Notícias

ABM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARIOLOGIA

 08/04/2024  ABM - Associação Brasileira de Mariologia  Notí­cias das Religiões em Geral
1ª Jornada de Estudos Mariológicos
A a 

1ª Jornada de Estudos Mariológicos, Mariofanias / Aparições marianas: Fenômeno Humano, Fenômeno Místico e Discernimento Teológico

A ABM – Associação Brasileira de Mariologia realizou a 1ª Jornada de Estudos Mariológicos, com o tema Mariofanias / Aparições marianas: Fenômeno Humano, Fenômeno Místico e Discernimento Teológico, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2024, no Seminário Santo Afonso (Aparecida, SP). Participaram os membros da ABM e assessores convidados. Contamos com a presença de D. Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida que participou da mesa de abertura e vários momentos da Jornada.

Fundada em julho de 2022, a ABM conta atualmente com 30 associados entre professores e cultores de mariologia que atuam em diversas áreas teológicas, litúrgicas, pastorais, artísticas e outras, relacionadas à mariologia. Atualmente, são membros da diretoria:  Presidente: Lúcia Pedrosa-Pádua; Vice-Presidente, Frei Jonas Nogueira; Tesoureiro: Pe. João Carlos Almeida; Conselheira: Márcia Terezinha Miné; Conselheiro: Pe. Alexandre Awi; Diretor da AMA: Pe. José Ulysses da Silva.  

A ABM realizou, em 2023, o Encontro Nacional de Professores de Mariologia. Neste ano de 2024, com a Jornada, enfrentou o desafiante tema das aparições marianas, buscando contribuir para o discernimento teológico, pastoral e espiritual sobre estes fenômenos no Brasil. A metodologia da Jornada buscou articular reflexão-interação-observação-ação a partir de uma programação que uniu conferências, mesas redondas, estudos de caso, observatório de aparições, plenários participativos e trabalhos em grupos. Um estudo prévio foi possibilitado pelo envio de materiais adequados antes da Jornada. 

 

Conferências: 

“Aparição como fenômeno humano”, com o professor João Décio Passos (PUC-SP), trabalhou chaves de discernimento do fenômeno a partir da sociologia da religião;

“Discernimento teológico das aparições”, a cargo do professor Ir. Afonso Murad (FAJE); a conferência foi estendida em dois momentos e trouxe um amplo diálogo sobre as dimensões teológicas, espirituais e pastorais que envolvem o tema das aparições marianas. 

 

Mesa redonda:

“Aparição como Fenômeno Místico”. Trouxe abordagens distintas sobre a experiência mística, com a teóloga Ir. Zilda Maria da Silva (a partir da mística marial bíblica), Dr. Pe. João Carlos Almeida, scj (a partir da teologia espiritual), Drª.  Lúcia Pedrosa, da PUC-Rio (a partir da teologia mística teresiana) e Dr. Pe. Alexandre Awi, MSc (a partir da mística popular).

 

Estudo de caso: 

A aparição mariana em Cimbres-Pesqueira, PE (1936-1937). 

Os professores: historiador Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE) e teólogo Dr. Diácono Sergio Sezino Douets Vasconcelos (UNICAP) são especialistas no estudo desta aparição e participaram da Jornada como convidados. Apresentaram os elementos históricos e teológico-pastorais que envolvem o fenômeno, e a situação atual da Diocese que, após 80 anos, está assumindo a narrativa da aparição e tentando superar a manipulação ideológica e econômica de que a aparição foi e é vítima.  

 

Observatório nacional de aparições marianas

Os associados foram convidados a apresentar fenômenos que pudessem ser chamados de “aparições marianas”. Um roteiro previamente preparado pela ABM orientava sobre os dados a serem observados. Participaram: 

- professora Cilbene Inês Falcão Barbosa (UNIFACC-MT), sobre Nossa Senhora de Brotas, em Alcorizal-MT; 

- doutorando Pe. Antônio Ronilson Braga de Sousa SJ (PUC-Rio), sobre as aparições de Nossa Senhora no Amazonas, em Itapiranga-AM; 

- mestrando Gabriel Dias Biuzo (PUC-Rio) sobre Nossa Senhora das Lágrimas, em Campinas-SP;

- mestrando Pe Joelson da Cruz Nazareth (PUC-Rio), sobre o Santuário das Aparições de Natividade, em Campos-RJ.  

 

 A Jornada contou também com plenários participativos e estudos em grupos. Antes da Jornada foi enviado material para estudo prévio dos participantes, a saber: CNBB. Aparições e revelações particulares. Subsídios Doutrinais 01. Brasília: CNBB, 2009; DIOCESE DE PESQUEIRA. A Diocese de Pesqueira e as presumíveis aparições de N. Sra. da Graça (Orientações espirituais e pastorais). Carta Pastoral de Pesqueira (PE), 2021; ABM. Observatório das Aparições Marianas: Roteiro de Apresentação, 2024.

Enfim, uma Jornada para o aprofundamento no tema das aparições marianas, em uma dinâmica articuladora de reflexão mariológica e observação fenomenológica. A Associação contou com o apoio do Santuário Nacional de Aparecida (SP), da Academia Marial de Aparecida – AMA e da Província Redentorista, aos que a ABM sinceramente agradece. 

 

Assembleia Geral

No dia 31 de janeiro de 2024, a ABM realizou a sua II Assembleia Geral, segundo suas regras estatutárias e regimentais. Aconteceu no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, SP, das 9 às 11h. 

Na ocasião, foram apresentados o relatório das atividades do período anterior e a situação financeira da Associação. Houve eleição da nova secretária, Zilda Maria da Silva, que passa a integrar a diretoria da ABM. A ela nossas boas vindas. 

 

Compartilhe esta notícia:  mais notícias