em ioruba, uma análise linguística dos textos orais Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:20 Alan Aparecido Campos Brizotti A engenhosa Letícia pentecostal: a simbólica da Nuvem na pentecostalidade de Carlos Nejar Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:40 Camila Costa Monteiro A ARTE DO MIRITI: ARTESÃOS, NATUREZA E RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE TAUERÁ DE BEJA (ABAETETUBA-PA) Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 15:20 Christian David Soares Bitencourt DEUS EX-MACHINA: A REPRESENTAÇÃO DO ARTISTA COMO DEUS NO Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 15:40 Cosme Juares Moreira Streglio Leodegaria de Jesus linguagem poética e religiosa Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 16:00 Daniela Veloso de Abreu e Matos TÚMULOS DA SAUDADE: Símbolos de uma necrópole periférica Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:00 Matheus Manholer de Oliveira UM DIA CHEGAREI A SAGRES: A TEOPATODICEIA NA OBRA DE NÉLIDA PIÑON - Gustavo Escobozo da Costa
Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:20 Michelle Bianca Santos Dantas PARA ALÉM DO DITO: A ESTÉTICA DA RELIGIÃO E OS SEUS MÚLTIPLOS DE SENTIDO Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:40 Oscar Javier Brítez Figueredo Religião e sabedoria na língua guarani. Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:00 Rosineide de Aquino Oliveira “Muito bonito o livro, ela trabalha aqui?” Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:20 Silas Klein Cardoso Semânticas do Extravio: para um sólido senso de contexto Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:40 Wanessa de Lima Grigoletto Círio de Nazaré: expressão de fé e cultura do povo paraense Aprovado CT-A Sala 104
GT112 - B) RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO
19/09/2023 14:15 Fábio Gonzaga Gesueli Michel Foucault e sua leitura de Agostinho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:15 Fábio Gonzaga Gesueli Michel Foucault e sua leitura de Agostinho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:30 Filipe Costa Machado BONHOEFFER E A NEOTEOCRACIA: Uma crítica à aproximação entre os ‘evangélicos’ e a direita brasileira Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:45 Rodrigo Favero Celeste A Imaginação Analógica de David Tracy: explorando termos-chave na experiência religiosa Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 15:30 Ludinei Marcos Vian A CRUZ E A VIOLÊNCIA Um estudo a partir da teoria mimética de René Girard Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 15:45 Marcelo Amaral Lanfranchi O Pensamento Religioso de Plínio Corrêa de Oliveira e os Arautos do Evangelho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 16:00 Bruno Luiz Teles de Almeida Salomão Ferraz e a Fé Nacional Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 16:15 JONAS JOSE DE OLIVEIRA MARIA Assembleia de Deus e Ecologia Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:00 Thiago Mendes Alves de Deus Mitos Seculares e o mito da Sociedade Secular – A Aplicação do Método Comparativo – Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:15 Walace Alexsander Alves Cruz Cristianismo é resistência, da Palestina à América Latina - Reflexões à luz do evento Jesus Cristo Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:30 Emerson José Sena da Silveira Direita católica, subjetividade maquínica e espaço público: qual futuro dos vencidos? Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:15 Bruno Mateus de Lima Coutinho TEOLOGIA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE: PERPECTIVAS DE UM SYN-HODÓS. Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:30 Aleandro Correia da Silva Lira Profetismo e Política: Uma Análise de Daniel 2 e sua Relevância no Cenário Político Brasileiro Atual Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:45 Eduardo Vasconcelos de Souza Teologia Política: uma resposta da fé à história da salvação. Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 15:00 Henrique Jardim Spina Katéchon como método: Roberto Esposito e uma nova perspectiva da Teologia Política Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:00 Tiago de Melo Novais Teologia pública como teologia do retorno Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:15 Lucio Alexandre dos Santos O papel das instituições religiosas na gestão do patrimônio imobiliário e seus impactos no espaço público Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:30 ANNY RAMOS VIANA A quase guerra nada santa entre a comunidade LGBTQIAP+ e a Frente Parlamentar Evangélica no Brasil. Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:15 Henrique Mata de Vasconcelos A vitrine da fé: o marketing neopentecostal-político da Igreja do Evangelho Quadrangular em Minas Gerais - Sarah Silva de lima
Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:30 Ilo Rodrigo de Farias Machado A internet como esfera pública trans-habermasiana e seu impacto no diálogo entre religiosos e não religiosos - Marcelo de Araújo Silva
- Neimar Plack Brauwers
Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:45 Moisés Sbardelotto Mais do que você quer e menos do que você não quer: influenciadores digitais e cristianismo coach Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 15:45 Patrícia Simone do Prado Islamização do conhecimento como possibilidade dentro da transmoderidade Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 16:00 Wallace Soares da Cruz MILTON SCHWANTES E A FORMAÇÃO DE “BIBLISTAS ORGÂNICOS”: INTERFACES COM A CIÊNCIA PRÁTICA DA RELIGIÃO - CLAUDETE BEISE ULRICH
Aprovado CT-A Sala 207
ST1 - RELIGIÃO E MÚSICA
19/09/2023 14:00 RONALDO DE PAULA CAVALCANTE RELIGIOSIDADE POPULAR NO CANCIONEIRO BUARQUEANO Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 14:15 Silvério Leal Pessoa A RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE NA MÚSICA DE MILTON NASCIMENTO: Experiências sonoras e oceânicas. - Glaucio José Couri Machado
Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 14:45 Carlos Eduardo Brandão Calvani Nostalgia e retorno ao paraíso: a reconciliação de compositores com o tempo mítico de suas tradições religiosas Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 15:30 Caroline Julie da Rosa Cougo Mudanças na música gospel brasileira desde 1980 até a atualidade e suas inspirações estrangeiras Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 15:45 Bruno de Carvalho Rocha Apocalipse 16: entre o rap de Mensagem e o mercado Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 16:15 Waldney de Souza Rodrigues Costa Variações metodológicas da abordagem da Música como Religião: quadro geral e exemplos do gospel no Brasil Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:15 Joêzer Mendonça “Oração pelo Brasil”: expressões de patriotismo no hinário adventista Cantai ao Senhor (1963) - Priscila Aparecida Romero Derevecki
- Priscila Aparecida Romero Derevecki
Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:30 Felipe Marçal Anunciação A negação da dissonância musical na epistemologia adventista:uma negação instintiva das contaminações cognitivas em uma instituição fundamentalista Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:45 Maxwell Pinheiro Fajardo Tensões sobre ritmos musicais nos debates sobre a identidade das Assembleias de Deus no Brasil Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 15:30 Anna Paula Barreto Pedra Candomblé como música: a materialidade sonora dos blocos afro e afoxés da Bahia Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 15:45 ANTONIO PASSOS DE SOUZA “Ave Maria no morro” – rejeições, aderências e sentido religioso em uma canção popular Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 16:00 Daniel Rocha “Something that sounded evil”: imaginário bíblico e representações do mal nos primórdios do Black Sabbath Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 16:15 Fernando Rodrigues de Souza O lugar da música no Amidismo japonês: Considerações sobre os hinos na doutrina Jōdo Shinshū Aprovado H15 - Sala 111
ST2 - ECOLOGIA INTEGRAL: A TEOLOGIA CRISTÃ EM DIALOGO COM OUTROS SABERES
19/09/2023 14:05 Josi Mara Nolli Educação e ecologia da pessoa humana Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 14:30 Chrystiano Gomes Ferraz QUANTO MENOS, TANTO MAIS: HÁ NA LAUDATO SÍ’ UMA PROPOSTA DE DECRESCIMENTO? Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 14:55 Maria Teresa de Freitas Cardoso Considerações sobre Mestre Eckhart e Baruch Spinoza: desprendimento e causalidade em vista da ecoteologia Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 15:20 carlos estellita-lins Água de baixo, água de cima: toda água é benta Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 15:45 Everaldo dos Santos Mendes ESTADO, AMAZÔNIA E ECOPEDAGOGIA: A NOÇÃO DE POVO DE IGNACIO MARTÍN-BARÓ Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 16:10 Edilmar Cardoso Ribeiro Capuchinhos e Mapuche: evangelização, educação e colonização Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:05 Luiz Fernando Rangel A Exortação Pós-Sinodal Christus Vivit e a “Economia de Clara e Francisco” Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:30 Jean Luc Fobe ECOTEOLOGIA ASSOCIADA A JUSTIÇA SOCIAL: O ANO SABÁTICO DA TERRA Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:55 Danilo Rodrigues Dom Vicente Ferreira CSSR: uma voz pofética em meios aos desastres de Brumadinho MG Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 15:20 Matthias Grenzer Os peixes na reflexão ecoteológica da Bíblia Hebraica - Fernando Gross
Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 15:45 Andréia Durval Gripp Souza Cultura Digital e Ecologia Integral: distinções e intercessões pastorais Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 16:10 Antonio Dias Pereira Filho Um olhar sobre o relato integrado à luz da ecologia integral Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 16:35 Ariél Philippi Machado Educação integral da fé: pistas de um estilo de vida para as novas gerações Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:05 Alexandre da Silva ÉTICA INTERCULTURAL LATINO-AMERICANA: pressupostos para uma educação escolar. Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:30 Fabio Augusto Welter Pastoral da ecologia integral, crise ecológica no capitulo IV da Laudato Si e o projeto Plástico Zero Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:55 Clélia Peretti Ecologia e Pedagogia Decolonial: Itinerários pedagógicos para uma cidadania ecológica e ética Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 15:20 Kathleen Vieira BUSCA DE PERSPECTIVA PARA FALAR SOBRE SEXUALIDADE NA IGREJA Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 15:45 Kedma Aparecida Alves Soares COMO O ITINERÁRIO CATECUMENAL PODE AJUDAR A SUPERAR A CRISE AMBIENTAL? Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 16:10 Valdirlei Augusto Chiquito O SER HUMANO COMO SUJEITO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO NO PENSAMENTO DE EDITH STEIN Aprovado H15 - 07A
ST3 - FILOSOFIA DA RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Bruno Pinto de Albuquerque Sigmund Freud e a questão das cosmovisões científica e religiosa Aprovado H15 - 10
19/09/2023 14:15 Edilza Rodrigues Campelo da Silva O eidos platônico e a dialética dos mitos religiosos arquetípicos em Jung Aprovado H15 - 10
19/09/2023 14:30 Carlos Campelo da Silva J. G. HAMANN E A LOUCURA DA FÉ: UMA MENTE PERTURBADA OU UM PENSAMENTO PERTURBADOR? Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:15 Lucas Pereira da Silva Freitas A MANIFESTAÇÃO DA IDIOSSINCRASIA NO FENÔMENO RELIGIOSO E DA FÉ-RAZÃO NA PÓS-MODERNIDADE Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:30 Nelson Cortes Pacheco Junior O \\\'lugar\\\' na filosofia da religião: emergências fenomenológicas para o pensamento latino-americano Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:45 Renato Kirchner A abordagem da filosofia intercultural e o caso específico da filosofia andina Aprovado H15 - 10
19/09/2023 16:30 Tarek Chaher Kalaoun FALSAFA: UMA VISÃO GERAL DA FILOSOFIA MUÇULMANA Aprovado H15 - 10
19/09/2023 16:45 mohammad makdod O conceito de Deus: Uma Perspectiva da escola Ashʿarita Aprovado H15 - 10
19/09/2023 17:00 PHELIPE AUGUSTO SILVA SANTOS FILOSOFIA DA RELIGIÃO APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA: COMPREENSÃO E ENFRENTAMENTO DOS NOVOS FUNDAMENTALISMOS RELIGIOSOS Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:00 Pedro Mauricio Garcia Dotto A transposição platônica da psychagôgia no Fedro Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:15 Marco Antonio Chabbouh Junior O papel das entidades matemáticas para a metafísica do Platão intermediário Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:30 José Reinaldo Felipe Martins Filho “PARA ALÉM DO SOM”: A MÚSICA COMO RECURSO DE FORMAÇÃO DO ESPÍRITO E ASCESE EM SANTO AGOSTINHO - Gustavo Augusto da Silva
Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:15 Presley Henrique Martins No túmulo de Lázaro: perspectivas existenciais sobre a morte e a ressurreição na filosofia de Kierkegaard. Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:30 CARLOS EDUARDO CAVALCANTI ALVES “Amar a Deus por nada”: fé e sofrimento no mito de Jó segundo Kierkegaard e Ricœur Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:45 Jonas Roos Fé como cura para o desespero? Religião e existência a partir de A Doença para a Morte Aprovado H15 - 10
20/09/2023 16:30 JAMES VASCONCELLOS MESQUITA A CRÍTICA DE KIERKGAARD AO PANTEÍSMO DE HEGEL: A FÉ EM DEUS Aprovado H15 - 10
20/09/2023 16:45 Danilo Souza Mendes de Vasconcellos Introdução à filosofia da religião em Mark C. Taylor Aprovado H15 - 10
20/09/2023 17:00 THIAGO MARIZ ESTEVES DE SOUZA Em Busca da Verdade Divina: A Perspectiva Filosófica de Fulton Sheen sobre a Religião Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:00 Hélio Aparecido Teixeira O ALÉM-HUMANO EM FICHTE E NIETZSCHE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE DUAS VISÕES ANTROPOLÓGICAS DA MORAL Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:15 Ana Carolina Ferreira Sales Contribuições filosóficas dos estudos Nietzschianos para a Ciências da Religião Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:30 Jonas Rafael da Silva A religião em uma sociedade pós-secular Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:15 Luís Gabriel Provinciatto Os deuses, o poeta e a natureza: aspectos do sagrado em Heidegger, leitor de Hölderlin Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:30 Cicero Cunha Bezerra Poética do acontecimento: religião e filosofia na obra de J.D. Caputo. Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:45 Luiz Fernando Pires Dias A articulação entre fenomenologia e significância ética na formação da ideia de religião em Emmanuel Levinas. Aprovado H15 - 10
21/09/2023 16:30 Felipe de Queiroz Souto A crítica de Gianni Vattimo à bioética católica Aprovado H15 - 10
21/09/2023 16:45 Manoel Carlos Uchôa de Oliveira A noção autoimunitária de religião no pensamento de Jacques Derrida: uma análise do texto Aprovado H15 - 10
21/09/2023 17:00 Arlindo José Vicente Junior O desaparecimento dos rituais e Igreja Católica: fenomenologia da dor a partir de Byung-Chul Han Aprovado H15 - 10
ST4 - CAPITALISMO COMO RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Alberto da Silva Moreira BENJAMIN, CRISTIANISMO E CAPITALISMO PARASITÁRIO Aprovado H15 - 103
19/09/2023 14:20 Allan da Silva Coelho “Marxismo Quente” e Teologia na crítica do “Capitalismo como Religião” Aprovado H15 - 103
19/09/2023 14:40 AMALIA FONTE BASSO A influência do reencantamento pelo consumo no comportamento religioso contemporâneo. Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:00 André Vinicius Souza Castro NOTAS SOBRE O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO EM ADORNO E HORKHEIMER Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:20 Edevilson de Godoy Teoria mimética, desejo, capitalismo e religião Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:40 Flávia Ribeiro Amaro Imunidade tributária à templos de qualquer culto, liberdade religiosa e Mercado Religioso no Brasil Aprovado H15 - 103
19/09/2023 16:20 Francisca Jaquelini de Souza Viração \\\\\\\\\\\'Igrejas de Parede Preta\\\\\\\\\\\': a superestrutura evangélica do neoliberalismo? Aprovado H15 - 103
19/09/2023 16:40 Gefferson Silva da Silveira Educação e solidariedade: em busca de uma sociedade onde caibam todos Aprovado H15 - 103
19/09/2023 17:00 Idail dos Santos Costa VENDE TUDO O QUE TENS E DÁ-O AOS POBRES: O discipulado como pobreza em Dietrich Bonhoeffer. Aprovado H15 - 103
19/09/2023 17:20 JOAB MATOS DOS SANTOS DE SÃO LUCAS: ‘EMPREENDO, QUANDO CREIO’’ Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:00 Joabe Marques dos Anjos ENTRE ÁTOMO E PROSOPON: IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NA DINÂMICA DE UMA RELIGIÃO ESTETIZADA Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:20 Júlio Cezar Nascimento Morais IDOLATRIA AO MERCADO E A CONSEQUENTE IMAGEM FALSA DE SER HUMANO ENQUANTO “CAPITAL HUMANO” Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:40 JUNG MO SUNG Uma crítica transcendental da antropologia “teológica” de Hayek, que nega a noção de os direitos humanos. Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:00 Lauri Emilio Wirth Idolatria: um conceito teológico crítico ao sistema mundo emergente a partir do século XVI Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:20 Marcio Bernardi Daniel Lopez e a formação do humano neoliberal brasileiro: Uma crítica a partir de Antônio Gramsci Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:40 Mariana Luzia Oliveira Lima O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO E A CRISE AMBIENTAL Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:00 Neilson Xavier de Brito Capitalismo e religião: a democratização dos favores divinos Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:20 Welington de Freitas Gomes O conceito de idolatria no pensamento do missionário John A. Mackay Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:40 Wilhelm Wachholz ÉTICA ECONÔMICA NO PENSAMENTO TEOLÓGICO DO REFORMADOR PROTESTANTE MARTIM LUTERO Aprovado H15 - 103
ST5 - ÉTICA TEOLÓGICA E ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
19/09/2023 14:00 Aline Amaro da Silva Tecnologia para a humanidade: os desafios das tecnologias digitais para um humanismo integral Aprovado H15 - 104
19/09/2023 14:30 André Luiz Boccato de Almeida Teologia, Ética e Consciência. Um diálogo educativo a partir de Tomás de Aquino e Paulo Freire. Aprovado H15 - 104
19/09/2023 15:00 Lúcia Eliza Ferreira da Silva Albuquerque CATOLICISMO E ESCRAVOS NO BRASIL COLÔNIA: UMA REFLEXÃO ÉTICO-TEOLÓGICA SOBRE AS RAÍZES DO RACISMO BRASILEIRO Aprovado H15 - 104
19/09/2023 15:30 Everton Brunaikovics Georgetti Juventudes e formação da consciência: uma análise teológica sobre os desafios contemporâneos Aprovado H15 - 104
19/09/2023 16:00 Patricia Carneiro de Paula A ética em Gálatas 3,28 “Não há homem nem mulher” pelo pensamento de Elisabeth Schüssler Fiorenza Aprovado H15 - 104
20/09/2023 14:00 Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes ÉTICA RELIGIOSA VERSUS ÉTICA EVANGÉLICA: UMA ANÁLISE DA PRÁXIS DE JESUS À LUZ DE JOSÉ MARIA CASTILLO Aprovado H15 - 104
20/09/2023 14:30 Ana Paula Mota Ribeiro Tavares INTOLERANCIA RELIGIOSA E AS CONSEQUENCIAS NA HARMONIA SOCIAL Aprovado H15 - 104
20/09/2023 15:00 Jerônimo Lauricio de Souza Oliveira A ética personalista e conjugal na obra Amor e Responsabilidade de Karol Wojtyla Aprovado H15 - 104
20/09/2023 15:30 Rita de Cassia Mendes Alvares De uma ética que mobiliza o desejo: da escuta psicanalítica que tensiona o mal estar Aprovado H15 - 104
20/09/2023 16:00 Vilk Junio ELEMENTOS DE ANTROPOLOGIA NO MAGISTÉRIO DO PAPA FRANCISCO: FÉ, AMOR E VERDADE Aprovado H15 - 104
21/09/2023 14:00 ANTONIO CLAUDIO BORGES DIAS A PERSPECTIVA ÉTICA COMO COMPETÊNCIA TRANSVERSAL NA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO ENSINO RELIGIOSO Aprovado H15 - 104
21/09/2023 14:30 Elio Estanislau Gasda Neoliberalismo e ditadura do capital segundo Papa Francisco Aprovado H15 - 104
21/09/2023 15:00 Valério Guilherme Schaper Modos Alimentares e Sindemias - Um desafio para a ética cristã Aprovado H15 - 104
21/09/2023 15:30 Claudio Araujo Machado Um panorama da justiça social dos profetas ao Sermão do Monte em Mateus Aprovado H15 - 104
ST6 - INTERFACES E DISCURSOS NO (CON)TEXTO DA COSMOVISÃO, D. HUMANOS, FORMAÇÃO E ECOLOGIA
20/09/2023 14:00 Andrew Bernardo Corrêa DISCUSSÕES E POTENCIALIDADES DOS PATRIMÔNIOS RELIGIOSO JESUÍTICO E INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL (DOS SÉCULOS XVI AO XVIII) - EULER RENATO WESTPHAL
- Roberta Barros Meira
Aprovado H15 - 105
20/09/2023 14:30 Franklin Wylliam Bittencourt Melo Uma interface entre o pensamento pós moderno e a cosmovisão cristã Aprovado H15 - 105
20/09/2023 15:00 MICHELE JANENE KARIGYO Direito e Teologia: o papel da igreja na promoção dos Direitos Humanos Aprovado H15 - 105
20/09/2023 15:30 Thiago Antunes dos Santos A COSMOVISÃO CRISTÃ E A HIPERMODERNIDADE: A IMPORTÂNCIA DO SIGNIFICADO PARA O CRISTIANISMO Aprovado H15 - 105
20/09/2023 16:00 Gleyds Silva Domingues PRESSUPOSTOS COSMOVISIONAIS COMO BASE DO POSICIONAMENTO HUMANO DIANTE DA QUESTÃO “QUEM EU SOU” Aprovado H15 - 105
21/09/2023 14:00 SINVALDO SANTOS DE QUEIROZ TEOLOGIA DO CUIDADO: UMA PERSPECTIVA BÍBLICA, ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL - Daniel Silva
- Pablo Rafael Henrique de Freitas Câmara
Aprovado H15 - 105
21/09/2023 14:30 Helton Thyers Melo Oliveira A palavra-corpo-floresta na etnografia sensível de Eliane Brum Aprovado H15 - 105
21/09/2023 15:00 Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle Comunidades Quilombolas no Sertão do São Francisco: Turismo Religioso, Identidade e Patrimônio - Elidomar da Silva Alcoforado
Aprovado H15 - 105
21/09/2023 15:30 Wander de Lara Proença EVANGÉLICOS E AS QUESTÕES ECOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TEOLÓGICO Aprovado H15 - 105
21/09/2023 16:00 denise martins americo de souza APONTAMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DE ENSINO TEOLÓGICO HUMANIZADO - Jacqueline Ziroldo
Aprovado H15 - 105
ST7 - EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 André Valva Explorando símbolos religiosos: desenvolvimento de uma abordagem geertziana para análise de textos religiosos antigos. Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:15 Eduardo Sales de Lima QUANDO O LAICO SE TORNA DOGMÁTICO: Pensar outra Epistemologias para o Ensino Religioso Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:30 Gustavo Cesar Ojeda Baez Bases teóricas, caminhos etnográficos e epistemologia das Ciências das Religiões Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:45 Jandher Custódio Gomes Reduzindo Fronteiras: Um estudo sobre a Divulgação Científica em Ciência da Religião Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:00 LUIS JORGE LIRA NETO As teorias concorrentes da origem da religião de Tylor e de Durkheim: uma análise bourdieuana. Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:15 Márcia Maria Enéas Costa 1923-2023: Cem anos da Ciências das Religiões na Itália Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:30 Maurílio Ribeiro da Silva A tradição normativa da Psiquiatria nos estudos científicos da religião no Brasil Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:45 NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR A contribuição da Ciência da Religião para a definição de religião em contextos normativos Aprovado H15 - 108
19/09/2023 16:00 Tatiane Aparecida de Almeida EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO: uma reflexão sobre as noção de disciplinaridade Aprovado H15 - 108
ST8 - NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS
19/09/2023 14:10 Silas Guerriero Novos ares do espiritismo: do moralismo xavieriano ao individualismo novaerista Aprovado H15 - 109
19/09/2023 14:35 Fábio Leandro Stern Religião e humor na Nova Era: um estudo de caso da página Humor New Age Aprovado H15 - 109
19/09/2023 15:00 Ricardo Toshio Bueno Hida POSICIONAMENTO POLÍTICO DO MOVIMENTO DA NOVA ERA NO BRASIL: O CASO DE LUIZ ANTONIO GASPARETTO - Fábio Leandro Stern
Aprovado H15 - 109
19/09/2023 15:50 Paulo Sérgio de Souza ESPIRITUALIDADE NO ENEAGRAMA: CAMINHOS PELA FENOMENOLOGIA Aprovado H15 - 109
19/09/2023 16:15 Kevin Willian Kossar Furtado Hábitos de leitura e estratégias de contato de sannyasins brasileiros com o legado oshiano Aprovado H15 - 109
19/09/2023 16:40 Pamela Siegel AMÉRICA LATINA: NOVO BERÇO ESPIRITUAL DO MUNDO NA NOVA ERA DE AQUÁRIO Aprovado H15 - 109
20/09/2023 14:10 Omar Lucas Perrout Fortes de Sales Ateísmo hermenêutico: apontamentos desde pesquisa realizada com programas de pós-graduação em Ciências da Religião no Brasil. - Clovis Ecco
Aprovado H15 - 109
20/09/2023 14:35 CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ PESSOAS SEM RELIGÃO COM CRENÇA: A DESCONTINUIDADE NA TRANSMISSÃO DA TRADIÇÃO E A RECOMPOSIÇÃO DA MEMÓRIA RELIGIOSA Aprovado H15 - 109
20/09/2023 15:00 Flávio Lages Rodrigues O ROCK E A ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA NA SOCIALIZAÇÃO DOS/AS ROQUEIROS/AS SEM RELIGIÃO Aprovado H15 - 109
20/09/2023 15:50 Marta Bonach Gomes Cora Coralina: reescrevendo a literatura feminina à luz das novas concepções culturais e religiosas Aprovado H15 - 109
20/09/2023 16:15 Marcelo Ferreira Cardoso O MEME RELIGIOSO DE DAWKINS PELA ÓTICA DA MEMÓRIA DE MAURICE HALBWACHS Aprovado H15 - 109
20/09/2023 16:40 Messias José dos Santos Uma Proposta de Mudança Para Igreja Evangélica Atual em Face ao Crescimento dos Desigrejados Aprovado H15 - 109
21/09/2023 14:10 FLAVIO AUGUSTO SENRA RIBEIRO Perfil das pesquisas pós-graduadas sobre pessoas sem religião Aprovado H15 - 109
21/09/2023 14:35 Leandro Evangelista Silva Castro Religião vivida e o estudo de pessoas sem religião com crença: uma proposta teórico-metodológica Aprovado H15 - 109
21/09/2023 15:00 Paulo Vinícius Faria Pereira \"Onde estão os sem-religião?\" Um levantamento do perfil sociorreligioso de jovens estudantes de Betim Aprovado H15 - 109
21/09/2023 15:50 Milene Costa dos Santos Qualidade humana profunda: leitura simbólica sem epistemologia mítica dos sete sinais no evangelho de João Aprovado H15 - 109
21/09/2023 16:15 Thais Fernandes do Amaral DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA AXIOLÓGICA DE MARIA CORBI E A PRÁTICA CINÉFILA EM UM GRUPO FOCAL - Uma Análise Aprovado H15 - 109
21/09/2023 16:40 Jonathan Félix de Souza ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS SOBRE ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA Aprovado H15 - 109
ST9 - MÍSTICA E ESPIRITUALIDADES
19/09/2023 14:00 Edson Fernando de Almeida Do giro místico do protestantismo ao giro protestante da mística Aprovado H15 - 110
19/09/2023 14:20 André Anéas A fenomenologia da Vida de Michel Henry: a face mais radical da teomística Aprovado H15 - 110
19/09/2023 14:40 Brasil Fernandes de Barros Neurociência da Religião e mística: uma verdade última? Aprovado H15 - 110
19/09/2023 15:20 Adriel de Oliveira Rizzo Mística Contemporânea em Thomas Merton: Análise de \"A Igreja e o Mundo sem Deus\" Aprovado H15 - 110
19/09/2023 15:40 Antonio Audelino Correa Filho O sagrado e o profano numa congregação católica: uma análise na chave de Eliade Aprovado H15 - 110
19/09/2023 16:00 Allexsandro Martins Valente Da caridade ao Perdão: um caminho espiritual. Aprovado H15 - 110
19/09/2023 16:40 Ana Beatriz de Andrade Borba Delgado A Carência do Mito no Século XX e seu Impacto na Construção da Identidade Cultural no Ocidente Aprovado H15 - 110
19/09/2023 17:00 Daniel Antonio do Carmo Da Mística à Magia: uma análise fenomenológica da religiosidade popular latino-americana Aprovado H15 - 110
19/09/2023 17:20 Valdirene Maria da Silva Espiritualidade devocional e mercadoria: O caso da Medalha Milagrosa - José Afonso Chaves
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:00 Breno Martins Campos \\\\\'A graça continua\\\\\': o riso como crítica da religião em “Deus segundo Laerte” - Ceci Maria Costa Baptista Mariani
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:20 Lúcia Pedrosa-Pádua Mística amazônica: estudo de uma experiência yanomami Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:40 MARIA LUCIA GOMES DOS PRAZERES MORRO DA CONCEIÇÃO: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:00 JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS REGRA DOS CLÉRIGOS: MÍSTICA EDUCATIVA DE SANTO UBALDO DE GÚBBIO E PADRE CÍCERO DE JUAZEIRO Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:00 JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS A REGRA DOS CLÉRIGOS: MÍSTICA EDUCATIVA DE SANTO UBALDO DE GÚBBIO E PADRE CÍCERO DE JUAZEIRO. Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:20 ANDERSON MOURA AMORIM MÍSTICA MARIAL NA IRMANDADE DA BOA MORTE DE CACHOEIRA: Maria, ícone humano do mistério Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:00 Letícia de Morais Medeiros Mística teresiana: uma análise do escrito Exclamações da Alma a Deus de Teresa de Jesus. Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:20 Ítalo Prado Araújo Helvécio O aspecto mediador do eros no Cântico Espiritual de Juan de la Cruz Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:40 JOSE DIOGENES DIAS GONCALVES Experiências de liberdade: Johann Baptist Metz e a autoridade dos sofredores na mística de Edith Stein - Sergio Ovidio Wermelinger Goulart
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 17:00 Benedito Tadeu dos Santos Maria, Mãe de Deus, Mãe da humanidade: uma Espiritualidade Mariana Ecumênica. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:00 Carlos Frederico Barboza de Souza Hermenêutica fundamentalista e hermenêutica mística: Um estudo sobre a leitura literalista de Wahhab e Ibn Arabi Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:20 Maria José Caldeira do Amaral A Intuição Mística em Clarice Lispector: o It e a Coisa na mudez da palavra de Deus. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:40 Caio Henrique Esponton SANTO AGOSTINHO: A DEFICIÊNCIA ONTOLÓGICA DO SER HUMANO COMO PRESSUPOSTO DA BUSCA POR DEUS Aprovado H15 - 110
21/09/2023 15:20 Drance Elias da Silva ESPIRITUALIDADE DE LIBERTAÇÃO: a pessoa humana como pressuposto da mensagem cristã Aprovado H15 - 110
21/09/2023 15:40 Patricia Helena Coimbra A recepção feminina da espiritualidade inaciana por Cândida Maria de Jesus e sua atuação na educação. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 16:00 Marcos Antonio Radaelli de Melo A espiritualidade inaciano na iniciação à vida crista Aprovado H15 - 110
21/09/2023 16:20 Eduardo Pessoa Cavalcante E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? POR UMA ESPIRITUALIDADE EM BUSCA DE SENTIDO Aprovado H15 - 110
ST10 - O ENCONTRO DAS RELIGIÕES NO ESPAÇO PÚBLICO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO
19/09/2023 14:00 André Gustavo Di Fiore Redescobrir o Espírito em tempos hipermodernos: evangelizar a partir de uma teologia do sentido pneumoderivada Aprovado H15 - 112
19/09/2023 14:30 André Luiz Rossi A possibilidade de encontro do catolicismo com outras religiões segundo os princípios polares de Francisco. Aprovado H15 - 112
19/09/2023 15:00 ANTONIO GENIVALDO CORDEIRO DE OLIVEIRA Convergências do pensamento de Raimundo Panikkar e José Comblin sobre o pluralismo e o diálogo interreligioso Aprovado H15 - 112
19/09/2023 15:30 Carlos Ribeiro Caldas Filho Encontros e desencontros entre religiões em \"Tenda dos Milagres\", de Jorge Amado Aprovado H15 - 112
19/09/2023 16:00 Emerson de Almeida Amaral PAPA FRANCISCO E O CONSUMISMO, UM DESAFIO PARA A EVANGELIZAÇÃO. Aprovado H15 - 112
19/09/2023 16:30 Marcelo Luiz Machado Cenários retrotópicos: a missão pastoral de Álvaro Negromonte no movimento catequético brasileiro Aprovado H15 - 112
20/09/2023 14:00 Gean Filipe Silva Tavares DO BENIN PARA BELÉM: Um estudo sobre imigrantes africanos, suas práticas religiosas e identitárias Aprovado H15 - 112
20/09/2023 14:30 José Heitor Vasconcelos de Menezes A comunicação eclesial no caminho do CELAM: de Medellín a Aparecida Aprovado H15 - 112
20/09/2023 15:00 Leonardo Henrique de Souza Silva Protestantismo e revolução: simetrias semânticas na imprensa ultramontana - Brasil, segunda metade dos oitocentos Aprovado H15 - 112
20/09/2023 15:30 Maurício de Aquino As pinturas murais da Catedral de Jacarezinho no contexto da história sociocultural e eclesiástica dos anos 1950 - Victor Augusto Costa
Aprovado H15 - 112
20/09/2023 16:00 NEY DE SOUZA Teologia em Diálogo. A difícil arte de se relacionar com a sociedade contemporânea Aprovado H15 - 112
20/09/2023 16:30 Gerliani Lucas Moreira A abordagem multiculturalista na educação e suas repercussões no ensino das religiões de matriz africana Aprovado H15 - 112
21/09/2023 14:00 Paulo Sérgio Lopes Gonçalves A diversidade religiosa segundo a perspectiva filosófica de Xavier Zubiri Aprovado H15 - 112
21/09/2023 14:30 Renê Augusto Vilela da Silva A Ordem do Carmo no Brasil uma presença de evangelização Aprovado H15 - 112
21/09/2023 15:00 Tiago Cosmo da Silva Dias O JANSENISMO CONTEMPORÂNEO: UM DESAFIO LATENTE À RECEPÇÃO DO CONCÍLIO VATICANO II Aprovado H15 - 112
21/09/2023 15:30 Verônica Inaciola Costa Farias da Cruz Rituais das Folias de Reis: uma tradição religiosa com suas narrativas de milagres na contemporaneidade Aprovado H15 - 112
21/09/2023 16:00 ROSSANO WESLLEY DE LUNA SILVA Laicidade em Charles Taylor: Uma análise sobre a valorização e promoção da diversidade religiosa Aprovado H15 - 112
ST11 - ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E SAÚDE: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E NOVOS CENÁRIOS
19/09/2023 14:00 Blanches de Paula A compaixão como promotora da saúde nas concepções cristã e budista - Felipe Donadon
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 14:20 Camila André de Souza Concepção de morte a partir dos documentos do Concílio Vaticano II: análise psicológica e antropológica Aprovado H15 - 202
19/09/2023 14:40 Carolina Barbosa Silva Burnout Pastoral: que não se apague a chama Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:00 CASSIANO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA PRODUÇÃO DE SENTIDO E EXPERIÊNCIA DE COPING ESPIRITUAL/RELIGIOSO POR MÉDICOS INFECTOLOGISTAS NA PANDEMIA DE COVID-19 Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:20 Cristiano de Siqueira Mariella A espiritualidade saudável como caminho de redução do estresse laboral Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:40 Eva Gislane Barbosa O valor do cuidado espiritual em tempos de fragilidade da COVID 19. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:00 FABIANA DE FARIA ESPIRITUALIDADE E SAÚDE – O Cultivo da Qualidade Humana Profunda em uma paciente sem-religião. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:20 Fabiana Torres Xavier Sobrecarga de Cuidado e Necessidades Espirituais Junto à Cuidadoras(es) de Pessoas com Deficiência Intelectual. - Mary Rute Gomes Esperandio
- Sofia Roesner
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:40 HUGO LEONARDO BRANDÃO NEUROTEOLOGIA (NEURORELIGIÃO): COMO O USO DE IBOGAÍNA NO TRATO DE DEPENDENTES QUÍMICOS PODE APROXIMÁ-LOS DE DEUS. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:00 Itamar Marques da Silva BIOÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA DE LUTERO - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:20 Jorge Gomes de Oliveira Neto Inteligência Espiritual: Um Estudo Sob a Ótica de Psicólogas(os) Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:40 Karina Kosicki Bellotti Saúde mental e emocional na mídia impressa adventista – as diversas facetas do autodomínio Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:00 Lilian Palhares Mundim A espiritualidade como recurso terapêutico no tratamento de patologias contemporâneas. Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:20 Lorenzo Lago Conspiritualidade: a convergência de espiritualidade e teorias da conspiração no campo da saúde - Rosemary Francisca Neves Silva
- Rosemary Francisca Neves Silva
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:40 Luciely Santos do Nascimento INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE E DA ESPIRITUALIDADE NA ACEITAÇÃO DA DOENÇA E TRATAMENTO ONCOLÓGICO Aprovado H15 - 202
20/09/2023 15:00 Marcelo Leandro de Campos Constelações Familiares e saúde emocional: os discursos do embate entre ciência e espiritualidade Aprovado H15 - 202
20/09/2023 15:20 Mariana de Carvalho Ilheo A institucionalização do benzimento como medicina alternativa no contexto brasileiro Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:00 Michel Eriton Quintas A moral teônoma nos cuidados em saúde - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:20 Michel Procópio Miranda A espiritualidade e a religiosidade nos cuidados paliativos. - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:40 René Dentz O real, a singularidade e a espiritualidade em tempos pós-modernos Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:00 Rosane Göerg Oriques Teologia,Espiritualidade e Psicologia Analítica Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:20 Rosane Silva de Souza Cysneiros Espiritualidade e religiosidade na promoção da saúde mental de mulheres vítimas de violência psicológica Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:40 Selomite Dias Dos Santos A RELIGIÃO COMO UM CANAL DE SUPERAÇÃO PARA AS CRISES EMOCIONAIS Aprovado H15 - 202
ST12 - A INTERDISCIPLINARIDADE DA VIVÊNCIA E DISCURSO LITÚRGICO-SACRAMENTAL
20/09/2023 14:00 Anderson Batista Monteiro A redescoberta da “história da salvação” como categoria fundamental dos atos litúrgicos e práticos da Igreja Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 Arthur Carvalho Moraes Byung-Chul Han e o rito litúrgico: a contribuição do pensamento de Byung-Chul Han na reflexão litúrgico-teológica Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 DANIEL CARVALHO DA SILVA Romaria dos Mártires da Caminhada: um sacramento da penitência próprio da Amazônia? Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 Washington da Silva Paranhos Linhas contemporâneas de reflexão litúrgico-sacramental Aprovado H15 - 201
INSCRIÇÕES
INVESTIMENTO

