Congressos Anteriores

8º Congresso Nacional da ANPTECRE | Porto Alegre - RS (Transmissão Online) | 2021

Religião e Teologia entre o Estado e a Política: uma abordagem interdisciplinar. 

Mais informações: Acesse o hotsite do Congresso

 

Contexto e motivação:

A Modernidade, especialmente a partir do surgimento das democracias, promoveu uma autonomia do Estado e da esfera pública; as Ciências Naturais e Humanas em geral elaboraram seus próprios métodos de pesquisa e conhecimento, possibilitando o desenvolvimento humano e a tecnologia; sem resolver os problemas da pobreza, da desigualdade, da justiça social, do acesso ao desenvolvimento tecnológico e nem sequer conseguir a universalização dos regimes democráticos, a Modernidade criou, no entanto, uma consciência hegemônica em favor da igualdade essencial dos seres humanos expressa na Declaração Universal dos Direitos Humanos, base comum para as relações interpessoais, interétnicas e internacionais. A solução de duas guerras mundiais, o enfrentamento da corrida nuclear e a queda de alguns dos regimes e governos ditatoriais em vários continentes, incluída a América Latina, indicavam a vitória do princípio de convivência pacífica e da valorização de qualquer ser humano e da natureza.

No entanto, em tempos recentes, em diferentes lugares do mundo, estados modernos aparecem sob influência de poderes políticos motivados religiosamente ou recorrendo a imaginários religiosos para se justificarem. Candidatas e candidatos não apenas recorrem a linguagens, mas usam simbolismos e títulos religiosos como credenciais para seus programas eleitorais. Argumentos para justificar a discriminação e a desigualdade voltaram à cena e questionam o que se supunha serem conquistas inabaláveis da Modernidade. As instituições mais sólidas da convivência em todos os níveis e âmbitos, desde a escola à Universidade, passando pelas igrejas e religiões, desde as ciências à justiça passando pelos poderes constituídos, viraram alvo de críticas e revisões. Também o Brasil e a sociedade brasileira com suas instituições fazem parte desse contexto. Poderosas redes paralelas, servindo-se de canais comunicativos sejam eles corporativos, individuais ou coletivos, com destaque para as mídias sociais, assumiram o papel legislativo, ético, religioso, executivo e judiciário da sociedade.

Como as Ciências da Religião e a Teologia são influenciadas por essa realidade? Como podem interagir com essa realidade? Como podem situar seu próprio papel e com quem podem compartilhar suas descobertas? Influenciam essa realidade? Como as Ciências Políticas veem essa vinculação? Seria a religião uma dimensão negligenciada da Modernidade, uma vez que em grandes regiões do mundo o Estado se tornou autônomo frente à religião?

 


7º Congresso Nacional da ANPTECRE | Rio de Janeiro - RJ | 2019

Religião e crise socioambiental

O VII Congresso tem por objeto a relação entre Religião, Teologia e crise socioambiental. São diversos e variados os motivos que levam à percepção de uma crise ambiental, em que avultam mudanças climáticas com indícios de uma situação de irreversibilidade. Paralelamente, a globalização e a tecnologia trouxeram, ao lado das vantagens, também efeitos da exploração humana e desigualdade social, violência, guerras, movimentos de migração e ondas de refugiados. O contexto político, por sua vez, apresenta sintomas de crise de democracia em discursos de ódio e discriminação, que impactam profundamente nas sociedades e em todo o ambiente. Nesse contexto, cabe perguntar: qual é o lugar da Religião diante desta crise? Em que medida as religiões se ligam às causas da crise socioambiental ou, contrariamente, podem contribuir, ou já contribuem, para a criação e estabelecimento de propostas com vistas à superação de tal crise? Qual o lugar desse tema na pesquisa na área de Ciências da Religião e Teologia no contexto atual?