Inscrições encerradas!
Evento Presencial e Online, acessível somente para pessoas inscritas no Congresso.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS

Ao me cadastrar para participação dos Congressos Anptecre, aceito compartilhar os meus dados pessoais e confirmo estar ciente de todos  os Termos de Uso de Dados da Anptecre para gerenciamento de seus eventos, conforme os termos descritos abaixo:

A) Armazenamento dos dados:

1. Estou ciente que os meus dados serão preservados pela Anptecre, para gestão do Congresso no qual me inscrevi e para futuros eventos que a instituição promova.

2. Os dados permanecerão salvos em segurança no banco de dados online contratado pela instituição (HostGator), que conta com conexão segura validada por selo de segurança SSL e monitoramento contra invasão de Malwares.

B) Utilização dos dados:

O uso do meu nome completo, CPF, e-mail e endereço se destinam exclusivamente para gestão do evento e poderão ser utilizados para:
- Geração de boletos, recibos e comprovantes;
- Controle de presença no evento.

O uso do meu nome completo:
- Emissão de Crachás, Credenciais e Certificados;
- Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, físicos ou digitais;
- Divulgação pública no site do Congresso, sobre a aprovação de sua proposta de comunicação enviada.

C) Compartilhamento e divulgação dos dos dados:

Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa ou instituição, exceto se faça estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, nas situações abaixo:
Geração de boletos: Banco Bradesco e PayPal
Transmissão online e controle de presença digital: Zoom

D) Comunicação e contato:

Aceito o contato por e-mail, apenas para envio de mensagens de login, senha, boletos, comprovantes, certificados, ajuda ao usuário e notificações do sistema de evento, com comunicados expressamente voltados para informações relevantes ao evento no qual me inscrevi, excluindo o envio de propagandas diferentes desta natureza.
O contato por telefone estará autorizado, somente se houver minha autorização expressa.
Autorizo o envio por e-mail de qualquer atualização nos Termos de Uso de Dados e poderei pedir o meu descadastramento, se  não concordar mais com novas políticas adotadas.

E) Exclusão dos dados:

Tenho ciência que poderei pedir a exclusão dos meus dados a qualquer momento e que ao solicitar, não poderei mais participar dos eventos da instituição.
A solicitação da exclusão dos dados, não concede o direito de reembolso do pagamento da taxa de inscrição.

TERMOS DE ACEITE PARA PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO


Termos de aceite para participação no 9º Congresso Nacional da Anptecre:

1) Estou ciente que o Congresso será realizado por meio híbrido, presencial e com transmissão online e somente inscritos com a inscrição paga, terão acesso.

2) Na modalidade de inscrição paga, após a quitação do boleto, não terei direito à devolução do valor pago em caso de desistência;

3) Autorizo o envio de e-mails com informações exclusivamente direcionadas à realização do Congresso;

4) Autorizo a utilização dos meus dados pessoais para geração do boleto de inscrição, juntamente com o Banco Bradesco ou PayPal;

5) Caso eu utilize câmera e ou microfone durante a transmissão e ative os equipamentos ou participe durante alguma plenária presencial, concedo o uso da minha imagem e voz, sem fins comerciais, expressamente autorizado pelo o que segue:

a) Utilização e a publicação de minha imagem/foto/áudio nas redes sociais da Anptecre;

b) Gravação do 9º Congresso Nacional da Anptecre, que ocorrerá de maneira online, dos dias 19 a 21 de Setembro de 2023;

c) Publicação das gravações mencionadas no item b acima, em anais digitais (se houver) e publicação no hotsite do Congresso ou site da Anptecre. As publicações serão de de acesso aberto, não havendo portanto, previsão de qualquer pagamento de direitos autorais.

INVESTIMENTO

Modalidade: Presencial ou Online

Estudantes:
R$ 80,00 (até o dia 20 de julho)
R$ 100,00 (depois de 20 de julho)

Professores:
R$ 200,00 (até o dia 20 de julho)
R$ 220,00 (depois de 20 de julho)

Público em geral:
R$ 150,00 (até 20 de julho)
R$ 170,00 (depois de 20 de julho)

Todo participante terá direito ao Certificado de participação no Congresso e na apresentação de trabalhos.
Evento Presencial e Online, acessível somente para pessoas inscritas no Congresso.

Acesse o Auditório Virtual para participar online:
AUDITÓRIO VIRTUAL
COMUNICAÇÕES
ANAIS E CADERNO DE RESUMOS

Acesse pelos links abaixo as edições digitais:

IX Congresso da ANPTECRE
A Religiao na America Latina e Caribe: conceitos, relaçoes e perspectivas

ISSN: 2175-9685

>>> ANAIS DO CONGRESSO DA ANPTECRE - GTs <<<

>>> ANAIS DO CONGRESSO DA ANPTECRE - STs <<<

>>> CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO DA ANPTECRE <<< 2ª Versão - atualizada

GTS E STS

ATENÇÃO: As apresentações das comunicações serão realizadas de modo híbrido, poderão ser feitas presencial ou virtualmente, à escolha do comunicador.

GT 1: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
GT 2: RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO
GT 3: ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO
GT 4: GÊNERO E RELIGIÃO
GT 5: PESQUISA BÍBLICA
GT 6: PAUL TILLICH
GT 7: TEOLOGIA(S) DA LIBERTAÇÃO
GT 8: TEOLOGIA SISTEMÁTICA: QUESTÕES EMERGENTES
GT 9: CULTURA VISUAL E RELIGIÃO
GT 10: CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA, RELIGIÃO E ECOTEOLOGIA
GT 11: RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO 
GT 12: PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS
GT 13: RELIGIÕES E FIOSOFIAS DA ÍNDIA

ST 1: RELIGIÃO E MÚSICA
ST 2: ECOLOGIA INTEGRAL: A TEOLOGIA CRISTÃ EM DIALOGO COM OUTROS SABERES
ST 3: FILOSOFIA DA RELIGIÃO
ST 4: CAPITALISMO COMO RELIGIÃO
ST 5: ÉTICA TEOLÓGICA E ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
ST 6: INTERFACES E DISCURSOS NO (CON)TEXTO DA COSMOVISÃO, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO E ECOLOGIA
ST 7: EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO
ST 8: NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS
ST 9: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADES
ST 10: O ENCONTRO DAS RELIGIÕES NO ESPAÇO PÚBLICO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO
ST 11: ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E SAÚDE:  PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E NOVOS CENÁRIOS
ST 12: A INTERDISCIPLINARIDADE DA VIVÊNCIA E DISCURSO LITÚRGICO-SACRAMENTAL

EMENTAS GTS

GT 1: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO

Elisa Rodrigues (UFJF)
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (IPFER)
Andréa Silveira de Souza (UFJF)
Lusival Antônio Barcellos (UFPB)
Laude Brandenburg (EST)

Este Grupo de Trabalho organiza estudos e pesquisas sobre a relação entre educação, cultura e religião, um campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Ciências da Religião e Teologia e, em especial, de Ciências da Religião Aplicada. Com perspectiva interdisciplinar, a intenção deste GT é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem em espaços de formação e de ensino. Esse núcleo abrange temas como religião como objeto de estudo, ensino religioso, ensino sobre religião em ambientes escolares, religião nos currículos escolares, educação e religião na esfera pública, diversidades religiosas e étnico-culturais, formação inicial e continuada para o ensino sobre religião, metodologias e subsídios pedagógicos para o ensino sobre religião. Tais eixos visam o debate e o desenvolvimento do conhecimento sobre o tema religião e educação, bem como a socialização dos resultados e da produção desse campo para a educação brasileira. Objetiva-se com essa discussão a compreensão, a transformação e a consolidação de práticas e políticas educacionais relacionadas ao fenômeno religioso, aqui, apresentadas como plataformas para a formação de cidadãos e cidadãs cientes de seus direitos e deveres.


GT 2: RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Paulo Augusto de Souza Nogueira (PUC-CAMPINAS)
José Adriano Filho (UNIDA)
Douglas da Conceição (UEPA)
Márcio Cappelli (PUC-CAMPINAS)
Cesar Carbullanca Nuñes (PUC-Chile)

A religião é parte constitutiva das primeiras formas de expressão da cultura, presente em antigos sepultamentos adornados simbolicamente, nas estatuetas portáteis de deusas, nas pinturas rupestres, entre outras manifestações pré-históricas. Diferentes abordagens científicas concordam com o fato de que estas formas simbólicas religiosas estão intrinsecamente relacionadas com as primeiras articulações da linguagem. A parceria entre linguagem e religião é, portanto, fundamental para entender as implicações de uma em relação à outra e para compreender como a religião se manifesta como texto, estruturada e traduzida em muitas formas de linguagem em relação: ritos, símbolos, narrativas, cultura visual, entre outros. Este GT pretende oferecer um fórum para a discussão de questões teóricas referentes ao papel dos símbolos, narrativas e sistemas religiosos na criação de sentido, sistemas comunicativos complexos e universos poéticos. Serão abordadas também análises de obras literárias, míticas, imagéticas, gestuais, em perspectiva da semiótica, da hermenêutica, da crítica literária, entre outras.


GT 3: ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO

Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)
Claudio de Oliveira Ribeiro
Roberlei Panasiewicz (PUC-MG)
Maria Cecília Simões (UFJF)

Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, acreditamos estar frente a uma grande oportunidade para o diálogo entre as diversas religiões. Sem renegar ou desconhecer o que há de único e irrevogável em cada religião, trata-se de perceber, no convívio com a diversidade, o que é essencial em cada tradição e, portanto, de manifestar um dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões. Incluem-se nessa espiritualidade aquelas expressões laicas e sem deus e o diálogo inter-religioso que elas todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões para com a paz mundial. O Grupo de Trabalho está aberto ao debate de pesquisas sobre a aplicação da espiritualidade no cotidiano; aos estágios do desenvolvimento da experiência espiritual e a função da meditação, bem como sobre os desvios do comportamento supersticioso e do misticismo. Estuda a pluralidade religiosa atual e tendências de diálogo na contemporaneidade. Esperamos, com tais discussões, propor respostas para aqueles que negam qualquer validade da religião na sociedade contemporânea, e, talvez, o caminho para uma nova compreensão da religiosidade, que se contraponha ao flagrante fundamentalismo religioso de nossos dias. O GT, com foco nas Espiritualidades, Pluralidades e Diálogos, pretende subsidiar assim, teoricamente, as práticas de diálogo inter-religioso que vêm sendo ensaiadas com apoio dos Programas de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, no sentido de verificar a plausibilidade de uma mística comum e transreligiosa para o nosso tempo de transformações axiais.


GT 4: GÊNERO E RELIGIÃO

Ivoni Richter Reimer (PUC-GO)
Sandra Duarte de Souza (UMESP)
André S. Musskopf (UFJF)
Carolina Bezerra de Souza (EST)

Na última década as questões de gênero ocuparam um lugar central nas discussões e eventos políticos determinando grandemente os rumos dos processos vivenciados no âmbito do Estado brasileiro e que afetam diretamente a população em seu cotidiano. Determinados discursos e práticas religiosas potencializaram a precarização dos direitos e das condições de vida das mulheres e população LGBTQIA+. A Pandemia de COVID-19 evidenciou de maneira ainda mais dramática os prejuízos da aliança entre religião e política para a democracia, especialmente quando são acionadas questões morais relacionadas a gênero e sexualidade. Seguir discutindo e aprofundando os estudos e análises nesse campo são fundamentais para entender os processos vivenciados na atualidade e construir alternativas de justiça e paz. Além de trabalhos e pesquisas no amplo campo da relação entre gênero e religião, o GT pretende colocar em discussão e incentiva o envio de propostas que reflitam sobre a articulação entre religião, política e gênero.


GT 5: PESQUISA BÍBLICA

Luiz Alexandre Solano Rossi (PUC-PR)
Valmor da Silva (PUC-GO)
João Luiz Correia Júnior (UNICAP)

A pesquisa bíblica, ao mesmo tempo em que constitui um ramo específico e especializado dos estudos da teologia e da ciência da religião, implica na abordagem do texto bíblico sob vários aspectos. Ligados à exegese bíblica: os passos metodológicos das ciências bíblicas, os desafios da tradução e as ferramentas disponíveis para esta tarefa, os vários aspectos do contexto (social, cultural, histórico, político, ideológico, religioso) em que os textos bíblicos surgiram, estudo de textos paralelos e contemporâneos aos textos bíblicos, a teologia bíblica. Ligados à hermenêutica: o texto bíblico como resposta a situações de violência, injustiça, desigualdade e dominação; estratégias anti-imperialistas e anticolonialistas nos textos bíblicos, mediações para apropriação e aplicação dos textos bíblicos. Estas várias faces da exegese e da hermenêutica do texto bíblico se subdividem em três linhas de pesquisa: a) Ciências bíblicas: teoria e prática; b) Tradução da Bíblia no Brasil; c) Leituras libertadoras (antiimperialistas e anticolonialistas) da Bíblia.


GT 6: PAUL TILLICH

Joe Marçal G. Santos (UFS)
Vitor Chaves de Souza (UFPB)
Eduardo Gross (UFJF)

O Grupo de Trabalho Paul Tillich objetiva reunir pesquisadores interessados na obra do autor que lhe empresta o nome, assim como nas repercussões que ela alcança, especialmente a atualidade do seu pensamento. Tillich é considerado um dos mais importan tes teólogos do século XX, tendo contribuído especialmente na reflexão sobre a necessidade de se compreender a religião em interação com a cultura em geral. Nesse sentido, trata-se de uma abordagem que tematiza explicitamente a religião e simultaneamente se abre para o diálogo com diferentes disciplinas acadêmicas, como artes, ciência política, psicologia, história, ciências naturais e, de modo particularmente importante, filosofia. O GT pretende ser um espaço em que esta variedade temática presente na obra do próprio autor se mostre a partir de pesquisas contemporâneas que o tenham, total ou parcialmente, como referência. O GT resgata uma história de debates e pesquisas relacionada com a Associação Paul Tillich do Brasil, além de grupos de pesquisa em diversas instituições - e pretende auxiliar no fortalecimento destes e na visibilidade que as pesquisas sobre Tillich merecem no campo dos estudos teológicos e de ciências da religião brasileiros. Em 2021, gostaríamos de renovar o foco em sua proposta de uma Teologia da Cultura, lembrando os cem anos da conferência inaugural deTillich: “Sobre a ideia de uma teologia da cultura” (1919), cujo processo de rememoração foi obscurecido em função das dificuldades em organizar eventos durante o período de pandemia.   


GT 7: TEOLOGIA(S) DA LIBERTAÇÃO

Paulo Agostinho N. Baptista – (PUC Minas)
Alberto Moreira da Silva – (PUC-Goiás)
Sinivaldo Tavares – (FAJE/MG)
Agenor Brighenti – (PUC Paraná)
Francisco das Chagas de Albuquerque – (FAJE/MG)
Alzirinha Rocha de Souza – (ITESP)
Degislando Nóbrega de Lima – (UNICAP)
Alzirinha Rocha de Souza – (ITESP)


A Teologia da Libertação inaugurou na América Latina, num contexto propiciado pelo Vaticano II e pela Conferência de Medellín, e da irrupção do terceiro mundo e dos pobres, nova maneira de pensar e fazer teologia, com nova práxis – novidade epistemológica e metodológica –, saindo dos centros clássicos europeus da teologia cristã dos últimos séculos. Diante do desafio de “como ser cristão num mundo de miseráveis”, essa teologia ganha o mundo e se mostra universal, provocando teólogos, pesquisadores sociais e da religião e até as outras tradições religiosas. Fala-se hoje em teologia intercontinental e planetária da libertação. A temática da libertação atravessa muitas questões: gênero, minorias e maiorias oprimidas e excluídas, desigualdade sistêmica, neoliberalismo, racismo estrutural, emergência crescente da racionalidade instrumental sobre a economia e o trabalho humano, a política e o meio ambiente, assim como as relações sociais. Propicia ainda discussões sobre o método teológico, as teologias e as religiões diante da libertação e do pluralismo religioso e cultural, do cristianismo e suas formas eclesiais e dialogais sobre de hermenêutica da mensagem cristã. Tudo isso desafia a TdL. Por isso ela ampliou sua presença na sociedade internacional através dos Fóruns Sociais Mundiais e criou o Fórum Mundial de Teologia da Libertação - FMTL. Nessa perspectiva, este Grupo de Trabalho, que se reúne desde 2013 na ANPTECRE e desde 2011 na SOTER, pretende continuar a ser espaço para esse debate entre pesquisadores, grupos de pesquisa e interessados, especialmente sobre questões que articulam teologia e libertação, tanto teóricas quanto metodológicas e praxísticas: teorias teológicas e metodologias teológicas libertadoras, práticas eclesiais e comunidades eclesiais de base, movimentos sociais libertários, colonialidades e a luta decolonial, a defesa da dignidade eco-humana e da justiça societária, dos direitos humanos e da solidariedade, da resistência em defesa da vida e da cultura do Bem-Viver, dos empobrecidos e de todos aqueles e aquelas que são oprimidos e excluídos das igrejas, religiões e sociedades.


GT 8: TEOLOGIA SISTEMÁTICA: QUESTÕES EMERGENTES

Cesar Augusto Kuzma (PUC-RJ)
Érico João Hammes (PUC-RS)
Geraldo Luiz de Mori (FAJE)
Francisco de Aquino Júnior (UNICAP)

O grupo acolhe estudos que abordem os elementos próprios da teologia sistemática e sua articulação com a história da teologia e os novos horizontes epistemológicos que a desafiam no contexto atual em seus aspectos eclesiais, sociais, políticos, culturais e religiosos. Está aberto a acolher abordagens dos tratados e especificidades da teologia sistemática e suas relações com o todo do discurso teológico, na busca de fundamentos bíblicos e da Tradição e no lançar-se do fazer teológico na direção de dar respostas a questões emergentes da fé e da prática pastoral. Pretende abrir espaço para aprofundar especialmente temas de cunho teológico, cristológico, soteriológico, pneumatológico, soteriológico e escatológico, levando em conta sempre aquilo que já se construiu e se consolidou na teologia, mas também na perspectiva de novas relações, de novos horizontes que provocam a inteligência da fé a um discurso autêntico, ousado e corajoso. O grupo está aberto ainda a acolher temas de outros tratados sistemáticos, tendo em vista a relação de Deus com o ser humano e a resposta que este dá ao chamado divino, trabalhando a inter-relação da teologia sistemática com outros saberes, que podem e devem auxiliar o labor teológico diante das novas circunstâncias do mundo atual, articulando a relação fé e vida.


GT 9: CULTURA VISUAL E RELIGIÃO

Helmut Renders (UMESP)
Frederico Pieper (UFJF)
Luís Américo Silva Bonfim (UFS)
Suzana Ramos Coutinho (MACKENZIE)

Esse Grupo de Trabalho tem por objetivo reunir pesquisas que explorem a m útua relação entre cultura visual e religião. Para tanto, acolhe trabalhos que tratem expressão (ícones, fotografia, gravura, escultura, artes plásticas, cinema, etc.), dos mais diversos períodos históricos, tradições religiosas e culturas. Consideram-se força performativa de imagens e sobre a metodologia para interpretação da cultura visual contemporânea. O GT parte do pressuposto de que a atenção “visualização” e “estetização” da cultura contemporânea, com a expansão dos mundos imagéticos para todas as áreas da vida, desde ao cotidiano até a acerca de como a religião participa desse fenômeno, bem como das implicações que este tem para se pensar a religião na cultura contemporânea. Esse científica desde a década 90 do século passado, dando continuidade às intuições de Wittgenstein, Merleau Ponty, Panofsky, Warburg, dentre outros, representando sagrados e história da religião, bem como da relação entre cultura e religião a partir de diferentes formas de produção do olhar e da imagem, por exemplo, pictóricos de metáforas, inclusive cinematográficas.


GT 10: CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA, RELIGIÃO E ECOTEOLOGIA

Afonso Tadeu Murad (FAJE)
André Luiz Rodrigues da Silva (PUC-Rio)
Carlos Alberto Motta Cunha (PUC Minas)
Luiz Carlos Susin (PUC-RS)
Marcial Maçaneiro (PUC PR)
Sinivaldo Tavares (FAJE)

Constituído desde o Congresso da ANPTECRE de 2011, nosso GT visa discutir questões teóricas e explicitar experiências relevantes da relação entre Religião, cuidado com a Terra e o paradigma pós-antropocêntrico. Aceitamos comunicações que: (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia, das Ciências da Religião e de outras áreas do conhecimento acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência ecológica/planetária, (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) estabeleçam relações da ecoteologia com outras teologias e discursos religiosos contextuais; (5) promovam o diálogo inter e transreligioso na perspectiva ecológica; (6) reflitam sobre as espiritualidades que afloram de práticas em favor da sustentabilidade e do Bem Conviver. Pede-se aos participantes que estejam conectados durante toda a duração do GT, para enriquecer a discussão e realizar uma elaboração coletiva do conhecimento.


GT 11: RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO

Claudete Beise Ulrich (UNIDA)
Douglas Ferreira Barros (PUC-CAMPINAS)
Emerson Jose Sena da Silveira (UFJF)
Glauco Barsalini (PUC-CAMPINAS)
Rodrigo Coppe Caldeira (PUC-MG)
Rudolf von Sinner (PUC-PR)

O presente GT se apresenta como ambiente de discussão e investigação plurais de trabalhos teóricos e/ou empíricos que se interessem pela relação entre religião e política, observando como as expressões religiosas se envolvem no - e com o - espaço público, e os problemas sociais e políticos candentes que nele se apresentam. As religiões, de modo geral, podem atuar e têm atuado no espaço público de diversas maneiras, em diferentes ambientes, adotando práticas e posicionamentos distintos, a depender de suas matrizes de princípios e crenças, orientações doutrinárias e regulatórias. Interessa-nos observar como tais diferentes grupos atuam, por exemplo, como grupos de pressão, como grupos políticos latentes ou explícitos. Pretende-se observar, por um lado, as motivações de fundo, arraigadas nas diferentes crenças e nas doutrinas que as sistematizam e regulamentam, e, por outro, as consequências da atuação política e social de grupos e instituições religiosos por meio, por exemplo, do envolvimento nas instituições públicas, do posicionamento religioso em relação à crise socioambiental, à violência urbana e no campo e aos enfrentamentos identitários e de gênero, raciais e de classes sociais. Nesse sentido, motivam a constituição deste GT, as seguintes questões: quais são as teorias – teológicas, filosóficas, e próprias às ciências da religião e às ciências humanas, em geral – que ajudam a explicar a ligação entre religião, política e espaço público na atualidade? Como se pode caracterizar – analítico e normativamente - a atuação e a presença dos grupos religiosos brasileiros no espaço público, tendo em vista o seu envolvimento com as instituições públicas e/ou os temas candentes mencionados? Como avaliar a atuação de grupos e instituições religiosos no espaço público?


GT 12: PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS

Edin Sued Abumanssur (PUC-SP)
David Mesquiati de Oliveira (UNIDA/RELEP)
Manoel Ribeiro de Moraes Jr. (UEPA)
Jefferson Zeferino (PUC-CAMPINAS)

O campo religioso brasileiro tem apresentado tal dinamismo e capacidade de transformação que a especialização em seus diferentes subtemas tem se tornado uma exigência nos últimos anos. Os evangélicos e o movimento pentecostal em particular, suscitam várias leituras e interpretações. Ainda que seja impossível esgotar as possibilidades hermenêuticas desse quadrante do campo religioso, é do interesse dos pesquisadores a manutenção de uma legibilidade mínima do referido quadrante. Esse Grupo de Trabalho pretende ser um fórum de agregação dos pesquisadores que pensam e produzem conhecimento sobre os protestantes e os pentecostais em suas diferentes vertentes, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, o complexo de temáticas relacionadas e correlatas.


GT 13: RELIGIÕES E FIOSOFIAS DA ÍNDIA

Dilip Loundo (UFJF)
Maria Lucia Abaurre Gnerre (UFPB)
Cicero Cunha Bezerra (UFS)

A presente Sessão Temática tem por objetivo a investigação sistemática da pluralidade de tradições religiosas e filosóficas que se desenvolveram no subcontinente indiano ao longo de mais de quatro mil anos, bem como diálogos e repercussões destas-tradições no âmbito ocidental. Tal investigação compreende, por um lado, (i) o estudo de práticas rituais e devocionais, narrativas mitológicas, sistemas de moralidade, manifestações artísticas e a produtividade epistemológica, crítica e reflexiva do pós-colonialismo indiano; (ii) e, por outro, a reflexão em torno dos princípios metafísicos, ontológicos, lógicos, éticos e estéticos que caracterizam a especulação filosófica, de caráter cognitivo e soteriológico, das principais escolas de pensamento, viz., Vedanta, Samkhya, Nyaya, Vaisesika, Yoga, Mimamsa, Jainismo, Budismo, Charvaka e Vyakarana e suas releituras. Dentre as fontes de investigação, destacam-se as narrativas originalmente escritas em sânscrito tais como (i) os Veda(s), Dharma Sastras, Mahabharata e Ramayana, a literatura erótico-devocional, as fábulas do Pancatantra, as peças de teatro (natakas); (ii) e os Upanisads, sutras budistas e jainistas, e toda a literatura comentarial. Além destas, destacam-se, ainda, as fontes textuais modernas e contemporâneas de caráter socioantropológico, histórico e literário. Todos estes elementos integram o campo temático do grupo.

EMENTAS STS

ST 1: RELIGIÃO E MÚSICA

Arnaldo Érico Huff Jr. (UFJF);
Carlos Eduardo Brandão Calvani (UFS);
Daniel Rocha (PUC-MG)

Música e religião caminham juntas, intensamente, ainda que nem sempre de modo pacífico. Mesmo assim, não são abundantes os estudos dedicados ao tema. Na Ciência da Religião brasileira, quando aparecem, demonstram o mais das vezes privilegiar a letra em detrimento do que é especificamente musical. Deve-se considerar, ademais, que as relações entre religião e música excedem o limite institucional das religiões e alcançam a cultura como um todo, política, economia, mercado, etc.; envolvendo ainda indivíduos e grupos em suas experiências mais existenciais, quando atravessadas pela poesia, mas também pelo som e pela dança. Nesta Sessão Temática, serão bem-vindos, portanto, trabalhos que enfrentem a questão em sua complexidade e amplitude. As disciplinas envolvidas compreendem, para além da Ciência da Religião, a musicologia, a etnomusicologia, a estética, a poética, os estudos de liturgia, a teologia e a filosofia da música, a sociologia, entre outras, em um necessário esforço interdisciplinar no que tange a teoria e metodologia. As temáticas das comunicações, por sua vez, podem envolver desde estudos analíticos sobre tradições determinadas ou fenômenos isolados (como por exemplo, o lugar da música em rituais judaicos, cristãos, islâmicos, hindus, afro-brasileiros, dos povos originários, etc.), até reflexões de cunho sintético, que abarquem um olhar horizontal sobre religião e música enquanto fenômenos humanos e interrelacionados.