 

O VII Congresso da ANPTECRE foi realizado entre os dias 17 a 20 de setembro de 2019, acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Anais: Acesse o menu Downloads

 


6º Congresso Nacional da ANPTECRE | Goiânia - GO | 2017

Religião, Migração e Mobilidade Humana

O VI Congresso da ANPTECRE se confirma na convicção e na proposta de reunir professores/as, pesquisadores/as e estudantes dos 21 Programas de Pós-Graduação de todo o Brasil dedicados às Ciências da Religião e à Teologia. Além do esforço conjunto dos Programas da área de Teologia e Ciências da Religião em investigar e compartilhar os resultados da investigação sobre os múltiplos aspectos da religião, na sua mais ampla acepção, espacialidade e temporalidade, por ocasião deste VI Congresso Nacional a ANPTECRE comemora dez anos de sua fundação. Esta data marca o amadurecimento dos Programas de Pós-Graduação, que de um número restrito quando da fundação há dez anos, deverão atingir até a data do VI Congresso vinte e dois Programas, sediados em universidades públicas, privadas e comunitárias. A data também serve de mote para que os numerosos professores e alunos envolvidos na pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião comemorem com toda justiça a consolidação de suas linhas de pesquisa, o amadurecimento de seus projetos de investigação, sua extensa publicação e suas inúmeras parcerias com outros colegas do Brasil e do exterior.

Anais: Acesse o menu Downloads


 

5º Congresso Nacional ANPTECRE | Curitiba - PR | 2015

Religião, Direitos Humanos e Laicidade

O V Congresso da ANPTECRE tem por finalidade reunir professores/as, pesquisadores/as e estudantes de Pós-Graduação do Brasil dedicados às Ciências da Religião e à Teologia. O evento pretende também divulgar e discutir os trabalhos em andamento nos diversos Programas da área de estudos da religião, de modo a motivar o crescimento desses domínios do saber no país e a aperfeiçoar os aspectos metodológicos e críticos de sua abordagem. O congresso quer ainda consolidar e ampliar na ANPTECRE a prática de articulação dos debates acadêmicos em Sessões Temáticas, como embriões de futuros Grupos de Trabalho. Propõe-se enfim promover intercâmbio científico entre grupos de estudos e de pesquisa.

Neste ano o congresso tem como tema Religião, Direitos Humanos e Laicidade, propondo-se a discutir esses conceitos, sua formação histórica e seu potencial mobilizador nas diversas configurações sociais, na construção de uma ética e na criação de instrumentos de proteção dos Direitos Fundamentais dos Seres Humanos em um Estado laico. O congresso quer também aprofundar o debate sobre os desafios que persistem na sociedade contemporânea relativos á presença e convivência das diversas religiões. A religião teve e tem uma grande importância na história da vida do ser humano, interferindo nos valores, comportamentos, sentimentos, e inclusive nas normas que advêm do pensamento e das regras religiosas, apesar de muitos negarem isto. Desta forma, o evento pretende revisitar os conceitos acima propostos e esclarecer sua inter-relação.

Anais: Acesse na página do hotsite


 

4º Congresso Nacional ANPTECRE | Recife - PE | 2013

Qual é o futuro das religiões no Brasil?

Cada pessoa vai organizar a sua religiosidade em um cenário multiforme, com menos doutrinas e mais experiências emotivas? Cada religião vai reforçar sua ortodoxia e lutar por espaço político, defendendo o moralismo sob influência de potências culturais mundiais? As religiões e espiritualidades vão disputar o mercado cultural na televisão e na internet, apelando até para mensagens apocalípticas? Todas as religiões vão convergir para uma espiritualidade ecológica e de nova consciência global?

São tendências das religiões pelo mundo, mas o Brasil, com sua multiculturalidade, é um dos melhores laboratórios de ensaio do futuro da religiosidade. Em tempos de modernidade globalizada, com grandes possibilidades tecnológicas e enormes dificuldades de relações entre grupos humanos e destes com a natureza, as pessoas tendem a ficar mais egoístas, no sentido de ouvir mais a própria intuição. Paradoxalmente, isso leva à busca por uma espiritualidade maior e uma melhor compreensão do significado da vida, o que pode inclusive redefinir e ampliar os nossos limites éticos.

Será, então, que vamos assistir à ascensão de um “Deus Verde” planetário e de uma “Nova Consciência” espiritual? Ou, ao invés, as crises culturais e econômicas que atravessam o planeta, levarão também no Brasil a uma politização de ortodoxias moralistas e sob pressão de superpotências mundiais? Para aprofundar essas questões, acontecerá no Recife, nas dependências da Universidade Católica de Pernambuco, de 4 a 6 de setembro de 2013, o IV Congresso Nacional da ANPTECRE – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, que vai se perguntar sobre “O futuro das religiões no Brasil”.