ST 2: ECOLOGIA INTEGRAL: A TEOLOGIA CRISTÃ EM DIALOGO COM OUTROS SABERES

Maria Teresa Cardoso (PUC-Rio)
Clélia Peretti (PUCPR)
Matthias Grenzer (PUCSP)
Carlos Estellita-Lins (ICICT/Fiocruz e Museu Nacional)
Everaldo dos Santos Mendes (UFS)
Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC-Chile)
Raphael Vianna (PPGeo/UFRRJ)

Os estudos desta Sessão Temática tratam de diálogo entre disciplinas bíblicas e teológico-
pastorais e entre tais disciplinas e outros saberes, ou disciplinas, especialmente a da educação, a propósito da questão ecológica. Os estudos versam sobre tópicos de Ecologia, Amazônia, cultura, pandemia, igreja, pastoral, diálogo ecumênico e interdisciplinar e processos pastorais e educativos, com atenção especial à relação do ser humano com a natureza, à preservação de fauna e flora, a perspectivas socioambientais e de ecologia integral, com luzes da Bíblia e das disciplinas envolvidas nas pesquisas. Observa-se como o processo de valorizar o cuidado das pessoas e do ambiente é teórico e prático, sendo que envolve um desafio cultural, espiritual, pastoral e educativo.


ST 3: FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Jonas Roos (UFJF)
José Reinaldo Felipe Martins Filho (PUC-Go)
Luís Gabriel Provinciatto (PUC-CAMPINAS/PUC-Rio)
Renato Kirchner (PUC-CAMPINAS)

A filosofia da religião, como disciplina do cânone filosófico, é, histórica e sistematicamente, um produto da modernidade, o que não significa que a Antiguidade Clássica e o pensamento cristão, antigo e medieval, não tenham dirigido perguntas e produzido reflexões sobre a “religião” e àquilo que com ela está vinculado. A filosofia da religião, no entanto, não pode ser entendida como a mera identificação e explicação das características “racionais” do fenômeno religioso, como se ela buscasse reduzi-lo a um fator não-religioso, negando sua originariedade. Tampouco ela pode ser vista como uma disciplina única e exclusivamente a serviço da fé religiosa. A filosofia da religião deve assumir uma posição crítica, demonstrada pela não redução de seu tema de investigação a modelos previamente fixados conceitual e/ou metodologicamente. A abordagem filosófica da religião pretende recolher aquilo que tal fenômeno suscita de maneira propriamente dita, perguntando pelo que ele é, por como se manifesta, quais suas características, com o que está vinculado etc. A partir disso, é possível chegar a um conjunto de problemas, tais como a concepção de Deus, a relação fé-razão, o futuro da religião, sua relação com a política e abordá-los a partir de diferentes chaves de leitura – histórico-crítica, fenomenológica, hermenêutica, analítica, psicológica, dentre outras. Por isso, a Sessão Temática “Filosofia da Religião” abre espaço para acolher investigações de cunho filosófico sobre as questões relativas à religião; investigações que, porventura, podem ser provenientes de diferentes áreas


ST 4: CAPITALISMO COMO RELIGIÃO

Alberto da Silva Moreira (PUC-GO)
Jung Mo Sung (UMESP)
Lauri Emilio Wirth (UMESP)
Oneide Bobsin (EST)
Allan da Silva Coelho (USF)
 
Esta ST leva em conta o que Renato Ortiz afirma acerca das duas qualidades religiosas associadas ao mercado global: transcendência e onipresença. A globalidade do mercado transcende os indivíduos, as classes sociais e as nações. Seu domínio não conhece fronteiras, abarca o planeta por inteiro; a universalidade do mercado, confere-lhe a dimensão de totalidade. Nesta visão, a transcendência é sempre algo latente, ela se manifesta e se perpetua no mundo através do consumo; mas faltaria às virtudes religiosas do mercado um fundamento ontológico, sagrado, por isso o mercado se apresentaria como uma “falsa religião”, e sua adoração, uma “idolatria”. Deve o capitalismo atual ser propriamente pensado e analisado como uma religião? Se sim, que tipo de religião seria esta, que desafios teóricos coloca às diversas ciências da religião e à teologia, que desafios práticos ela impõe à política e ao exercício da cidadania, que desafios pastorais e doutrinais apresenta às religiões? Se não, onde estariam as fronteiras, os limites, as pertinências de cada um? Esta Sessão Temática acolhe contribuições que discutam e analisem as pretensões religiosas do capitalismo, sua produção e uso dos símbolos, a fusão de horizontes da economia com as expectativas de felicidade e realização humana, a empatia da mercadoria com a esfera libidinal e do desejo, as experiências de transcendência ligadas ao consumo, sua linguagem e estética, etc. Também são bem-vindas contribuições que, desde recortes teóricos e hermenêuticas os mais diversos, analisem aspectos da transformação da religião pelo capitalismo ou da mutação da religião por sua conformação à lógica do mercado.


ST 5: ÉTICA TEOLÓGICA E ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

André Luiz Boccato de Almeida (PUCSP)
Mário Marcelo Coelho (FDT/SP)
Marta Luzie de Oliveira Freicheiras (SBPM)

Esta Sessão Temática é proposta pelo Grupo de Pesquisa PHAES – Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, devidamente cadastrado junto ao CNPq, e que agrega pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento e de diversas regiões. Trata-se de um grupo de pesquisa interdisciplinar que procura refletir de modo analítico, crítico e interpretativo acerca do diálogo entre as ciências e a teologia com parâmetros que envolvem a Pessoa Humana, tais como: antropologia, ética, teologia, sexualidade, psicanálise e áreas afins. O objetivo desta sessão temática é aprofundar esse debate ético-teológico sobre questões relativas à Ética cristã, nos seus mais diversos níveis: moral fundamental, bioética, decolonialidade, ética sócio-política, ética sexual, questões de gênero, ética familiar, ética digital, direitos humanos, dentre outros. Contudo, debater tais temas impõe uma investigação do conceito de pessoa humana que está imerso na cultura subjacente aos problemas morais investigados, além de seus aspectos emocionais pesquisados tanto pela psicologia, quanto pela psicanálise. O método de trabalho é o hermenêutico-argumentativo e dialogal, próprio das ciências humanas. Esperamos que o resultado desta sessão temática seja de profícuos debates em torno da Ética cristã, mas tendo como contraponto o diálogo interdisciplinar. Dessa feita, desejamos contribuir com a ampliação do debate em Ética teológica no contexto latino-americano a partir da compreensão de Pessoa Humana e sua contribuição para a sociedade atual.
 

ST 6: INTERFACES E DISCURSOS NO (CON)TEXTO DA COSMOVISÃO,  DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO E ECOLOGIA

Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)
Kátia Silva Cunha (UFPE)
Jacqueline Ziroldo Dolghie (FTSA)
Osvaldo Luiz Ribeiro (UNIDA)
Reginaldo Pereira de Moraes (FABAPAR)

A proposta da Sessão Temática nasce da possibilidade de integrar diferentes campos do saber oriundos das ciências sociais e humanas, que em diálogo possam se debruçar não apenas sobre os diferentes olhares, mas, sobretudo, a forma que são tecidos os discursos sobre cosmovisões, formação humana e ecologia. Por isso que a compreensão acerca do objeto em análise precisa ter uma visão de natureza interdisciplinar, a qual propicia uma perspectiva transversal sobre possíveis temas que possam contribuir com o debate e a investigação direcionados às questões atinentes às visões e leituras de mundo presentes no contexto social; e que impactam diretamente nos posicionamentos assumidos sobre o processo de eleição da lente de mundo referente à formação humana, consciência ecológica e desenvolvimento sustentável.  A finalidade é que se possa ter uma explicitação sobre a temática advinda de reflexões e pesquisas e que somadas aos estudos da Teologia possam oferecer possibilidades de interlocução entre as áreas do conhecimento. Reconhece-se, que por sua abrangência, a necessidade de limitação dos trabalhos a serem recepcionados, por isso, essa Sessão Temática se debruça sobre as seguintes interfaces: perspectivas paradigmáticas; linguagens discursivas; propostas teórico-práticas; contextos formativos; e cultura, educação, ensino eclesiástico, história, política e direito. A partir dos trabalhos espera-se contribuir com o avanço das discussões e quiçá trazer novas proposições ao aprofundamento do objeto em evidência.
 

ST 7: EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO

Fabiano Victor Campos (PUC-MG)
Frank Usarski (PUC-SP)
Humberto Araújo Quaglio de Souza (UFJF)

Esta sessão temática visa o intercâmbio científico sobre temas relacionados à Epistemologia da Ciência da Religião. Trata-se de discutir os pressupostos epistêmicos, as regras e os princípios teórico-metodológicos da Ciência da Religião enquanto área de conhecimento, elucidando o  que assegura e legitima o caráter propriamente científico desse ramo do saber e definindo as posturas que o cientista da religião deve assumir diante do que se considera o seu campo próprio de estudo. Nesta perspectiva, dentre outros subtemas correlatos, a presente sessão temática busca refletir criticamente: a) questões relativas à história da Ciência da Religião, seja através do estudo dos clássicos e pioneiros, seja contemplando a forma como essa disciplina acadêmico-científica foi se constituindo no decorrer do tempo; b) abordagens acerca do modo particular como essa ciência é exercida em determinado contexto sócio-cultural, de maneira a elucidar possíveis variações conforme os lugares em que é praticada; c) questões e desafios de natureza metodológico-teóricas, bem como pressupostos sobre os quais a episteme dessa disciplina se assenta; d) problematizações referentes ao procedimento epistemológico próprio da Ciência da Religião enquanto uma disciplina das chamadas Ciências do Espírito, também conhecidas como Ciências Humanas; e) a postura específica do cientista da religião diante do seu objeto de estudo; f) os ramos empírico e sistemático da Ciência da Religião; g) problemas concernentes à apropriação de metodologias e de conhecimentos oriundos de outras disciplinas científicas que investigam o mesmo objeto, bem como o arranjo e o ordenamento desses saberes e métodos pela Ciência da Religião.


ST 8: NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS

Clóvis Ecco (PUC-GO)
Flávio Senra (PUC-MG)
Silas Guerreiro (PUC-SP)
 
Este ST tem como objetivo acolher trabalhos que busquem compreender as características assumidas por indivíduos e grupos religiosos na sociedade contemporânea, a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência da Religião. Almeja lançar luzes sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de lidar com a espiritualidade, as denominadas espiritualidades laicas– entre as quais o advento dos sem- religião, nova era e dos novos movimentos religiosos – e os processos de privatização da religião. Pretende-se reunir tanto trabalhos que lidam com dados empíricos, como também aqueles que levantam questões teóricas pertinentes, suscitando o diálogo com outras ciências. Serão aceitas comunicações decorrentes de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, os “novos movimentos religiosos” e as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas no âmbito das espiritualidades não religiosas com vistas à constituição de sentido.


ST 9: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADES

Ceci Maria Costa Baptista Mariani (PUC-CAMPINAS)
Maria José Caldeira do Amaral (Labô PUC-SP)
Carlos Frederico Barboza de Souza (PUC-MG)
Edson Fernando de Almeida (UFJF)

O termo mística tem sido pensado e difundido com vasta gama de espectros e significados, muitos dos quais em flagrante contradição com o sentido mais profundo que o termo foi ganhando a partir de longa tradição, qual seja: o encontro com o Sagrado em seu mistério inefável. De igual maneira, se fala muito em espiritualidade. No mundo contemporâneo o significante espiritualidade parece remeter a alguma espécie de mercadoria destinada a possibilitar ao consumidor momentos de “bem-estar”. Nesse sentido, é urgente uma reflexão que se proponha a resgatar esses termos da banalidade que os enlaça, devolvendo a densidade que lhes é própria, fruto de longa tradição. Por outro lado, há também buscas sérias, coerentes e epistemologicamente adequadas de se estabelecer uma reflexão em que a espiritualidade dialogue com áreas como a saúde, o mundo do trabalho, a questão ecológica, dentre outras. O presente Seminário Temático quer reunir pesquisadores e pesquisadoras que estejam desenvolvendo estudos de mística e espiritualidade e que se proponham a discutir criticamente o sentido desses termos a partir de seus diferentes atravessamentos: seja por meio da imensa gama de itinerários espirituais encontrados no interior das religiões ou para além delas, seja em sua aparição no âmbito da sociedade secularizada, considerando o potencial crítico da mística para implodir mecanismos de alienação e sua contribuição para uma vida livre e comprometida com o mundo. O conteúdo expresso nesta discussão compreende, ainda, o diálogo com as ciências humanas, a literatura, a filosofia, a teologia e todas as ciências que desenvolvem em seus métodos e contextos temáticos os sentidos e significados que apontam para a pesquisa da experiência mística e espiritual em sua profundidade.


ST 10: O ENCONTRO DAS RELIGIÕES NO ESPAÇO PÚBLICO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO

Carlos Ribeiro Caldas Filho (PUC-MG)
Ney de Souza (PUC-SP)
Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (PUC-CAMPINAS)

O pluralismo religioso é um acontecimento contemporâneo de plausibilidade histórica, denotativo de que as religiões se institucionalizam e se encontram no âmbito social. Nesse encontro, as religiões afirmam a sua respectiva identidade e possuem atitudes diversas dentre as quais destacamos a abertura à proximidade, diálogo, reconhecimento mútuo e elaborações de sincretismos, e o proselitismo que faz com que a religião se feche à alteridade e se pretenda absoluta. Ao se situarem socialmente, as religiões se encontram em espaços públicos, em que se situam “pessoas seculares” e vige a laicidade do Estado, podendo haver recepção acolhedora em que as religiões possuem presença significativa nos processos de transformação social de efetividade da justiça, ou recepção de indiferentismo ou de rechaço, em que as religiões são ignoradas ou marginalizadas e perseguidas. Considerando essa situação, o objetivo desta Sessão Temática é constituir-se em espaço de análise do encontro entre as religiões e das religiões com outros segmentos, denotativos da laicidade e da própria liberdade religiosa. Para atingir esse objetivo, as propostas poderão ser de âmbito metodologicamente teórico – autores, obras, documentos, etc – ou empírico – experiências de grupos, instituições e pessoas –, de caráter universal ou particular – personagens religiosos, instituições religiosas, obras literárias –, em que se manifestam as diversas perspectivas: histórica, antropológica, teológica, filosófica, psicológica e das teorias literárias.


ST 11: ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E SAÚDE:  PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E NOVOS CENÁRIOS

Márcio Luiz Fernandes (PUC/PR)
Waldir Souza (PUC/PR)
Everton de Oliveira Maraldi (PUC/SP)
Ana Paula Fernandes Rodrigues UFPB)
Mary Rute G. Esperandio (PUC/PR)

A pesquisa em espiritualidade/religiosidade (E/R) tem adquirido significativa atenção acadêmica nas últimas décadas, sobretudo, em relação às implicações na saúde física e mental. Nessas investigações, a E/R é geralmente descrita como importante função protetora contra uma série de condições e patologias, da dor crônica ao abuso de substâncias e à depressão. Com base nessas evidências, pesquisadores/as e organizações de saúde destacaram a necessidade de se levar em consideração as exigências espirituais das pessoas como parte de uma concepção mais ampla de bem-estar, busca de sentido e de cuidado humanizado. Não obstante, restam controvérsias quanto à generalização da relação entre E/R e saúde, havendo estudos que mostram que ela depende de como a E/R é definida e medida. Tal debate tem muito a ganhar das discussões teóricas e metodológicas em Teologia e Ciências das Religiões, sendo necessários mais estudos abordando as inter-relações entre esses campos na pesquisa e atuação profissional. Mais recentemente, as publicações envolvendo pesquisadores de países como Brasil-Portugal exploraram conceitos e práticas de cuidado e a atenção à espiritualidade em diferentes contextos e as respectivas políticas de institucionalização da E/R para o cuidado em saúde apresentados em cenários multi e interdisciplinares. A diversidade de olhares sobre o tema revela a importância do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A presente proposta é precisamente discutir as relações entre E/R e saúde a partir de perspectivas multi e interdisciplinares, visando contribuir para melhor compreensão dos cenários de inserção nos eixos teórico-conceitual, empírico-metodológico, atuação profissional e as implicações políticas no campo da Saúde.


ST 12: A INTERDISCIPLINARIDADE DA VIVÊNCIA E DISCURSO LITÚRGICO-SACRAMENTAL

Washington da Silva Paranhos (FAJE)
Creômenes Tenório Maciel (UNICAP)
Joaquim Fonseca (ISTA)
Danilo César dos Santos (PUC-MG)
Jerônimo Pereira Silva (UNICAP)

Este ST visa discutir questões teóricas e experiências relevantes da relação entre Religião e ações litúrgico-sacramentais. A atitude postulada pela interdisciplinaridade oferece a visão de conjunto de uma realidade, mediante permanente associação das diferentes dimensões – disciplinas – com que pode ser analisada, uma visão global e não fragmentada da realidade, uma óptica que abrange todos os aspectos da produção e uso do conhecimento, enfim, é a superação do saber disciplinar, em vista da síntese vital para o conhecimento e a vivência da fé e a formação do cidadão cristão. Sempre foi demonstrado pelo cristianismo o interesse em promover a presença do pensamento cristão no seio das culturas. Desde a antiguidade, a teologia busca formas diferentes para melhor
expressar o mistério cristão. É notório que a teologia cristã nasceu de forma inter, multi e
transcultural. O dado litúrgico-sacramental não pertence unicamente à pesquisa teológica. Outros âmbitos e disciplinas não teológicas também demonstram interesse pelo rito litúrgico-sacramental, as ciências humanas são especialmente interessadas em extrair as múltiplas relações da fenomenologia celebrativa com a condição humana.

CRITÉRIOS PARA ENVIO DAS COMUNICAÇÕES

1. A proposta de comunicação inscritas devem ser de autoria do(s) proponente(s), originais e inéditas.

2. Atividade de orientação de comunicação entre professor e aluno não caracteriza coautoria (resumo e texto final). Para que esta ocorra, os proponentes deverão ser efetivamente autores;

3. As comunicações em coautoria que não tiverem, no ato da apresentação, a presença e a participação de todos os autores serão canceladas;

4. É vedada a apresentação de mais de uma proposta de comunicação pelo mesmo proponente, seja individual ou em coautoria;

5. Quantidade de palavras: o resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, com a seguinte estrutura: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão; o título da comunicação, deve ter no máximo 15 palavras e o minicurrículo dos proponentes, no máximo 250 palavras; as palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5;

6. Após aprovação da proposta de comunicação (verificar data-limite para aprovação na Programação do evento), caso não seja efetuado o pagamento da inscrição até data-limite estabelecida e divulgada pelo Comitê Organizador, a proposta não constará no Caderno de Resumos e não poderá ser apresentada;

7. A Coordenação do GT e do ST se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de acordo com as normas definidas de publicação e/ou não tenham qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada satisfatória

8. O envio deverá ocorrer somente pela Área do Participante, acessando o menu Comunicação. Não serão aceitos resumos por e-mail ou formulário de contato;

9. Todos os autores precisam se inscrever no Congresso antes de apresentar uma proposta de comunicação.

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS NOS ANAIS

O trabalho completo deverá apresentar o seguinte formato:

1. Título: centralizado (fonte Times 14).

2. Autoria: nome completo do(s) autor(es) (fonte Times 12)

3. Resumo e abstract: 200 a 250 palavras, formato com letra 12 times, espaço 1,5 cm. 

4. Biografia: como nota de rodapé (Fonte Times 10), contendo: maior titulação (completa), titulação de Pós-Graduação em andamento, se houver, instituição de origem, e-mail para comunicação.
• Por máxima titulação, entende-se: Graduação em...; Mestrado em...; Doutorado em...
• Pós-doutorado não é titulação, mas estágio. Pode ser incluído, quando em curso ou concluído, após a informação sobre a máxima titulação.
• Curso em andamento pode ser informado como segue: Mestrado em andamento em...; Doutorado em andamento em...

5. Configuração da página: tamanho A4 (29,7x21cm); margem superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm.

6. Padrão: editor de texto – Word for Windows 6.0 ou superior (ou similares); fonte: Times, corpo 12, espaçamento 1,5.

7. Número de páginas: de 5 a 7 páginas, incluindo todos os itens que compõem o trabalho. Introdução + Subseções (numeradas: 1... 2... 3....) + Considerações finais + Referências

8. Citações e notas: todas as referências deverão ser incluídas no corpo do texto (autor, data, página) e as notas explicativas deverão ser incluídas em notas de rodapé. As ilustrações, quadros e gráficos deverão ser incluídos no texto.
Citação literal: até três linhas, entre aspas, no corpo do texto - (LE GOFF, 2003, p. 25).
Citação literal maior que três linhas: destacado do texto, recuo 4 cm, sem aspas, espaço simples, fonte Times 10, terminando na margem direita do texto, com o mesmo modelo de citação - (LE GOFF, 2003, p. 25).

9. Referências:
Alguns modelos:
• Livros: TORRES, João Camillo de Oliveira. História das ideias religiosas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, 1968.
• Capítulos de livros: MARIZ, Cecília Loreto. Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (Orgs.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 53-68.
• Dissertações e teses: BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Pátria, civilização e trabalho: o ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
• Artigos em periódicos: ORO, Ari Pedro. O atual campo afro-religioso gaúcho. Civitas, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 556-565, 2012.
Se o artigo em periódico for eletrônico, acrescentar: Disponível em _____. Acesso em: _____.
• Artigos em jornais: LOPES, Reinaldo José. 1 ano de Francisco. Folha de S. Paulo, 13 mar. 2014. Mundo, p. A14.
• Documentos eletrônicos: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm>. Acesso em: 2 jan. 2005.
Obs. Não usar traços ( ______. ) para SOBRENOMES repetidos. Repetir o SOBRENOME.

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
Apresentação Nome Título Coautores Status Local
GT1 - RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
19/09/2023 14:15 Amauri Carlos Ferreira Educação e Religião : O desafio das Fontes Históricas Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 14:30 Antonio Pedro Lima Junior Dissertações de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Religião no Brasil: o racismo religioso estrutural da Educação Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 14:45 Constantino José Bezerra de Melo Superando o Racismo Religioso: 20 anos da Lei 10.639/2003 por uma Educação Antirracista Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:00 Cristiana Marques De Sousa Baptista RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: A PRESENÇA DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:30 Emerson Soares Santos ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOVENDO A REFLEXÃO CRÍTICA PARA SUPERAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 15:45 Giselli Thomaz Reis Scarpe CAXAMBU DA ANDORINHA: A manutenção de uma tradição e a busca por reconhecimento. Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 16:00 HAYRA CONCEICAO GONCALVES EDUCAÇÃO PARA A PAZ: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 16:45 REGINA OLIVEIRA DE LIMA O ENSINO RELIGIOSO COMO COMPONENTE CURRICULAR INDISPENSÁVEL PARA A FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL Aprovado CT-A Sala 03
19/09/2023 17:00 RENATA DE ARAUJO VIANA LIMA EM PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS NO ENSINO RELIGIOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:15 Aline Coelho Pereira da Silva EDUCAÇÂO INCLUSIVA E ENSINO RELIGIOSO: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA. Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:30 Ana Cláudia Freire Mezher CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM - ES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 14:45 Cleber Junior Pereira Bento O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARATAÍZES-ES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:00 Fabriana Barbosa Vianna CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE¹ Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:15 Franci Dalva Oliveira da Silva O uso da BNCC do ensino religioso para promover uma cultura de paz Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:30 Gilciema Batista Aleixo DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS EDUCADORES Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 15:45 IRANILZA CINESIO GOMES FELIX A CUMADE FULOZINHA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:00 Lisandra Taschetto Murini Bento COMPLEXIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO, NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:15 Márcia de Abreu Santos EDUCAÇÃO X RELIGIÃO: CONTEXTO EM ESCOLA PÚBLICA EM CIDADE OCIDENTAL - GO. Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:30 Maria da Penha Sales Pelanda SE O ENSINO RELIGIOSO É RELEVANTE NA FORMAÇAO BÁSICA DO EDUCANDO E UM COMPONENTE CURRICULAR, PORQUE INFERIORIZAR-LO? Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 16:45 MARIA DELOURDES MARQUES FROTA Ensino Religioso nas Escolas Públicas Municipais de Fortaleza Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:00 MARIA LUIZ DIAS FONSECA ENSINO RELIGIOSO, DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:00 Rosa Amélia Menassa da Silva FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE DIVERSIDADE RELIGIOSA: DIFERENTES OLHARES PARA PROFESSORES/AS DE ENSINO RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 03
20/09/2023 17:15 Sara Cristina Barcelos Eduardo O IMPACTO DO ENSINO RELIGIOSO NA PREVENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 14:15 Andressa Grasseli de Souza TRANSDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO DE VALORES: PESQUISA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PERÍODO INTEGRAL DE ITAPEMIRIM/ES Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 14:30 ELIANE SILVA DE FARIAS BARCELLOS O ENCONTRO DE SI NA ESPIRITUALIDADE INTEGRATIVA Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:00 Francisco Marcos Alves A ética da alteridade em Emmanuel Levinas e a aprendizagem em Ensino Religioso. Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:15 Francisco Willams Campos Lima FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO PARA A DIVERSIDADE CULTURAL E RELGIOSA NA BNCC Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 15:45 Laude Erandi Brandenburg Espiritualidade(s) no documento Reimaginar o futuro juntos Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:00 LEIDE ROSANE SILVA SOUZA DE ALCÂNTARA A perspectiva do ensino religioso na escola: uma Pedagogia com Jogos Teatrais - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:15 Marcio Henrique da Silva Ribeiro Ensino Religioso: desafios e esperanças. Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:30 Marineide Felix de Queiroz Brito DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA EM GRUPOS PSICOTERÁPICOS BUSCANDO A CULTURA DE PAZ - Lusival Antonio Barcellos
Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 16:45 Meriele Lima Batalha Ferreira A ESCOLA COMO MEDIADORA DO DESENVOLVIMENTO DE VALORES MORAIS NO ALUNO ATRAVÉS DO ENSINO RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:00 NÁDIA FALCÃO DE ARAÚJO ENSINO RELIGIOSO NA CONJUNTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL: CENÁRIO DA CULTURA DE PAZ EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA-CE Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:15 Nóbila Batista Batalha Feliciano EDUCAÇÃO ESPECIAL E RELIGIÃO: O PAPEL DA INCLUSÃO RELIGIOSA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS Aprovado CT-A Sala 03
21/09/2023 17:30 Themis Andréa Lessa Machado de Mello TÍTULO: O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: A literatura Infantil em transdisciplinaridade com o Ensino Religioso. Aprovado CT-A Sala 03
GT2 - A) RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO
19/09/2023 14:00 Giseli do Prado Siqueira A MATERIALIDADE DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO OFÍCIO DE BENZER E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS - Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro
Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 14:20 Leandro Pereira dos Santos Fernando Pessoa e seus heterônimos: despersonalização, dramaturgia, misticismo e realidade. Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 14:40 Luís Oliveira Freitas REPRESENTAÇÃO DO JARÊ NO ROMANCE TORTO ARADO Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:00 Mara Bontempo Reis Contar e recontar: narrativas míticas na construção da santidade de Lôla Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:20 Marcelo da Silva Carneiro O caso de Marcião como antidiscurso ao diferente: um estudo em Irineu Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 15:40 Marcio Cappelli Aló Lopes Poesia, filosofia e mística a partir de María Zambrano Aprovado CT-A Sala 04
19/09/2023 16:00 Maria Luísa Magnani “COISICAS DIMINUTAS”: AMOR COMO CAMINHO MÍSTICO NA SABEDORIA DA PEQUENINA EM PARTIDA DO AUDAZ NAVEGENTE Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:00 Cídio Lopes de Almeida A Poesia como Exercício Espiritual: intersecção do teológico e filosófico em Hadot e Silva Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:20 Gustavo Altmüller Alvarez Noções Teológicas nos Versos Áureos dos Pitagóricos Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 14:40 Francisco Benedito Leite Testamento de Jó: Religião popular no judaísmo antigo Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:00 Henry Isaac Peña Grajales ENTRE O FOGO DO DESEJO DO PADRE E A FRIGIDEIRA DA INQUISIÇÃO PARA PHILLIP Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:20 Hirlan Hermes Monteiro da Costa RELIGIÃO E CONVERSÃO SEMIÓTICA NO PENSAMENTO DE JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 15:40 Joice Viviane Silva Narrativas biográficas e missionarismo protestante na América Latina no século XX Aprovado CT-A Sala 04
20/09/2023 16:00 José Luiz Coelho Rangel Junior A poética visionária de Northrop Frye Aprovado CT-A Sala 04
GT3 - ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO
19/09/2023 14:00 Claudio de Oliveira Ribeiro O lugar e a importância das concepções de diálogo e de interculturalidade nos estudos de religião - RITA MACEDO GRASSI
Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Francilaide de Queiroz Ronsi A devoção ao Pe. Cícero e o pluralismo religioso: pelo direito de ter fé Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Gilbraz de Souza Aragão Diversidade espiritual e espiritualidade transreligiosa Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Luis Carlos de Lima Pacheco A Deusa Mãe na obra Ameríndia de Adélia de Carvalho Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões Ainda o desafio do outro: diálogo e mediação na relação entre cristianismo e povos indígenas - Agnes Alencar de Castro Pastor Botelho
Aprovado CT-A Sala 105
19/09/2023 14:00 Roberlei Panasiewicz Diálogo inter-religioso e intercultural: perspectivas éticas na condução de conflitos e de construção de alteridades Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Daniel Judson da Silva Diálogo inter-religioso e decolonialidade: o exemplo dos paradigmas teológicos Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Fernanda Marina Feitosa Coelho Associação Buddha-Dharma: Uma experiência de diálogo interreligioso em Valinhos Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 GUARACI MAXIMIANO DOS SANTOS Diálogo Inter-religioso e Diálogo Intercultural Diante do Racismo Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 José Fabrício Rodrigues dos Santos Cabral Amortalidade: a fé da mística da faceta transumana Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Jungley de Oliveira Torres Neto A decolonialidade como chave de leitura para o diálogo inter-religioso - Rúbia Campos Guimarães Cruz
Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 LUÍS FELIPE LOBÃO DE SOUZA MACÁRIO Em busca da amizade perdida: estudando o diálogo através de filmes infantis Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 Renato Carvalho de Oliveira DUPLA PERTENÇA RELIGIOSA: uma análise epistemológica de um conceito vivido no Brasil Aprovado CT-A Sala 105
20/09/2023 14:00 WAGNER FERREIRA VAZ PLURALISMO RELIGIOSO E DIÁLOGO: o sentido de ser sem religião no mundo contemporâneo. Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Bruno Castro Schröder Religião e Cotidiano: uma abordagem a partir do conceito de “religião vivida” de Nancy Ammerman Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Carlos Alberto Pinheiro Vieira DO CRISTOFASCISMO À DEBILIDADE DE DEUS - José Tadeu Batista de Souza
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Cyntia Virginia Farias D\'Amorim COMUNIDADE ESCOLAR: DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL AO DESAFIO DO ESPAÇO PARA AS DIFERENÇAS Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Eduardo Lima Leite ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E COTIDIANO: UM MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Erofilho Lopes Cardoso KAROL WOJTYLA: O PAPA PERSONALISTA DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 José Bartolomeu dos Santos Júnior Dia da Conscientização dos Povos de Terreiros em Goiana-PE: uma análise do debate legislativo. - Dilaine Soares Sampaio
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 José Fábio Bentes Valente CONCILIANDO O NERDISMO E A ESPIRITUALIDADE: EXPLORANDO CONEXÕES E POSSIBILIDADES - ELTON EDUARDO PAZ DE ARAUJO
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Márcia Luciene Nascimento “Intolerância religiosa ante Tradição de Matriz Africana: uma análise da Lei do Silêncio em Contagem-MG” Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 MÁRCIO ROGÉRIO BANDEIRA DO NASCIMENTO O TERECÔ MARANHENSE: SINCRETISMO RELIGIOSO ENTRE O CATOLICISMO E A ENCANTARIA DE BÁRBARA SOEIRO Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Raquel Turetti Scotton Orixás na travessia e no asfalto: as divindades de matriz africana nas canções de Emicida e Criolo Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Rosiléa Archanjo de Almeida e Lima Em busca de diálogos: Uma década de pontificado do Papa Francisco Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Sávio Roberto Fonseca de Freitas (Re)vivendo os orixás na ficção curta de axé de Mãe Beata de Yemonjá Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 TEREZINHA DO SOCORRO DA SILVA LIMA Uma abordagem sociocultural sobre o universo amazônico e suas encantarias nos cultos de populações afro-tradicionais. - ELAINE VASCONCELOS BEZERRA ALVES
- TEREZINHA DO SOCORRO DA SILVA LIMA
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Vinicius Alves da Rosa Rostos amazônicos: indígenas e quilombolas na festa de São Benedito no quilombo do Barranco - RAFAELA FONSECA DA SILVA
Aprovado CT-A Sala 105
21/09/2023 14:00 Zuleica do Carmo Garcia de Barcelos O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A LEGITIMAÇÃO DAS IDENTIDADES DA TRÍADE BANTU DO CENTRO ESPÍRITA SÃO SEBASTIÃO (CESS) Aprovado CT-A Sala 105
GT4 - GÊNERO E RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Giovanna Sarto GÊNERO, RELIGIÃO E PODER: CONTRIBUIÇÕES FEMINISTAS PARA INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SÍMBOLO DE NOSSA SENHORA APARECIDA Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:15 Perla Cabral Duarte Doneda Brasil Colonial: uma abordagem de gênero à “mariologia” de Anchieta - Século XVI Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:30 Kátia de Sousa Diniz Religião e Sexualidade: as representações religiosas da ‘virgem’ Maria sobre o corpo feminino e o [auto]orgasmo de mulheres católicas Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 14:45 Katia Antonia Ferreira Rosa “LUGAR DE MULHER É...”: CULTURA PATRIARCAL E DOMESTICAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS NAS IGREJAS ASSEMBLEIAS DE DEUS Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:00 Sandson Almeida Rotterdan O cristianismo constrói e os estudos de gênero desconstroem: ou sobre como armários são construídos e desconstruídos Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:15 Yamilka Hernández Guzmán O empoderamento da liderança eclesial da mulher: utopia ou desafío Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 15:30 Ivoni Richter Reimer “ELA NÃO É MINHA!” - O PESO AMBÍGUO DE UMA PALAVRA APOSTÓLICA PARA A VIDA DE MULHERES Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:15 MAURÍCIO DE OLIVEIRA FILHO Religião, violência de gênero e masculinidades: a história de homens responsabilizados pela Lei Maria da Penha. Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:31 Luzia Aparecida Antunes de Sousa MULHERES DE FÉ: Contribuições das Teólogas Feministas na Promoção da Igualdade de Gênero na Religião Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 16:45 André Sidnei Musskopf Impactos da Política de Justiça de Gênero na produção acadêmica na Faculdades EST Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:00 Beatriz de Oliveira Pinheiro História de vida e gênero: relatos de trabalhadoras sexuais sem religião Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:15 RENATA FERNANDES MAIA DE ANDRADE Mulheres sem religião em coletivos feministas: as trajetórias religiosas e o rompimento institucional Aprovado GT-A Sala 106
19/09/2023 17:30 Sandra Duarte de Souza Mulheres nas Ciências da Religião e Teologia: propostas para o enfrentamento da assimetria de gênero na Área Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 14:15 Maria Aparecida de Souza Feminicídio Silencioso: explorando a intersecção entre ideação suicida e violência doméstica sob a perspectiva religiosa Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 14:45 Uipirangi Franklin da Silva Câmara As Anáguas do Rei: A urgência de uma Interpretação Inclusiva dos Textos Bíblicos. Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 15:00 Átila Augusto dos Santos “LABRASHURIAS”: A Linguagem \"Pretogays\" nas Igrejas Inclusivas Pentecostais Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:15 Caio Murilo de Souza De Apostolorum Apostola: Primado Pastoral de Pedro e o Primado Apostólico de Maria Madalena no Quarto Evangelho Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:30 ANNA ELIZA SIMONETTI POLASTRI DE OLIVEIRA FRANCISCO MINISTÉRIO PASTORAL FEMININO NA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA: ENTRE POSSIBILIDADES E VIOLÊNCIAS Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 16:45 ALINE APARECIDA FRUTUOSO GONCALVES Trajetória e Contribuições da Teologia Feminista Negra Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:00 Gricia Guedes do Nascimento Dialogando sobre Gênero e Jurema: “Salve Joana Pé de Chita” - EDNA EUSTAQUIO DE OLIVEIRA BANDEIRA
Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:15 VANESSA MARIA GOMES BARBOZA Antirracismo feminino evangélico: mulheres negras que buscam equidade racial Aprovado GT-A Sala 106
20/09/2023 17:30 Carolina Bezerra de Souza Família: signo ideológico de inclusão comunitária de mulheres no Evangelho de Marcos Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:00 Flávio Augusto de Sousa Oliveira Por uma hermenêutica de cuidado e vida: As cosmopercepções de Jó 38 em abordagem ecofeminista e decolonial Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:15 Tattiane Yu Borges Marques Buda Tārā e sua representação de gênero: empoderamento para mulheres budistas brasileiras da tradição Geluk Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:31 Nirvana de Oliveira Moraes Galvão de França Gritos no silêncio: as vozes das monjas budistas que buscaram o ordenamento pleno. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 14:45 ANTONIO CARLOS RIBEIRO Aspectos pertinentes à Torre de Babel e ao Pentecostes: reflexões para a Diversidade Sexual. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:00 JACQUELANE BEZERRA DOS SANTOS Silêncios que ensurdecem: preconceito e repulsa de uma religiosidade que desampara. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:30 Fabio Fonseca do Nascimento Mulheres migrantes e refugiadas: a cultura e a religião como fator interseccional Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 15:45 Tacel Ramberto Coutinho Leal SANTIDADE QUEER? CAMINHOS E POSSIBILIDADES Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:00 EDER WILLIAM DOS SANTOS O apagamento histórico de Emília Costa: a primeira diaconisa negra das Assembleias de Deus no Brasil Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:15 Miriam de Oliveira Dias JUSTIFICATIVAS RELIGIOSAS PARA O ABUSO SEXUAL DE FILHAS E NETAS DE PASTORES EVANGÉLICOS. Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:30 João Victor Mendes Carvalho REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE EM UM PERFIL EVANGÉLICO NO INSTAGRAM Aprovado GT-A Sala 106
21/09/2023 16:45 Alberlene Baracho Sales Relações de poder: o (das)interesse das mulheres presbiterianas nos espaços de liderança - Maura Rahianny Cardoso Araújo
Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 14:00 Janaina Brito de Assis Freitas Impacto da Cultura Religiosa na Violência contra mulheres evangélicas: Uma revisão bibliográfica Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 14:30 Taiana Luisa Wisch O PERIGO (NÃO) MORA EM CASA: PROPOSTAS DE RELAÇÕES DOMÉSTICAS JUSTAS A PARTIR DE LUCAS Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 15:15 José Flávio Nogueira Guimarães PANORAMA DA HOMOSSEXUALIDADE NO MUNDO JUDAICO Aprovado GT-A Sala 106
20/10/2023 15:30 Fernanda Lemos Rastros da relação entre gênero e religião nas memórias de Simone de Beauvoir Aprovado GT-A Sala 106
GT5 - PESQUISA BÍBLICA
19/09/2023 14:00 Adenilton Tavares de Aguiar Aspecto verbal do grego do Novo Testamento: consensos e desacordos no debate atual Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:15 Ana Claudia da Costa Gomes Tomazelli MARIA SILENCIADA Matrimônio, infidelidade conjugal em lares cristãos e o refazimento do cotidiano após o evento crítico Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:30 Beatriz Ayres Nogueira AS IMAGENS DE APOCALIPSE 12-13 NA DITADURA MILITAR DE 64 E DE HOJE Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 14:45 Carlos Olivares Distancias y camellos: Como la apócrifa y los padres interpretan la llegada de los magos a Belén Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:00 Cleodon Amaral de Lima Êxodo 32,26-29: castigo por adorar outros deuses e a evangelização, no Brasil, no Século XXI. Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:15 Cleverton Duarte Epormucena O judaísmo de Jâmnia: uma análise acerca da maldição contra os “minim” Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:30 DANIEL CLAUDINO FIUZA NARRATIVAS DE VIOLÊNCIAS E EXCLUSÃO SOCIAL CONTRA PRIMOGÊNITOS. ANÁLISE DE GÊNESIS 4.1-16; 21.1-21; 27.30-41 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 15:45 Douglas de Souza Pedrosa A materialidade dos judaítas nos períodos babilônico e persa Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:00 Eduardo Rueda Neto Implicações práticas do encontro entre 1Pedro e o Antigo Testamento Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:15 Fabio da Silveira Siqueira A relação entre o culto e a prática da justiça em Jr 7,1-15 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:30 Filipe Henrique de Araújo As dez virgens: exegese de Mateus 25, 1-13 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 16:45 Francisca Cirlena Cunha Oliveira Suzuki A arte da literatura na pesquisa bíblica: o narrador e seu instrumental em Gênesis 38 Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:00 FRANCISCO MARQUES MIRANDA FILHO Imagem visível do Deus invisível: deidades e iconografia versus aniconia judaica e invisibilidade de YHWH (Dt 4,15-20) Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:15 Gilvan Leite de Araujo Do Templo Futuro ao Templo Celeste. A idealização do templo entre Ezequiel e Apocalipse de João Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:30 Isaac Malheiros Meira Junior A filiação e a ascensão de Jesus como descrição de sua exaltação real em Hebreus Aprovado CT-A Sala 107
19/09/2023 17:45 Isadora Maria Oliveira Souza A COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA EM LC 10,25-37. ANÁLISE TEOLÓGICA DA MISERICÓRDIA COMO ESTILO DE VIDA. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:00 Izabel Patuzzo Religião e uma nova ordem política à luz de Ap 22,1-5 Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:15 Jair Júnio Miranda Uma visão não ortoxa para o entendimento dos Dons Espirituais nos escritos paulinos. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:30 Jean Richard Lopes A Parábola do Semeador segundo Mateus. Uma questão de divergência sinótica, à luz da Pragmática-linguística - BORIS AGUSTIN NEF ULLOA