Anais: Acesse o menu Downloads


 

3º Congresso Nacional ANPTECRE | São Paulo - SP | 2011

Teologia e Ciências da Religião: Interfaces

Há mais de um século a religião deixou de ser objeto de estudos realizados apenas no âmbito de círculos religiosos e instituições eclesiásticas. Nas grandes universidades do mundo inteiro ela passou a ser tema de pesquisas e estudos sistemáticos realizados em ambientes científicos de cunho laico. Com isto os Estudos da Religião se tornaram mais respeitados no âmbito da comunidade científica e passaram a ser regidos segundo as normas acadêmicas vigentes nas demais áreas do conhecimento gerado em universidades e centros de pesquisa. Em contrapartida, porém, os estudos da Teologia tenderam, em especial em países latinos, a serem cultivados nas Igrejas, donde tiveram origem um certo um distanciamento histórico e desconfiança entre um e outro campo de saber.

Apesar de alguns percalços, deram-se, no entanto, algumas mudanças significativas. No Brasil, por exemplo, nos últimos decênios, verificou-se uma aproximação também institucional entre os dois campos, o que trouxe um maior respeito e atenção aos estudos da religião no seio da comunidade universitária. A fundação da própria ANPTECRE o comprova.

Nasceram daí possibilidades novas de diálogo entre as Teologias geradas em ambientes religiosos e as produzidas no âmbito das demais ciências que estudam o fenômeno religioso. Ao mesmo tempo, porém, essa situação levantou uma série de questões teóricas e metodológicas que exigem um debate mais aprofundado. Essas questões constituem um repto muito especial para os Programas de Teologia e de Ciências da Religião que hoje congregadas na ANPTECRE. Pode-se afirmar que atualmente, dentro e fora do Brasil, sopram ventos mais propícios a um intercâmbio autônomo e respeitoso entre o pensamento filosófico e científico e as Teologias.

A ANPTECRE vê neste campo de trabalho uma de suas tarefas prioritárias, uma vez que ela própria constitui um espaço que por si só propicia possibilidades de contatos diretos entre o pensamento teológico e o dos cientistas e filósofos da religião, o que cria condições e possibilidades para um debate bem mais acurado a respeito da complexa interação existente entre as várias ciências que se debruçam sobre as religiões em suas múltiplas facetas e mudanças. É essa complexa interface entre Teologia e Ciências da Religião que o III Congresso da ANPTECRE toma como seu tema central de estudo, visando levantar, mapear e aprofundar alguns dos aspectos que surgem no necessário debate entre as Teologias, cristãs e não cristãs, e as Ciências da Religião.

Anais: Acesse o menu Downloads


 

 2º Congresso Nacional ANPTECRE | Belo Horizonte - MG | 2009

Fenomenologia e Hermenêutica do Religioso

O 2º Congresso da ANPTECRE é o principal evento, em 2009, da Sub-Comissão de Teologia, à qual estão associados os PPGs de Teologia e Ciências da Religião. Ele dá continuidade às discussões dos últimos anos sobre a epistemologia própria a esses dois âmbitos do saber, que antecederam ao processo de criação, em agosto de 2008, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE.

O tema da epistemologia se prolonga neste 2º Congresso com o dos dois principais métodos de abordagem do fenômeno religioso no último século: o da fenomenologia e o da hermenêutica. A permanência na temática epistemológica se deve ao momento histórico pelo qual passam os PPGs de Teologia e Ciências da Religião no Brasil. Inseridos até o momento na Área da Filosofia, eles encetaram um rico percurso juntos, visando à sedimentação da pesquisa nesses âmbitos importantes do saber em nosso país, que é o religioso em geral e o cristianismo em particular. Esse percurso tem sido de grande enriquecimento para os dois tipos de programa, apesar das distintas epistemes de ambos.

Vários campos do saber estão envolvidos nas pesquisas desses Programas, desde os das distintas áreas da teologia cristã (exegese bíblica, teologia da práxis, teologia sistemática), aos das áreas das Ciências da Religião (psicologia, sociologia, antropologia, filosofia). Todos os pesquisadores dos Programas associados à ANPTECRE estão envolvidos na temática proposta neste II Congresso, bem como pesquisadores de outros âmbitos do saber, seja pela relevância que a problemática religiosa possui no Brasil, seja pela contribuição que as distintas expressões do cristianismo têm dado ao processo de construção da cultura e da cidadania em nosso país.


 

1º Congresso Nacional ANPTECRE | São Paulo - SP | 2008