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 14:45 Jeandré Clayeber Castelon Exortações que transcendem o tempo: conselhos de Tiago para os cristãos de hoje Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:00 Jheymes França Correia dos Santos De Jacó a Moisés: Conexões literárias entre o Gênesis e o Êxodo. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:15 JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR A PESQUISA BÍBLICA DECOLONIZADA NA AMÉRICA LATINA, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX - ZELIA CRISTINA PEDROSA DO NASCIMENTO
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:30 Jônatas de Mattos Leal A Contribuição da Septuaginta para o Criticismo Textual da Bíblia Hebraica Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:40 Marlon Ferreira Figueiredo O CUIDADO NA PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO E NO DECÁLOGO - GLADYSTON TAVARES LADISLAU
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 15:45 José Ademar Kaefer Megiddo e o colapso da Idade do Bronze Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:00 Jose Geraldo de Gouveia Os termos tselem e demut de Gn 1,26 iluminados pela 1Jo 4,8. Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:15 Junior Vasconcelos do Amaral Sinodalidade: raízes bíblicas e desafios práticos - Alzirinha Rocha de Souza
Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:30 KARINE MARQUES RODRIGUES TEIXEIRA ÊNFASES NA PROFECIA DE JEREMIAS 22,1-5: CATEGORIAS PARA A ANÁLISE DA CONTEMPORANEIDADE DO SERVIÇO SOCIAL Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 16:45 Leandro dos Santos Ribeiro O Uso dos Salmos na Composição do Evangelho de Marcos Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:00 Lucas Alamino Iglesias Martins “Hello, darkness, my old friend”: Sandor Ferenczi e a caracterização divina no livro de Lamentações Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:15 LUCAS COSTA MONTEIRO As interpretações bíblicas sobre doenças infecciosas na história do ocidente Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:30 Lucas Merlo Nascimento Corpo físico como metáfora do corpo social em Jó 29-31 Aprovado CT-A Sala 107
20/09/2023 17:45 Luiz Alexandre Solano Rossi O discurso religioso como legitimador do império: Assíria (Assur) e Roma (Júpiter) Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:15 Manoel da Silva Andrade Do olhar de Jesus à vista do cego de nascença uma análise exegética de Jo 9,1-7 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:30 Marcela de Jesus Dias CRISTO COMO FUNDAMENTO DA EKKLESÍA (1COR 3.10-15) Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 14:45 Mariosan de Sousa Marques As parteiras no Egito: nacionalidade, identidade e função Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:00 Matheus Eduardo de Oliveira Rocha Os Silêncios da Profecia: Um olhar hermenêutico e literário sobre as lacunas narrativas de Oseias 1,1-2,3 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:15 Pamella Barbosa Silva AGEU 2,23: UMA PROMESSA MESSIÂNICA? Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:30 PETTERSON BREY O DOMÍNIO DA TERRA E AS RELAÇÕES DE ODER ENTRE OS HOMENS Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 15:45 RAIMUNDO NONATO GOMES DE CARVALHO O APOCALIPSE A INFLUÊNCIA LITERÁRIA DO ANTIGO TESTAMENTO Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:00 Rodrigo Pereira da Silva O livro selado e seu contexto imediato: Significado histórico e físico-contextual de Apocalipse 5 Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:15 Rodrigo Serveli Genealogia e as implicações de andar com Deus. Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:30 Valmor da Silva JESUS CAMPONÊS NOS EVANGELHOS E NA AMÉRICA LATINA Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 16:45 Vamberto Marinho de Arruda Junior O uso da pragmalinguística na compreensão bíblica: abordagens iniciais Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 17:00 Vinicius Cardoso von Mengden RESPONSABILIDADES SOCIAIS NO MANDAMENTO DO DESCANSO Aprovado CT-A Sala 107
21/09/2023 17:15 Caio Matheus Caldeira da Silva Reimaginando Paulo como apóstolo para os conquistados Aprovado CT-A Sala 107
GT6 - PAUL TILLICH
30/11/-0001 00:00 Gabriel Yasser Vasconcelos Paixão O ESPÍRITO PROTESTANTE: UMA ANÁLISE ESTÉTICO-RELIGIOSA DO REALISMO EM MACHADO DE ASSIS Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 14:00 Antonio Almeida Rodrigues da Silva CONTINGÊNCIA E DESESPERO NO CONTO “MEU MAR”, DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, EM DIÁLOGO COM PAUL TILLICH. Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 14:30 Cleber Araújo Souto Baleeiro O CÃO MORTO DE NEJAR: Uma leitura tillichiana Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 15:00 Etienne Alfred Higuet Hermenêutica fenomenológica das imagens em Paul Ricoeur e Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
19/09/2023 16:00 Alex da Silva Mendes A justiça na perspectiva tillichiana Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 14:00 Edson Pereira da Silva As metamorfoses da imagem humana: uma correlação entre Paul Tillich com o Cristianismo Esotérico Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 14:30 Eduardo Gross O uso do correlativo em Filipe Melanchthon Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 15:00 PABLO FERNANDO DUMER O Desenvolvimento do Pensamento Sacramental na Teologia de Paul Tillich: Natureza, Graça e Teonomia Aprovado GT-A Sala 108
20/09/2023 15:30 Fábio Henrique Abreu Cristologia como autotransparência histórica. Reflexões sobre a função do Jesus histórico para a cristologia de Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 14:00 Emiliano Jamba António João AMOR, PODER E JUSTIÇA COMO PARADIGMA ÉTICO NA METODOLOGIA DAS TEOLOGIAS NEGRA E AFRICANA Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 14:30 Victor Siqueira Santos Teologia do fim do mundo: Uma leitura escatológica do mundo capitalista a partir de Paul Tillich Aprovado GT-A Sala 108
21/09/2023 15:00 Martinho Rennecke A REVOLUÇÃO NA ÉTICA: PERCEPÇÕES DE JOHN ROBINSON A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES DE PAUL TILLICH Aprovado GT-A Sala 108
GT7 - TEOLOGIA(S) DA LIBERTAÇÃO
19/09/2023 14:00 Camila Vaz Abeche ENTRE DEMÔNIOS E SANTAS: REFLEXÕES SOBRE PATRIARCADO A PARTIR DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. - Clarissa De Franco
Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 14:30 Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães Espiritualidades ecolibertadoras nas CEBs e no Santo Daime à luz das Teologias da Libertação. Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 15:00 Francisco das Chagas de Albuquerque Piedade popular latino-americana: Guadalupe e Nazaré como símbolos de resistência e esperança Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 15:30 LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO De Medellín ao Papa Francisco: o que tem de nova a evangelização na América Latina? Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 16:00 Marcos Roger Ribeiro ATUAÇÃO ECLESIAL EM OCUPAÇÃO URBANA: POR UMA IGREJA “EM SAÍDA” Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 16:30 ROBERT LANDGRAF O diálogo entre o pensamento de José Comblin e Francisco para uma pastoral urbana profética e libertadora. Aprovado CT-A Sala 109
19/09/2023 17:00 Adenilton Moisés da Silva O catolicismo a partir do Vaticano II: uma Igreja em saída Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 14:00 Antonio de Lisboa Lustosa Lopes A IGREJA E A TEORIA DA DEPENDÊNCIA: LEITURA CRÍTICA DA ABORDAGEM DE LUCIO GERA Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 14:30 Flavio José de Paula A discussão acerca do estatuto epistemológico do pobres na Teologia Latino-americana Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 15:00 Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira O CÍRCULO HERMENÊUTICO EM J. L. SEGUNDO: FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DE UMA TEOLOGIA LIBERTADORA Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 15:30 Matheus da Silva Bernardes O que está acontecendo com a Teologia da Libertação? Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 16:00 Paulo Agostinho Nogueira Baptista Chances e estratégias da Teologia da Libertação no atual contexto Aprovado CT-A Sala 109
20/09/2023 16:30 Rodrigo Pereira Peniche Por uma Teologia da libertação brasileira a partir de Jr 22:1-3 Aprovado CT-A Sala 109
GT8 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA: QUESTÕES EMERGENTES
19/09/2023 14:05 Tiago de Fraga Gomes Na soleira da teologia: hermenêuticas da Revelação cristã na esfera pública Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 14:24 Cesar Andrade Alves O divórcio entre Teologia e Mística e sua relação com a noção de revelação Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 14:43 Adriani Milli Rodrigues A Memória e o Esquecimento na Teologia do Perdão Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 15:02 José Federico Castillo Tapia O “Deus” de Richard Dawkins Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 15:21 Elias Wolff Desafios para uma teologia ecumênica decolonial na América Latina Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:20 Geraldo Luiz De Mori Uma “cristologia” filosófica do corpo no século XXI? Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:39 Erico Joao Hammes Cristologia no horizonte de novas contribuições de Pneumatologia e a Cristologia da paz Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 16:58 Rafael Martins Fernandes As cristologias pneumatológicas de Balthasar e Jon Sobrino: contribuições para a missão eclesial Aprovado GT-A Sala 203
19/09/2023 17:17 Deise Regina Badotti Bastos Caminho e Diálogo para Humanizar Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 13:58 Elias Fernandes Pinto TEOLOGIA DA GRAÇA: ANTÍDOTO CONTRA A “MUNDANIDADE ESPIRITUAL” Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:17 MARCOS VIEIRA DAS NEVES A dei-formação do homem, segundo Xavier Zubiri, como categoria central da Teologia litúrgica Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:36 BRUNO RICARDO AVILA FERREIRA Os desafios para o conceito de pessoa frente a inteligência artificial geral Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 14:55 Anderson Silva Barroso A alimentação como hermenêutica: potenciais contribuições da Ciência Nutricional à Teologia Sistemática Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 15:14 George Camargo dos Santos Quando o ‘gnosticismo’ encontra a religião cristã Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:13 Celia Soares de Sousa A piedade popular mariana e a fenomenologia da afetividade em Michel Henry Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:32 Vinícius da Silva Paiva Mariologia Social ou Mariologia da Libertação? Aprovado GT-A Sala 203
20/09/2023 16:51 ZILDA MARIA DA SILVA MARIA NA COMUNHÃO DOS SANTOS Como entre ajuda no discipulado e caminho para um diálogo ecumênico Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:00 Márcia Terezinha Cesar Miné Geraldo VIVER NA ESPERANÇA: “EIS QUE VENHO EM BREVE” Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:19 Renato Alves de Oliveira Cremação e ressurreição do corpo Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:38 Cesar Augusto Kuzma Esperança e ressurreição: por um mundo onde vidas importem Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 14:57 Joilson de Souza Toledo “QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE”: APONTAMENTOS PARA PESQUISA SOBRE AS ESPERANÇAS QUE MOBILIZAM JOVENS Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 15:16 Rodrigo Antonio da Silva O ministério presbiteral à luz da sinodalidade Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 15:35 José Célio dos Santos A Igreja como instituição e seu papel libertador Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 16:22 Bruno Moreira Rodrigues A formação catequética dos futuros presbíteros Aprovado GT-A Sala 203
21/09/2023 16:41 FABIANO GLAESER DOS SANTOS Discursos eclesiásticos anti-escravistas no sul do império do Brasil à luz da In Supremo Apostolatus Aprovado GT-A Sala 203
GT9 - CULTURA VISUAL E RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 JÚLIO MACUVA ESTENDAR De Angola, Para Portugal: correspondências com o profeta Simão Gonçalves Toco, materialidade e meios na religião Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 14:20 Estela Piccin A monja Utpalavarna em relevos de Gandhāra Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 14:40 Jonathan Jesse Raichart Compaixão, sofrimento e suas causas na imagem da Roda do Saṃsāra, uma hermenêutica inter-religiosa budista cristã Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 15:30 Suzana Ramos Coutinho Religião, migração e mídia: perspectivas visuais para o entendimento dos fluxos migratórios Aprovado CT-A Sala 204
19/09/2023 15:50 Denilson Marques dos Santos A SIMBÓLICA DOS “VITRAIS” DA SÉ EM BELÉM DO PARÁ. Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 14:00 EDERILTON CASSIANO TOLEDO A CRISTOLOGIA DE JOÃOZINHO TRINTA REVELADA NA IMAGEM DO CRISTO MENDIGO DA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS DE 1989. Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 14:20 Isabella Tritone Medeiros Senhora branca, Senhora negra: a (res)significação imagética de devoções marianas a partir da colonização ibérica Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 15:30 Helmut Renders Epistemologia da piedade visual: o olhar (do) sagrado e a ecologia da imagem segundo David Morgann Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 15:50 Olavo Augusto Pereira Azambuja Veja como Lazzaro Felice vê: Ontofania através de uma poesia pedagógica do olhar Aprovado CT-A Sala 204
20/09/2023 16:10 Ricardo Alves Moreira Mazzeo O deus da Guerra para além da simbologia religiosa: As expressões de Guan Yu no Ocidente Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 14:20 Allan Macedo de Novaes Imaginário cristão sobre o inferno: intersecções narrativas e imagéticas entre a Divina Comédia e One Piece Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 14:40 Juane Brauna Alves Entre o sagrado e a arte: a aleotria das imagens de roca Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 15:30 LUIS AMERICO SILVA BONFIM “O pagador de promessas”: A fenomenologia do sagrado na tradução intersemiótica da literatura para o cinema Aprovado CT-A Sala 204
21/09/2023 15:50 Luiz Henrique Patrício Xavier GRAFITES: um estudo das expressões religiosas nos murais urbanos na cidade de Belém-PA Aprovado CT-A Sala 204
GT10 - CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA, RELIGIÃO E ECOTEOLOGIA
19/09/2023 14:00 Carlos Alberto Motta Cunha Novas epistemologias e transteologia: pedagogias dos povos originários Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 14:25 DAMIANA SILVA DE MELO Ecoteologia e mística no conto “A Mãe que se transformou em pó”: criação e sentidos Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 14:50 SINIVALDO SILVA TAVARES A invenção do “direito natural” colonial moderno Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 15:35 Amanda Juliane Vicentini As relações entre o conceito de Sumak Kawsay e a teologia cósmica de Hildegard von Bingen Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 16:00 Luciano José Dias O Cuidado de Deus com a preservação da criação em Gn 7,13-16: Uma leitura verde Aprovado CT-A Sala 205
19/09/2023 16:25 AFONSO TADEU MURAD Tarefas nucleares da ecoteologia no Brasil. Interlocução com E.Conradie e R.Guridi Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 14:00 JOSE LUIZ GOMES DE ALMEIDA Inclusão dos pobres e ecologia integral Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 14:50 André Luiz Rodrigues da Silva A redenção universal na perspectiva da ecologia integral Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 15:35 Douglas Azevedo Pereira Ecoteologia relevância e interação em perspectiva dialogal Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 16:00 Jonathan Batista Maximo Salgado Virtudes agostinianas para o diálogo ciência e fé: uma contribuição para ecoteologia Aprovado CT-A Sala 205
20/09/2023 16:25 Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio São humanos, como nós: perspectivismo ameríndio e suas contribuições ecológicas Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:00 André Luiz Benedito Lições da vida animal para o ser humano segundo Ambrósio de Milão Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:25 Sérgio Gonçalves de Amorim REGULAÇÃO JURÍDICA DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE ECOVILAS DESTINADAS A ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS – NEGÓCIOS, CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA E ESPIRITUALIDADE Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 14:50 Tiago Trevisan A LAUDATO SI’ E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM CAMPO ECOLÓGICO - Marcial Maçaneiro
Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 15:35 MARCELO MASSAO OSAVA De João XXIII a Francisco: unidos por uma preocupação comum. Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 16:00 Fernanda Lemos “Animismo Hodierno”: contribuições da zooantropologia religiosa para os estudos de religião Aprovado CT-A Sala 205
21/09/2023 16:25 Letícia Alves Duarte Corrêa “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”: o grito da Terra em Rm 8,22 Aprovado CT-A Sala 205
GT11 - A) RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO
19/09/2023 14:15 Bertha Luiza Moutinho Imprensa Católica no Vale do Mucuri: a periódico A Família (1912) Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 14:30 RAFAEL MACHADO SANTANA MONOPÓLIO CATÓLICO, DISPUTAS E A FORMAÇÃO DO CAMPO RELIGIOSO NO NORTE DE GOIÁS (1886-1921) Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 14:45 Renata Siuda-Ambroziak Liderança religiosa na política nos tempos de crise: o caso do Padre Cícero Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 15:30 Alexandre Sugamosto e Silva O Sebastianismo em Belo Monte- estudo de uma polêmica Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 15:45 Ana Rosa Cloclet da Silva O conceito de “soberania” como constructo politico-religioso no contexto das independências no Brasil e na Hispanomérica Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 16:00 CAIO HENRIQUE LOPES RAMIRO CONTRA O SENTIMENTO ANTI-ROMANO: SOBRE O COMBATE DE CARL SCHMITT PELO CATOLICISMO ROMANO, CEM ANOS DEPOIS Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 16:45 Elenice Rascopp Mendes Uma Igreja para todos(as)! Mas não para os(as) Empreendedores(as)? Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 17:00 Eliziana Mendonça Machado O ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO DA ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, DISTRITO DE EDUCAÇÃO 4 Aprovado CT-A Sala 206
19/09/2023 17:15 Paulo Giovanni Pereira O USO DE ELEMENTOS RELIGIOSOS PELA IMPRENSA POLÍTICA: O CASO DO PREGOEIRO CONSTITUCIONAL Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 14:15 Cassio da Silva Moraes Afonso Religião e Política: Relação entre religião e política nos discurso de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 14:30 Celso Gabatz A LEGITIMAÇÃO IDEOLÓGICA DO “CIDADÃO DE BEM” E O POPULISMO AUTORITÁRIO E NEOCONSERVADOR NA GOVERNANÇA DISRUPTIVA BOLSONARISTA Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 15:00 Elke Streit Oliveira Fascismo brasileiro e Convenção Batista Brasileira no século XXI: uma investigação Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 15:45 Emanuel Freitas da Silva \"O Brasil para Cristo\" é 22!\" A mobilização evangélica em torno da reeleição de Jair Bolsonaro Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:00 Luís Gustavo de Araújo Zimmer Alguns aspectos sociológicos da participação religiosa na política brasileira Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:15 LUIZ HENRIQUE FERFOGLIA HONÓRIO Religião e Estado, suas autonomias específicas e suas articulações mútuas. Aprovado CT-A Sala 206
20/09/2023 16:30 Djonata Brüning Pano de fundo do conceito de ordem da preservação e seus impulsos o espaço público. Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:15 DOUGLAS FERREIRA BARROS Religião, distinção e a interdição da alteridade - Glauco Barsalini
Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:30 Rennan Carlos de Araujo IMAGINÁRIOS SOCIAIS MODERNOS: SUBJETIVIDADE, INDIVIDUALIZAÇÃO E RELIGIÃO NO ESPAÇO PÚBLICO. Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 14:45 Gerson Leite de Moraes Buscando as raízes do reacionarismo no contexto da igreja evangélica brasileira Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 15:30 Maria Angélica Martins Do puritanismo ao fundamentalismo religioso: indivíduo e comunidade pela ótica dos estudos de privacidade Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 15:45 RUTH FARIA DA COSTA CASTANHA LIDERANÇAS CRISTÃS NO STF DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: DIREITOS HUMANOS EM DEBATE Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:00 Jonathan Maxuell Goudinho de Oliveira Quando a política encontra a religião: notas sobre uma inversão conceitual Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:15 Rudolf Eduard Soberania – de Deus, do Führer, do povo? Uma perspectiva teológica, pública e luterana Aprovado CT-A Sala 206
21/09/2023 16:30 Daniel Barros de Lima A participação (neo)pentecostal na arena política: Um estudo sobre a cooptação político-religiosa do bolsonarismo (2018-2022) Aprovado CT-A Sala 206
GT12 - PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS
30/11/-0001 00:00 Adeir da Silva Oliveira A TEÓLOGA NAS IGREJAS ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL E A HERMENÊUTICA PENTECOSTAL Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Ângela Maringoli RELIGIÃO CRESCE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DIMINUI Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 David Mesquiati de Oliveira Pentecostalismos, sociedades midiáticas e campanhas eleitorais modernizadas Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Francisco Alexandre Gomes Antonio Torres Galvão: um intelectual mediador no pentecostalismo brasileiro (1931-1944) Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 GEDEON FREIRE DE ALENCAR DOUTRINA MILITAR & DOUTRINA ASSEMBLEIANA: as duas faces da mesma moeda? Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Jefferson Zeferino Protestantismo e vida pública em “The new revolutionary mood in Latin America”, de Richard Shaull Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 LUIS DE CASTRO CAMPOS JR A Relação Comunicação e Religião No Neopentecostalismo Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 LUIS RODOLFO DA SILVA MOURA VIGÍLIA DA MATA ENQUANTO ELEMENTO DA EXPRESSÃO DOS ENTRELAÇOS RELIGIOSOS PENTECOSTAIS NA AMAZÔNIA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marcelo Serafim de Souza O PENTECOSTALISMO QUE CONQUISTOU O BRASIL À PARTIR DA REGIÃO AMAZÔNICA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marcos Rodrigues Simas A RELIGIÃO CRISTÃ E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O CASO DA IGREJA WAY OF THE FUTURE Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa PODER E INFLUÊNCIA: AS LIDERANÇAS PENTECOSTAIS E O CENÁRIO POLÍTICO NA SOCIEDADE DE CONSUMO. Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Marina de Oliveira Lúcio Entrelaçamentos da Igreja Metodista e a Lógica de Mercado: análise econômico-histórica Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Natália Fernandes Mororó As denominações e classificações do pentecostalismo: novas perspectivas do fenômeno Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Patrícia Fratucci Santos O PODER CENTRALIZADOR NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS: IMPLICAÇÕES DO VERTICALISMO ASSEMBLEIANO NO COTIDIANO DOS FIEIS. Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Ricardo Bitun Uma igreja afro-americana na Zona Leste Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Rodrigo Pinto de Andrade História e memória da criação da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975) Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Rondinei Alves O ÊXTASE PENTECOSTAL E O SEU CARÁTER INCLUSIVISTA NA JUVENTUDE ASSEMBLEIANA Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Roney Ricardo Cozzer LEITURA POPULAR DA BÍBLIA E HERMENÊUTICA NO PENTECOSTALISMO BRASILEIRO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Thais Santana Galvão A SEDE das Assembleias De Deus em Alagoas: Uma Construção Teórico-Metodológica Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 VALDINEI RAMOS GANDRA (DES) ACOPLAGENS IDENTITÁRIAS: AS “ESTRATÉGIAS” ASSEMBLEIANAS DIANTE DA POLISSEMIA DISCURSIVA DO CAMPO RELIGIOSO EVANGÉLICO Aprovado CT-A Sala 208
30/11/-0001 00:00 Vanderlei Dorneles da Silva \"Um só Deus, um só Espírito\": teologia e antropologia pentecostal na visão de Kärkkäinen, Yong e Anderson Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:00 Ademar Alves da Silva A instalação da Igreja Batista de Corumbá e da Associação Evangélica Batista do Estado de Mato Grosso Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:10 adriana emerick garcia homem A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO CONTEXTO ECLESIÁSTICO PENTECOSTAL HODIERNO Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:20 Alef Monteiro de Souza A rejeição à negritude por quilombolas pentecostais evangélicos é expressão da colonialidade? Apontamentos para uma resposta Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:45 FABIANO PIRES SILVA DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM DIÁLOGO ENTRE O DNI E AS TEOLOGIAS DA LIBERTAÇÃO E MISSÃO INTEGRAL Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 14:55 Ingrid Carolina Soto Escobar Ribeiro Relações entre Religião e Espaço Público: Atuações do Conselho Mundial de Igrejas e o Cenário Ecumênico Brasileiro Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:05 JOSE BISPO DOS SANTOS FILHO Contribuições teológicas do metodismo americano para o pentecostalismo clássico brasileiro do início do século XX Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:30 Mariane Gonçalves Bento Aliança neoconservadora no palco público de Juiz de Fora: o caráter “simbólico” da pauta pentecostal na política Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:40 Mateus Andrey Dolny Conceitos fundamentais para uma espiritualidade luterana decolonial no contexto brasileiro Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 15:50 Pablo Rafael Henrique de Freitas Câmara O uso do teatro como ferramenta de evangelização por um pastor artista. Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:15 PAULO HENRIQUE SANTOS SILVA DE AZEVEDO A EVANGELIZAÇÃO DE INDÍGENAS NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE BUGAIO. Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:35 Wagner Fernando Kind Strelow Friedrich Wüstner: Tu, porém, vai! Aprovado CT-A Sala 208
21/09/2023 16:45 joender luiz goulart A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NEOPENTECOSTALISTA NO BRASIL VIGENTE, QUAL É O PREÇO DA FÉ? Aprovado CT-A Sala 208
GT13 - RELIGIÕES E FIOSOFIAS DA ÍNDIA
19/08/2023 15:00 Bruno do Carmo Silva Jīvanmukta: A “Morte” do Ego para Um Ser Liberto Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 14:20 Alessandra Monzo dos Santos Os Caminhos do Yoga no Brasil: O pensamento e o Método Hermógenes de Yoga. Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 14:40 Alina Silva Sousa de Miranda O método upaniṣádico e as qualificações do professor Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 15:40 CAIO CEZAR DE OLIVEIRA BUSANI INTIMIDADE COM O SUPREMO: O MÉTODO DEVOCIONAL PERFORMÁTICO GAUḌĪYA VAIṢṆAVA Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:00 Evandro Vieira Ouriques Sobre a condição comunicacional do ser humano e a filosofia indiana e sua recepção na Paris 8 Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:20 Geovana Aparecida Moretto Tradição e Modernidade no Cânone Budista Aprovado CT-A Sala 209
19/09/2023 16:40 Gisele Cardoso de Lemos A Problemática da ahiṁsā em representações de sobreviventes de ataques com ácido na Índia. Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:00 Juan Camilo Zuluaga A ética vedanta na América Latina: um ponto de partida para se aproximar à alteridade Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:20 Kaique Aparecido Gonçalves e Silva Os Arcanos Maiores do Tarot e suas possíveis correlações com os Deuses Hindu Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 14:40 Larissa Dantas Camargo Mello Sorge e parasparopakāryopakāraka: os conceitos de cuidado existencial em Heidegger e co-operação solidária em Śaṅkarācārya - Pablo Duílio Martins Barbosa da Silva
Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 15:20 Marco Alexandre de Oliveira Neohumanismo: O novo, outro humanismo de P.R. Sarkar Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 15:40 Raquel Belém de Andrade Corpo, emoção e ritual: experiência estética e performance no teatro Kathakali Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 16:00 Romero Bittencourt e Carvalho Radha - o centro devocional do vaishnavismo bengali Aprovado CT-A Sala 209
20/09/2023 16:20 Sumaya Machado Lima PRABHAT SAMGIITA: canções poéticas como Veículos de Transformação Espiritual. Aprovado CT-A Sala 209
GT22 - B) RELIGIÃO COMO TEXTO: LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO
19/09/2023 14:00 Eliabe Simplicio da Silva TEORIA DA RECEPÇÃO PRESENTE NA HERMENÊUTICA DE JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA: O LEITOR COMO FIGURA CENTRAL Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:20 Elton Roney da Silva Carvalho A ESTÉTICA RELIGIOSA E A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DO PODER INSTITUCIONAL ATRAVÉS DA LINGUAGEM RELIGIOSA Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:20 Talita Bárbara Costa de Oliveira OS PRIMEIROS RITUAIS BRASILEIROS: pinturas rupestres e cenas religiosas Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 14:40 Georges Homsi Mora João, o santo: construção ficcional entre os século II e VI Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 15:00 LUDMILA MARTINS PEREIRA PIRES INFLUÊNCIA DO CHOCOLATE COMO ALIMENTO SAGRADO EM RITUAIS PAGÃOS, SUA RESSIGNIFICAÇÃO ASSOCIADA À PÁSCOA CRISTÃ Aprovado CT-A Sala 104
19/09/2023 15:20 Márcia de Souza Martins Dos escritos teológicos à fase poético-literária de Rubem Alves: uma panorâmica nas diversas fases do pensamento alvesiano Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:00 Adriana geisa jansen Pereira Araújo Provérbios em ioruba, uma análise linguística dos textos orais Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:20 Alan Aparecido Campos Brizotti A engenhosa Letícia pentecostal: a simbólica da Nuvem na pentecostalidade de Carlos Nejar Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 14:40 Camila Costa Monteiro A ARTE DO MIRITI: ARTESÃOS, NATUREZA E RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE TAUERÁ DE BEJA (ABAETETUBA-PA) Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 15:20 Christian David Soares Bitencourt DEUS EX-MACHINA: A REPRESENTAÇÃO DO ARTISTA COMO DEUS NO Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 15:40 Cosme Juares Moreira Streglio Leodegaria de Jesus linguagem poética e religiosa Aprovado CT-A Sala 104
20/09/2023 16:00 Daniela Veloso de Abreu e Matos TÚMULOS DA SAUDADE: Símbolos de uma necrópole periférica Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:00 Matheus Manholer de Oliveira UM DIA CHEGAREI A SAGRES: A TEOPATODICEIA NA OBRA DE NÉLIDA PIÑON - Gustavo Escobozo da Costa
Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:20 Michelle Bianca Santos Dantas PARA ALÉM DO DITO: A ESTÉTICA DA RELIGIÃO E OS SEUS MÚLTIPLOS DE SENTIDO Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 14:40 Oscar Javier Brítez Figueredo Religião e sabedoria na língua guarani. Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:00 Rosineide de Aquino Oliveira “Muito bonito o livro, ela trabalha aqui?” Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:20 Silas Klein Cardoso Semânticas do Extravio: para um sólido senso de contexto Aprovado CT-A Sala 104
21/09/2023 15:40 Wanessa de Lima Grigoletto Círio de Nazaré: expressão de fé e cultura do povo paraense Aprovado CT-A Sala 104
GT112 - B) RELIGIÃO, POLÍTICA E TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO
19/09/2023 14:15 Fábio Gonzaga Gesueli Michel Foucault e sua leitura de Agostinho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:15 Fábio Gonzaga Gesueli Michel Foucault e sua leitura de Agostinho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:30 Filipe Costa Machado BONHOEFFER E A NEOTEOCRACIA: Uma crítica à aproximação entre os ‘evangélicos’ e a direita brasileira Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 14:45 Rodrigo Favero Celeste A Imaginação Analógica de David Tracy: explorando termos-chave na experiência religiosa Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 15:30 Ludinei Marcos Vian A CRUZ E A VIOLÊNCIA Um estudo a partir da teoria mimética de René Girard Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 15:45 Marcelo Amaral Lanfranchi O Pensamento Religioso de Plínio Corrêa de Oliveira e os Arautos do Evangelho Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 16:00 Bruno Luiz Teles de Almeida Salomão Ferraz e a Fé Nacional Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 16:15 JONAS JOSE DE OLIVEIRA MARIA Assembleia de Deus e Ecologia Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:00 Thiago Mendes Alves de Deus Mitos Seculares e o mito da Sociedade Secular – A Aplicação do Método Comparativo – Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:15 Walace Alexsander Alves Cruz Cristianismo é resistência, da Palestina à América Latina - Reflexões à luz do evento Jesus Cristo Aprovado CT-A Sala 207
19/09/2023 17:30 Emerson José Sena da Silveira Direita católica, subjetividade maquínica e espaço público: qual futuro dos vencidos? Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:15 Bruno Mateus de Lima Coutinho TEOLOGIA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE: PERPECTIVAS DE UM SYN-HODÓS. Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:30 Aleandro Correia da Silva Lira Profetismo e Política: Uma Análise de Daniel 2 e sua Relevância no Cenário Político Brasileiro Atual Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 14:45 Eduardo Vasconcelos de Souza Teologia Política: uma resposta da fé à história da salvação. Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 15:00 Henrique Jardim Spina Katéchon como método: Roberto Esposito e uma nova perspectiva da Teologia Política Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:00 Tiago de Melo Novais Teologia pública como teologia do retorno Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:15 Lucio Alexandre dos Santos O papel das instituições religiosas na gestão do patrimônio imobiliário e seus impactos no espaço público Aprovado CT-A Sala 207
20/09/2023 16:30 ANNY RAMOS VIANA A quase guerra nada santa entre a comunidade LGBTQIAP+ e a Frente Parlamentar Evangélica no Brasil. Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:15 Henrique Mata de Vasconcelos A vitrine da fé: o marketing neopentecostal-político da Igreja do Evangelho Quadrangular em Minas Gerais - Sarah Silva de lima
Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:30 Ilo Rodrigo de Farias Machado A internet como esfera pública trans-habermasiana e seu impacto no diálogo entre religiosos e não religiosos - Marcelo de Araújo Silva
- Neimar Plack Brauwers
Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 14:45 Moisés Sbardelotto Mais do que você quer e menos do que você não quer: influenciadores digitais e cristianismo coach Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 15:45 Patrícia Simone do Prado Islamização do conhecimento como possibilidade dentro da transmoderidade Aprovado CT-A Sala 207
21/09/2023 16:00 Wallace Soares da Cruz MILTON SCHWANTES E A FORMAÇÃO DE “BIBLISTAS ORGÂNICOS”: INTERFACES COM A CIÊNCIA PRÁTICA DA RELIGIÃO - CLAUDETE BEISE ULRICH
Aprovado CT-A Sala 207
ST1 - RELIGIÃO E MÚSICA
19/09/2023 14:00 RONALDO DE PAULA CAVALCANTE RELIGIOSIDADE POPULAR NO CANCIONEIRO BUARQUEANO Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 14:15 Silvério Leal Pessoa A RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE NA MÚSICA DE MILTON NASCIMENTO: Experiências sonoras e oceânicas. - Glaucio José Couri Machado
Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 14:45 Carlos Eduardo Brandão Calvani Nostalgia e retorno ao paraíso: a reconciliação de compositores com o tempo mítico de suas tradições religiosas Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 15:30 Caroline Julie da Rosa Cougo Mudanças na música gospel brasileira desde 1980 até a atualidade e suas inspirações estrangeiras Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 15:45 Bruno de Carvalho Rocha Apocalipse 16: entre o rap de Mensagem e o mercado Aprovado H15 - Sala 111
19/09/2023 16:15 Waldney de Souza Rodrigues Costa Variações metodológicas da abordagem da Música como Religião: quadro geral e exemplos do gospel no Brasil Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:15 Joêzer Mendonça “Oração pelo Brasil”: expressões de patriotismo no hinário adventista Cantai ao Senhor (1963) - Priscila Aparecida Romero Derevecki
- Priscila Aparecida Romero Derevecki
Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:30 Felipe Marçal Anunciação A negação da dissonância musical na epistemologia adventista:uma negação instintiva das contaminações cognitivas em uma instituição fundamentalista Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 14:45 Maxwell Pinheiro Fajardo Tensões sobre ritmos musicais nos debates sobre a identidade das Assembleias de Deus no Brasil Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 15:30 Anna Paula Barreto Pedra Candomblé como música: a materialidade sonora dos blocos afro e afoxés da Bahia Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 15:45 ANTONIO PASSOS DE SOUZA “Ave Maria no morro” – rejeições, aderências e sentido religioso em uma canção popular Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 16:00 Daniel Rocha “Something that sounded evil”: imaginário bíblico e representações do mal nos primórdios do Black Sabbath Aprovado H15 - Sala 111
20/09/2023 16:15 Fernando Rodrigues de Souza O lugar da música no Amidismo japonês: Considerações sobre os hinos na doutrina Jōdo Shinshū Aprovado H15 - Sala 111
ST2 - ECOLOGIA INTEGRAL: A TEOLOGIA CRISTÃ EM DIALOGO COM OUTROS SABERES
19/09/2023 14:05 Josi Mara Nolli Educação e ecologia da pessoa humana Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 14:30 Chrystiano Gomes Ferraz QUANTO MENOS, TANTO MAIS: HÁ NA LAUDATO SÍ’ UMA PROPOSTA DE DECRESCIMENTO? Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 14:55 Maria Teresa de Freitas Cardoso Considerações sobre Mestre Eckhart e Baruch Spinoza: desprendimento e causalidade em vista da ecoteologia Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 15:20 carlos estellita-lins Água de baixo, água de cima: toda água é benta Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 15:45 Everaldo dos Santos Mendes ESTADO, AMAZÔNIA E ECOPEDAGOGIA: A NOÇÃO DE POVO DE IGNACIO MARTÍN-BARÓ Aprovado H15 - 07A
19/09/2023 16:10 Edilmar Cardoso Ribeiro Capuchinhos e Mapuche: evangelização, educação e colonização Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:05 Luiz Fernando Rangel A Exortação Pós-Sinodal Christus Vivit e a “Economia de Clara e Francisco” Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:30 Jean Luc Fobe ECOTEOLOGIA ASSOCIADA A JUSTIÇA SOCIAL: O ANO SABÁTICO DA TERRA Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 14:55 Danilo Rodrigues Dom Vicente Ferreira CSSR: uma voz pofética em meios aos desastres de Brumadinho MG Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 15:20 Matthias Grenzer Os peixes na reflexão ecoteológica da Bíblia Hebraica - Fernando Gross
Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 15:45 Andréia Durval Gripp Souza Cultura Digital e Ecologia Integral: distinções e intercessões pastorais Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 16:10 Antonio Dias Pereira Filho Um olhar sobre o relato integrado à luz da ecologia integral Aprovado H15 - 07A
20/09/2023 16:35 Ariél Philippi Machado Educação integral da fé: pistas de um estilo de vida para as novas gerações Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:05 Alexandre da Silva ÉTICA INTERCULTURAL LATINO-AMERICANA: pressupostos para uma educação escolar. Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:30 Fabio Augusto Welter Pastoral da ecologia integral, crise ecológica no capitulo IV da Laudato Si e o projeto Plástico Zero Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 14:55 Clélia Peretti Ecologia e Pedagogia Decolonial: Itinerários pedagógicos para uma cidadania ecológica e ética Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 15:20 Kathleen Vieira BUSCA DE PERSPECTIVA PARA FALAR SOBRE SEXUALIDADE NA IGREJA Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 15:45 Kedma Aparecida Alves Soares COMO O ITINERÁRIO CATECUMENAL PODE AJUDAR A SUPERAR A CRISE AMBIENTAL? Aprovado H15 - 07A
21/09/2023 16:10 Valdirlei Augusto Chiquito O SER HUMANO COMO SUJEITO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO NO PENSAMENTO DE EDITH STEIN Aprovado H15 - 07A
ST3 - FILOSOFIA DA RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Bruno Pinto de Albuquerque Sigmund Freud e a questão das cosmovisões científica e religiosa Aprovado H15 - 10
19/09/2023 14:15 Edilza Rodrigues Campelo da Silva O eidos platônico e a dialética dos mitos religiosos arquetípicos em Jung Aprovado H15 - 10
19/09/2023 14:30 Carlos Campelo da Silva J. G. HAMANN E A LOUCURA DA FÉ: UMA MENTE PERTURBADA OU UM PENSAMENTO PERTURBADOR? Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:15 Lucas Pereira da Silva Freitas A MANIFESTAÇÃO DA IDIOSSINCRASIA NO FENÔMENO RELIGIOSO E DA FÉ-RAZÃO NA PÓS-MODERNIDADE Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:30 Nelson Cortes Pacheco Junior O \\\'lugar\\\' na filosofia da religião: emergências fenomenológicas para o pensamento latino-americano Aprovado H15 - 10
19/09/2023 15:45 Renato Kirchner A abordagem da filosofia intercultural e o caso específico da filosofia andina Aprovado H15 - 10
19/09/2023 16:30 Tarek Chaher Kalaoun FALSAFA: UMA VISÃO GERAL DA FILOSOFIA MUÇULMANA Aprovado H15 - 10
19/09/2023 16:45 mohammad makdod O conceito de Deus: Uma Perspectiva da escola Ashʿarita Aprovado H15 - 10
19/09/2023 17:00 PHELIPE AUGUSTO SILVA SANTOS FILOSOFIA DA RELIGIÃO APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA: COMPREENSÃO E ENFRENTAMENTO DOS NOVOS FUNDAMENTALISMOS RELIGIOSOS Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:00 Pedro Mauricio Garcia Dotto A transposição platônica da psychagôgia no Fedro Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:15 Marco Antonio Chabbouh Junior O papel das entidades matemáticas para a metafísica do Platão intermediário Aprovado H15 - 10
20/09/2023 14:30 José Reinaldo Felipe Martins Filho “PARA ALÉM DO SOM”: A MÚSICA COMO RECURSO DE FORMAÇÃO DO ESPÍRITO E ASCESE EM SANTO AGOSTINHO - Gustavo Augusto da Silva
Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:15 Presley Henrique Martins No túmulo de Lázaro: perspectivas existenciais sobre a morte e a ressurreição na filosofia de Kierkegaard. Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:30 CARLOS EDUARDO CAVALCANTI ALVES “Amar a Deus por nada”: fé e sofrimento no mito de Jó segundo Kierkegaard e Ricœur Aprovado H15 - 10
20/09/2023 15:45 Jonas Roos Fé como cura para o desespero? Religião e existência a partir de A Doença para a Morte Aprovado H15 - 10
20/09/2023 16:30 JAMES VASCONCELLOS MESQUITA A CRÍTICA DE KIERKGAARD AO PANTEÍSMO DE HEGEL: A FÉ EM DEUS Aprovado H15 - 10
20/09/2023 16:45 Danilo Souza Mendes de Vasconcellos Introdução à filosofia da religião em Mark C. Taylor Aprovado H15 - 10
20/09/2023 17:00 THIAGO MARIZ ESTEVES DE SOUZA Em Busca da Verdade Divina: A Perspectiva Filosófica de Fulton Sheen sobre a Religião Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:00 Hélio Aparecido Teixeira O ALÉM-HUMANO EM FICHTE E NIETZSCHE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE DUAS VISÕES ANTROPOLÓGICAS DA MORAL Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:15 Ana Carolina Ferreira Sales Contribuições filosóficas dos estudos Nietzschianos para a Ciências da Religião Aprovado H15 - 10
21/09/2023 14:30 Jonas Rafael da Silva A religião em uma sociedade pós-secular Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:15 Luís Gabriel Provinciatto Os deuses, o poeta e a natureza: aspectos do sagrado em Heidegger, leitor de Hölderlin Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:30 Cicero Cunha Bezerra Poética do acontecimento: religião e filosofia na obra de J.D. Caputo. Aprovado H15 - 10
21/09/2023 15:45 Luiz Fernando Pires Dias A articulação entre fenomenologia e significância ética na formação da ideia de religião em Emmanuel Levinas. Aprovado H15 - 10
21/09/2023 16:30 Felipe de Queiroz Souto A crítica de Gianni Vattimo à bioética católica Aprovado H15 - 10
21/09/2023 16:45 Manoel Carlos Uchôa de Oliveira A noção autoimunitária de religião no pensamento de Jacques Derrida: uma análise do texto Aprovado H15 - 10
21/09/2023 17:00 Arlindo José Vicente Junior O desaparecimento dos rituais e Igreja Católica: fenomenologia da dor a partir de Byung-Chul Han Aprovado H15 - 10
ST4 - CAPITALISMO COMO RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 Alberto da Silva Moreira BENJAMIN, CRISTIANISMO E CAPITALISMO PARASITÁRIO Aprovado H15 - 103
19/09/2023 14:20 Allan da Silva Coelho “Marxismo Quente” e Teologia na crítica do “Capitalismo como Religião” Aprovado H15 - 103
19/09/2023 14:40 AMALIA FONTE BASSO A influência do reencantamento pelo consumo no comportamento religioso contemporâneo. Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:00 André Vinicius Souza Castro NOTAS SOBRE O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO EM ADORNO E HORKHEIMER Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:20 Edevilson de Godoy Teoria mimética, desejo, capitalismo e religião Aprovado H15 - 103
19/09/2023 15:40 Flávia Ribeiro Amaro Imunidade tributária à templos de qualquer culto, liberdade religiosa e Mercado Religioso no Brasil Aprovado H15 - 103
19/09/2023 16:20 Francisca Jaquelini de Souza Viração \\\\\\\\\\\'Igrejas de Parede Preta\\\\\\\\\\\': a superestrutura evangélica do neoliberalismo? Aprovado H15 - 103
19/09/2023 16:40 Gefferson Silva da Silveira Educação e solidariedade: em busca de uma sociedade onde caibam todos Aprovado H15 - 103
19/09/2023 17:00 Idail dos Santos Costa VENDE TUDO O QUE TENS E DÁ-O AOS POBRES: O discipulado como pobreza em Dietrich Bonhoeffer. Aprovado H15 - 103
19/09/2023 17:20 JOAB MATOS DOS SANTOS DE SÃO LUCAS: ‘EMPREENDO, QUANDO CREIO’’ Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:00 Joabe Marques dos Anjos ENTRE ÁTOMO E PROSOPON: IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NA DINÂMICA DE UMA RELIGIÃO ESTETIZADA Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:20 Júlio Cezar Nascimento Morais IDOLATRIA AO MERCADO E A CONSEQUENTE IMAGEM FALSA DE SER HUMANO ENQUANTO “CAPITAL HUMANO” Aprovado H15 - 103
20/09/2023 14:40 JUNG MO SUNG Uma crítica transcendental da antropologia “teológica” de Hayek, que nega a noção de os direitos humanos. Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:00 Lauri Emilio Wirth Idolatria: um conceito teológico crítico ao sistema mundo emergente a partir do século XVI Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:20 Marcio Bernardi Daniel Lopez e a formação do humano neoliberal brasileiro: Uma crítica a partir de Antônio Gramsci Aprovado H15 - 103
20/09/2023 15:40 Mariana Luzia Oliveira Lima O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO E A CRISE AMBIENTAL Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:00 Neilson Xavier de Brito Capitalismo e religião: a democratização dos favores divinos Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:20 Welington de Freitas Gomes O conceito de idolatria no pensamento do missionário John A. Mackay Aprovado H15 - 103
20/09/2023 16:40 Wilhelm Wachholz ÉTICA ECONÔMICA NO PENSAMENTO TEOLÓGICO DO REFORMADOR PROTESTANTE MARTIM LUTERO Aprovado H15 - 103
ST5 - ÉTICA TEOLÓGICA E ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
19/09/2023 14:00 Aline Amaro da Silva Tecnologia para a humanidade: os desafios das tecnologias digitais para um humanismo integral Aprovado H15 - 104
19/09/2023 14:30 André Luiz Boccato de Almeida Teologia, Ética e Consciência. Um diálogo educativo a partir de Tomás de Aquino e Paulo Freire. Aprovado H15 - 104
19/09/2023 15:00 Lúcia Eliza Ferreira da Silva Albuquerque CATOLICISMO E ESCRAVOS NO BRASIL COLÔNIA: UMA REFLEXÃO ÉTICO-TEOLÓGICA SOBRE AS RAÍZES DO RACISMO BRASILEIRO Aprovado H15 - 104
19/09/2023 15:30 Everton Brunaikovics Georgetti Juventudes e formação da consciência: uma análise teológica sobre os desafios contemporâneos Aprovado H15 - 104
19/09/2023 16:00 Patricia Carneiro de Paula A ética em Gálatas 3,28 “Não há homem nem mulher” pelo pensamento de Elisabeth Schüssler Fiorenza Aprovado H15 - 104
20/09/2023 14:00 Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes ÉTICA RELIGIOSA VERSUS ÉTICA EVANGÉLICA: UMA ANÁLISE DA PRÁXIS DE JESUS À LUZ DE JOSÉ MARIA CASTILLO Aprovado H15 - 104
20/09/2023 14:30 Ana Paula Mota Ribeiro Tavares INTOLERANCIA RELIGIOSA E AS CONSEQUENCIAS NA HARMONIA SOCIAL Aprovado H15 - 104
20/09/2023 15:00 Jerônimo Lauricio de Souza Oliveira A ética personalista e conjugal na obra Amor e Responsabilidade de Karol Wojtyla Aprovado H15 - 104
20/09/2023 15:30 Rita de Cassia Mendes Alvares De uma ética que mobiliza o desejo: da escuta psicanalítica que tensiona o mal estar Aprovado H15 - 104
20/09/2023 16:00 Vilk Junio ELEMENTOS DE ANTROPOLOGIA NO MAGISTÉRIO DO PAPA FRANCISCO: FÉ, AMOR E VERDADE Aprovado H15 - 104
21/09/2023 14:00 ANTONIO CLAUDIO BORGES DIAS A PERSPECTIVA ÉTICA COMO COMPETÊNCIA TRANSVERSAL NA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO ENSINO RELIGIOSO Aprovado H15 - 104
21/09/2023 14:30 Elio Estanislau Gasda Neoliberalismo e ditadura do capital segundo Papa Francisco Aprovado H15 - 104
21/09/2023 15:00 Valério Guilherme Schaper Modos Alimentares e Sindemias - Um desafio para a ética cristã Aprovado H15 - 104
21/09/2023 15:30 Claudio Araujo Machado Um panorama da justiça social dos profetas ao Sermão do Monte em Mateus Aprovado H15 - 104
ST6 - INTERFACES E DISCURSOS NO (CON)TEXTO DA COSMOVISÃO, D. HUMANOS, FORMAÇÃO E ECOLOGIA
20/09/2023 14:00 Andrew Bernardo Corrêa DISCUSSÕES E POTENCIALIDADES DOS PATRIMÔNIOS RELIGIOSO JESUÍTICO E INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL (DOS SÉCULOS XVI AO XVIII) - EULER RENATO WESTPHAL
- Roberta Barros Meira
Aprovado H15 - 105
20/09/2023 14:30 Franklin Wylliam Bittencourt Melo Uma interface entre o pensamento pós moderno e a cosmovisão cristã Aprovado H15 - 105
20/09/2023 15:00 MICHELE JANENE KARIGYO Direito e Teologia: o papel da igreja na promoção dos Direitos Humanos Aprovado H15 - 105
20/09/2023 15:30 Thiago Antunes dos Santos A COSMOVISÃO CRISTÃ E A HIPERMODERNIDADE: A IMPORTÂNCIA DO SIGNIFICADO PARA O CRISTIANISMO Aprovado H15 - 105
20/09/2023 16:00 Gleyds Silva Domingues PRESSUPOSTOS COSMOVISIONAIS COMO BASE DO POSICIONAMENTO HUMANO DIANTE DA QUESTÃO “QUEM EU SOU” Aprovado H15 - 105
21/09/2023 14:00 SINVALDO SANTOS DE QUEIROZ TEOLOGIA DO CUIDADO: UMA PERSPECTIVA BÍBLICA, ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL - Daniel Silva
- Pablo Rafael Henrique de Freitas Câmara
Aprovado H15 - 105
21/09/2023 14:30 Helton Thyers Melo Oliveira A palavra-corpo-floresta na etnografia sensível de Eliane Brum Aprovado H15 - 105
21/09/2023 15:00 Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle Comunidades Quilombolas no Sertão do São Francisco: Turismo Religioso, Identidade e Patrimônio - Elidomar da Silva Alcoforado
Aprovado H15 - 105
21/09/2023 15:30 Wander de Lara Proença EVANGÉLICOS E AS QUESTÕES ECOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TEOLÓGICO Aprovado H15 - 105
21/09/2023 16:00 denise martins americo de souza APONTAMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DE ENSINO TEOLÓGICO HUMANIZADO - Jacqueline Ziroldo
Aprovado H15 - 105
ST7 - EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO
19/09/2023 14:00 André Valva Explorando símbolos religiosos: desenvolvimento de uma abordagem geertziana para análise de textos religiosos antigos. Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:15 Eduardo Sales de Lima QUANDO O LAICO SE TORNA DOGMÁTICO: Pensar outra Epistemologias para o Ensino Religioso Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:30 Gustavo Cesar Ojeda Baez Bases teóricas, caminhos etnográficos e epistemologia das Ciências das Religiões Aprovado H15 - 108
19/09/2023 14:45 Jandher Custódio Gomes Reduzindo Fronteiras: Um estudo sobre a Divulgação Científica em Ciência da Religião Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:00 LUIS JORGE LIRA NETO As teorias concorrentes da origem da religião de Tylor e de Durkheim: uma análise bourdieuana. Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:15 Márcia Maria Enéas Costa 1923-2023: Cem anos da Ciências das Religiões na Itália Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:30 Maurílio Ribeiro da Silva A tradição normativa da Psiquiatria nos estudos científicos da religião no Brasil Aprovado H15 - 108
19/09/2023 15:45 NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR A contribuição da Ciência da Religião para a definição de religião em contextos normativos Aprovado H15 - 108
19/09/2023 16:00 Tatiane Aparecida de Almeida EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO: uma reflexão sobre as noção de disciplinaridade Aprovado H15 - 108
ST8 - NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUALIDADES LAICAS
19/09/2023 14:10 Silas Guerriero Novos ares do espiritismo: do moralismo xavieriano ao individualismo novaerista Aprovado H15 - 109
19/09/2023 14:35 Fábio Leandro Stern Religião e humor na Nova Era: um estudo de caso da página Humor New Age Aprovado H15 - 109
19/09/2023 15:00 Ricardo Toshio Bueno Hida POSICIONAMENTO POLÍTICO DO MOVIMENTO DA NOVA ERA NO BRASIL: O CASO DE LUIZ ANTONIO GASPARETTO - Fábio Leandro Stern
Aprovado H15 - 109
19/09/2023 15:50 Paulo Sérgio de Souza ESPIRITUALIDADE NO ENEAGRAMA: CAMINHOS PELA FENOMENOLOGIA Aprovado H15 - 109
19/09/2023 16:15 Kevin Willian Kossar Furtado Hábitos de leitura e estratégias de contato de sannyasins brasileiros com o legado oshiano Aprovado H15 - 109
19/09/2023 16:40 Pamela Siegel AMÉRICA LATINA: NOVO BERÇO ESPIRITUAL DO MUNDO NA NOVA ERA DE AQUÁRIO Aprovado H15 - 109
20/09/2023 14:10 Omar Lucas Perrout Fortes de Sales Ateísmo hermenêutico: apontamentos desde pesquisa realizada com programas de pós-graduação em Ciências da Religião no Brasil. - Clovis Ecco
Aprovado H15 - 109
20/09/2023 14:35 CLAUDIA DANIELLE DE ANDRADE RITZ PESSOAS SEM RELIGÃO COM CRENÇA: A DESCONTINUIDADE NA TRANSMISSÃO DA TRADIÇÃO E A RECOMPOSIÇÃO DA MEMÓRIA RELIGIOSA Aprovado H15 - 109
20/09/2023 15:00 Flávio Lages Rodrigues O ROCK E A ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA NA SOCIALIZAÇÃO DOS/AS ROQUEIROS/AS SEM RELIGIÃO Aprovado H15 - 109
20/09/2023 15:50 Marta Bonach Gomes Cora Coralina: reescrevendo a literatura feminina à luz das novas concepções culturais e religiosas Aprovado H15 - 109
20/09/2023 16:15 Marcelo Ferreira Cardoso O MEME RELIGIOSO DE DAWKINS PELA ÓTICA DA MEMÓRIA DE MAURICE HALBWACHS Aprovado H15 - 109
20/09/2023 16:40 Messias José dos Santos Uma Proposta de Mudança Para Igreja Evangélica Atual em Face ao Crescimento dos Desigrejados Aprovado H15 - 109
21/09/2023 14:10 FLAVIO AUGUSTO SENRA RIBEIRO Perfil das pesquisas pós-graduadas sobre pessoas sem religião Aprovado H15 - 109
21/09/2023 14:35 Leandro Evangelista Silva Castro Religião vivida e o estudo de pessoas sem religião com crença: uma proposta teórico-metodológica Aprovado H15 - 109
21/09/2023 15:00 Paulo Vinícius Faria Pereira \"Onde estão os sem-religião?\" Um levantamento do perfil sociorreligioso de jovens estudantes de Betim Aprovado H15 - 109
21/09/2023 15:50 Milene Costa dos Santos Qualidade humana profunda: leitura simbólica sem epistemologia mítica dos sete sinais no evangelho de João Aprovado H15 - 109
21/09/2023 16:15 Thais Fernandes do Amaral DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA AXIOLÓGICA DE MARIA CORBI E A PRÁTICA CINÉFILA EM UM GRUPO FOCAL - Uma Análise Aprovado H15 - 109
21/09/2023 16:40 Jonathan Félix de Souza ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS SOBRE ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA Aprovado H15 - 109
ST9 - MÍSTICA E ESPIRITUALIDADES
19/09/2023 14:00 Edson Fernando de Almeida Do giro místico do protestantismo ao giro protestante da mística Aprovado H15 - 110
19/09/2023 14:20 André Anéas A fenomenologia da Vida de Michel Henry: a face mais radical da teomística Aprovado H15 - 110
19/09/2023 14:40 Brasil Fernandes de Barros Neurociência da Religião e mística: uma verdade última? Aprovado H15 - 110
19/09/2023 15:20 Adriel de Oliveira Rizzo Mística Contemporânea em Thomas Merton: Análise de \"A Igreja e o Mundo sem Deus\" Aprovado H15 - 110
19/09/2023 15:40 Antonio Audelino Correa Filho O sagrado e o profano numa congregação católica: uma análise na chave de Eliade Aprovado H15 - 110
19/09/2023 16:00 Allexsandro Martins Valente Da caridade ao Perdão: um caminho espiritual. Aprovado H15 - 110
19/09/2023 16:40 Ana Beatriz de Andrade Borba Delgado A Carência do Mito no Século XX e seu Impacto na Construção da Identidade Cultural no Ocidente Aprovado H15 - 110
19/09/2023 17:00 Daniel Antonio do Carmo Da Mística à Magia: uma análise fenomenológica da religiosidade popular latino-americana Aprovado H15 - 110
19/09/2023 17:20 Valdirene Maria da Silva Espiritualidade devocional e mercadoria: O caso da Medalha Milagrosa - José Afonso Chaves
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:00 Breno Martins Campos \\\\\'A graça continua\\\\\': o riso como crítica da religião em “Deus segundo Laerte” - Ceci Maria Costa Baptista Mariani
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:20 Lúcia Pedrosa-Pádua Mística amazônica: estudo de uma experiência yanomami Aprovado H15 - 110
20/09/2023 14:40 MARIA LUCIA GOMES DOS PRAZERES MORRO DA CONCEIÇÃO: MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:00 JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS REGRA DOS CLÉRIGOS: MÍSTICA EDUCATIVA DE SANTO UBALDO DE GÚBBIO E PADRE CÍCERO DE JUAZEIRO Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:00 JONH ANDERSON RODRIGUES DE MORAIS A REGRA DOS CLÉRIGOS: MÍSTICA EDUCATIVA DE SANTO UBALDO DE GÚBBIO E PADRE CÍCERO DE JUAZEIRO. Aprovado H15 - 110
20/09/2023 15:20 ANDERSON MOURA AMORIM MÍSTICA MARIAL NA IRMANDADE DA BOA MORTE DE CACHOEIRA: Maria, ícone humano do mistério Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:00 Letícia de Morais Medeiros Mística teresiana: uma análise do escrito Exclamações da Alma a Deus de Teresa de Jesus. Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:20 Ítalo Prado Araújo Helvécio O aspecto mediador do eros no Cântico Espiritual de Juan de la Cruz Aprovado H15 - 110
20/09/2023 16:40 JOSE DIOGENES DIAS GONCALVES Experiências de liberdade: Johann Baptist Metz e a autoridade dos sofredores na mística de Edith Stein - Sergio Ovidio Wermelinger Goulart
Aprovado H15 - 110
20/09/2023 17:00 Benedito Tadeu dos Santos Maria, Mãe de Deus, Mãe da humanidade: uma Espiritualidade Mariana Ecumênica. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:00 Carlos Frederico Barboza de Souza Hermenêutica fundamentalista e hermenêutica mística: Um estudo sobre a leitura literalista de Wahhab e Ibn Arabi Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:20 Maria José Caldeira do Amaral A Intuição Mística em Clarice Lispector: o It e a Coisa na mudez da palavra de Deus. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 14:40 Caio Henrique Esponton SANTO AGOSTINHO: A DEFICIÊNCIA ONTOLÓGICA DO SER HUMANO COMO PRESSUPOSTO DA BUSCA POR DEUS Aprovado H15 - 110
21/09/2023 15:20 Drance Elias da Silva ESPIRITUALIDADE DE LIBERTAÇÃO: a pessoa humana como pressuposto da mensagem cristã Aprovado H15 - 110
21/09/2023 15:40 Patricia Helena Coimbra A recepção feminina da espiritualidade inaciana por Cândida Maria de Jesus e sua atuação na educação. Aprovado H15 - 110
21/09/2023 16:00 Marcos Antonio Radaelli de Melo A espiritualidade inaciano na iniciação à vida crista Aprovado H15 - 110
21/09/2023 16:20 Eduardo Pessoa Cavalcante E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? POR UMA ESPIRITUALIDADE EM BUSCA DE SENTIDO Aprovado H15 - 110
ST10 - O ENCONTRO DAS RELIGIÕES NO ESPAÇO PÚBLICO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO
19/09/2023 14:00 André Gustavo Di Fiore Redescobrir o Espírito em tempos hipermodernos: evangelizar a partir de uma teologia do sentido pneumoderivada Aprovado H15 - 112
19/09/2023 14:30 André Luiz Rossi A possibilidade de encontro do catolicismo com outras religiões segundo os princípios polares de Francisco. Aprovado H15 - 112
19/09/2023 15:00 ANTONIO GENIVALDO CORDEIRO DE OLIVEIRA Convergências do pensamento de Raimundo Panikkar e José Comblin sobre o pluralismo e o diálogo interreligioso Aprovado H15 - 112
19/09/2023 15:30 Carlos Ribeiro Caldas Filho Encontros e desencontros entre religiões em \"Tenda dos Milagres\", de Jorge Amado Aprovado H15 - 112
19/09/2023 16:00 Emerson de Almeida Amaral PAPA FRANCISCO E O CONSUMISMO, UM DESAFIO PARA A EVANGELIZAÇÃO. Aprovado H15 - 112
19/09/2023 16:30 Marcelo Luiz Machado Cenários retrotópicos: a missão pastoral de Álvaro Negromonte no movimento catequético brasileiro Aprovado H15 - 112
20/09/2023 14:00 Gean Filipe Silva Tavares DO BENIN PARA BELÉM: Um estudo sobre imigrantes africanos, suas práticas religiosas e identitárias Aprovado H15 - 112
20/09/2023 14:30 José Heitor Vasconcelos de Menezes A comunicação eclesial no caminho do CELAM: de Medellín a Aparecida Aprovado H15 - 112
20/09/2023 15:00 Leonardo Henrique de Souza Silva Protestantismo e revolução: simetrias semânticas na imprensa ultramontana - Brasil, segunda metade dos oitocentos Aprovado H15 - 112
20/09/2023 15:30 Maurício de Aquino As pinturas murais da Catedral de Jacarezinho no contexto da história sociocultural e eclesiástica dos anos 1950 - Victor Augusto Costa
Aprovado H15 - 112
20/09/2023 16:00 NEY DE SOUZA Teologia em Diálogo. A difícil arte de se relacionar com a sociedade contemporânea Aprovado H15 - 112
20/09/2023 16:30 Gerliani Lucas Moreira A abordagem multiculturalista na educação e suas repercussões no ensino das religiões de matriz africana Aprovado H15 - 112
21/09/2023 14:00 Paulo Sérgio Lopes Gonçalves A diversidade religiosa segundo a perspectiva filosófica de Xavier Zubiri Aprovado H15 - 112
21/09/2023 14:30 Renê Augusto Vilela da Silva A Ordem do Carmo no Brasil uma presença de evangelização Aprovado H15 - 112
21/09/2023 15:00 Tiago Cosmo da Silva Dias O JANSENISMO CONTEMPORÂNEO: UM DESAFIO LATENTE À RECEPÇÃO DO CONCÍLIO VATICANO II Aprovado H15 - 112
21/09/2023 15:30 Verônica Inaciola Costa Farias da Cruz Rituais das Folias de Reis: uma tradição religiosa com suas narrativas de milagres na contemporaneidade Aprovado H15 - 112
21/09/2023 16:00 ROSSANO WESLLEY DE LUNA SILVA Laicidade em Charles Taylor: Uma análise sobre a valorização e promoção da diversidade religiosa Aprovado H15 - 112
ST11 - ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E SAÚDE: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E NOVOS CENÁRIOS
19/09/2023 14:00 Blanches de Paula A compaixão como promotora da saúde nas concepções cristã e budista - Felipe Donadon
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 14:20 Camila André de Souza Concepção de morte a partir dos documentos do Concílio Vaticano II: análise psicológica e antropológica Aprovado H15 - 202
19/09/2023 14:40 Carolina Barbosa Silva Burnout Pastoral: que não se apague a chama Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:00 CASSIANO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA PRODUÇÃO DE SENTIDO E EXPERIÊNCIA DE COPING ESPIRITUAL/RELIGIOSO POR MÉDICOS INFECTOLOGISTAS NA PANDEMIA DE COVID-19 Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:20 Cristiano de Siqueira Mariella A espiritualidade saudável como caminho de redução do estresse laboral Aprovado H15 - 202
19/09/2023 15:40 Eva Gislane Barbosa O valor do cuidado espiritual em tempos de fragilidade da COVID 19. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:00 FABIANA DE FARIA ESPIRITUALIDADE E SAÚDE – O Cultivo da Qualidade Humana Profunda em uma paciente sem-religião. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:20 Fabiana Torres Xavier Sobrecarga de Cuidado e Necessidades Espirituais Junto à Cuidadoras(es) de Pessoas com Deficiência Intelectual. - Mary Rute Gomes Esperandio
- Sofia Roesner
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 16:40 HUGO LEONARDO BRANDÃO NEUROTEOLOGIA (NEURORELIGIÃO): COMO O USO DE IBOGAÍNA NO TRATO DE DEPENDENTES QUÍMICOS PODE APROXIMÁ-LOS DE DEUS. Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:00 Itamar Marques da Silva BIOÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA DE LUTERO - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:20 Jorge Gomes de Oliveira Neto Inteligência Espiritual: Um Estudo Sob a Ótica de Psicólogas(os) Aprovado H15 - 202
19/09/2023 17:40 Karina Kosicki Bellotti Saúde mental e emocional na mídia impressa adventista – as diversas facetas do autodomínio Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:00 Lilian Palhares Mundim A espiritualidade como recurso terapêutico no tratamento de patologias contemporâneas. Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:20 Lorenzo Lago Conspiritualidade: a convergência de espiritualidade e teorias da conspiração no campo da saúde - Rosemary Francisca Neves Silva
- Rosemary Francisca Neves Silva
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 14:40 Luciely Santos do Nascimento INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE E DA ESPIRITUALIDADE NA ACEITAÇÃO DA DOENÇA E TRATAMENTO ONCOLÓGICO Aprovado H15 - 202
20/09/2023 15:00 Marcelo Leandro de Campos Constelações Familiares e saúde emocional: os discursos do embate entre ciência e espiritualidade Aprovado H15 - 202
20/09/2023 15:20 Mariana de Carvalho Ilheo A institucionalização do benzimento como medicina alternativa no contexto brasileiro Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:00 Michel Eriton Quintas A moral teônoma nos cuidados em saúde - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:20 Michel Procópio Miranda A espiritualidade e a religiosidade nos cuidados paliativos. - Waldir Souza
Aprovado H15 - 202
20/09/2023 16:40 René Dentz O real, a singularidade e a espiritualidade em tempos pós-modernos Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:00 Rosane Göerg Oriques Teologia,Espiritualidade e Psicologia Analítica Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:20 Rosane Silva de Souza Cysneiros Espiritualidade e religiosidade na promoção da saúde mental de mulheres vítimas de violência psicológica Aprovado H15 - 202
20/09/2023 17:40 Selomite Dias Dos Santos A RELIGIÃO COMO UM CANAL DE SUPERAÇÃO PARA AS CRISES EMOCIONAIS Aprovado H15 - 202
ST12 - A INTERDISCIPLINARIDADE DA VIVÊNCIA E DISCURSO LITÚRGICO-SACRAMENTAL
20/09/2023 14:00 Anderson Batista Monteiro A redescoberta da “história da salvação” como categoria fundamental dos atos litúrgicos e práticos da Igreja Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 Arthur Carvalho Moraes Byung-Chul Han e o rito litúrgico: a contribuição do pensamento de Byung-Chul Han na reflexão litúrgico-teológica Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 DANIEL CARVALHO DA SILVA Romaria dos Mártires da Caminhada: um sacramento da penitência próprio da Amazônia? Aprovado H15 - 201
20/09/2023 14:00 Washington da Silva Paranhos Linhas contemporâneas de reflexão litúrgico-sacramental Aprovado H15 - 201
SUPORTE
INFORMAÇÕES E ATENDIMENTO

Caso necessite mais informações sobre o Congresso ou solicitar atendimento, envie uma mensagem pelo formulário abaixo:

Contato
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Participe: